Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) mostram uma alta de 19% na produção de motocicletas entre janeiro e novembro de 2018, em comparação com o mesmo período do ano passado. Este índice significa que 968.860 motocicletas saíram das linhas de montagem das fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), ante as 813.868 produzidas nos 11 meses de 2017.
Com isso, a Abraciclo revisou para cima sua projeção referente ao fechamento de 2018 que, inicialmente, totalizava 980 mil unidades, com avanço de 11% sobre as 882.876 mil unidades registradas em 2017. A nova projeção totaliza 1.035.000 motocicletas produzidas em 2018, significando alta de 17,2% ante o ano passado.
Para 2019, a entidade projeta um crescimento na produção de 4,3%, totalizando 1.080.000 unidades.
Na avaliação de Marcos Fermanian, presidente da entidade, o desempenho expressivo do setor no acumulado do ano reflete a recuperação do cenário econômico, aumento da oferta de crédito e, principalmente, a volta da confiança do consumidor.
“Outro fator foi o significativo aumento de lançamentos de produtos. Foram mais de 40 modelos ante 32 em 2017”, comenta Fermanian.
O segmento está confiante no aumento dos negócios, mas é necessário aguardar os impactos das medidas que serão implementadas pelo novo governo. As projeções revisadas para 2018 e as referentes a 2019 encontram-se nos quadros apresentados a seguir.

                                        Projeções

                                               Para 2018
 Real 2017Revisão 2018Variação (unidades)Variação (%)
Produção882.8761.035.000152.12417,2%
Exportação81.78970.000– 11.789– 14,4%
Atacado814.573965.000150.42718,5%
Varejo851.013939.00087.98710,3%
Fonte: Associadas da Abraciclo
 
                                           Para 2019
 Revisão 20182019Variação (unidades)Variação
(%)
Produção1.035.0001.080.00045.0004,3%
Exportação70.00049.000-21.000-30,0%
Atacado965.0001.031.00066.0006,8%
Varejo939.000998.00059.0006,3%
Fonte: Associadas da Abraciclo

 


Desempenho mensal

De acordo com os números da entidade, somente em novembro foram fabricadas 90.108 motocicletas, correspondendo a um aumento 8,4% na comparação com o mesmo período do ano passado (83.106 unidades). No entanto, na comparação com outubro deste ano (101.111 unidades), houve uma queda de 10,9%.


Vendas no atacado

Nas vendas no atacado – das fabricantes para suas concessionárias – no acumulado de janeiro a novembro, o setor registrou uma alta de 19,4%. No total, foram comercializadas 890.703 unidades, ante as 746.039 negociadas no mesmo período do ano passado.
Somente em novembro foram vendidas 87.041 motocicletas no atacado, correspondendo a um aumento de 19,1% sobre o mesmo mês de 2017 (73.069 unidades). Na comparação com outubro do presente ano (91.915 unidades) houve um recuo de 5,3%.


Modelo Street foi mais vendido

Entre as categorias de motocicletas mais comercializadas no acumulado de janeiro a novembro os destaques foram a Street, que obteve 50,6% de participação (451.084 unidades), seguida da Trail, com 21,2% (188.833 unidades). Em seguida, destacaram-se a Motoneta, com 14,8% (132.015 unidades), Scooter, com 7% (62.070 unidades) e a Naked, com 2,3% (20.805 unidades).
No que diz respeito somente a novembro, a Street aparece com 50,1% (43.567 unidades), seguida da Trail, com 20,5% (17.819 unidades), Motoneta, com 15,2% (13.205 unidades), Scooter, com 6,4% (5.550 unidades) e Naked, com 2,3% (1.991 unidades).

Confira as características de cada categoria de motocicleta:

Street – Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso urbano.
Trail – Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso misto, tanto em vias pavimentadas quanto em terreno não pavimentado.
Motoneta – motociclo underbone, pilotado com o condutor na posição sentado, destinado ao uso urbano, de baixa cilindrada e dotado de câmbio automático ou semiautomático.
Scooter – Motociclo pilotado com o condutor na posição sentado e dotado de câmbio automático ou semiautomático, concebido para privilegiar o conforto.
Naked – Motocicleta sem carenagem, com motor propositalmente exposto e de alto desempenho, concebida para a utilização em terrenos pavimentados. Semelhante a uma motocicleta versão “sport”, sem a carenagem.
Big Trail – Motocicleta de média ou alta cilindrada destinada ao uso misto em terrenos pavimentados e não pavimentados.
Off Road – Motocicleta de qualquer cilindrada destinada exclusivamente à utilização em pisos não pavimentados.
Custom – Motocicleta caracterizada por sua vocação para percursos de estrada, destacadamente os mais longos, chamadas de “estradeiras”, que não priorizam velocidade e, sim, conforto.
Sport – Motocicletas de cilindradas médias ou superiores com carenagem que privilegia a aerodinâmica e o alto desempenho.
Ciclomotor – Veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a 50 cm³.
Touring – Motocicletas usualmente de alta cilindrada concebidas para a utilização em turismo e viagens de grandes distâncias.

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