Fotos: Divulgação
Por Jorge Massarolo

Lançado no mercado em janeiro, o SUV compacto Hyundai Creta agradou ao consumidor brasileiro e fechou maio com o emplacamento de 3.751 veículos, assegurando, pelo segundo mês consecutivo a vice-liderança no segmento. Os bons resultados também consolidam a previsão da Hyundai para o modelo, que é vender mais de 3 mil unidades por mês. É bom lembrar que o Creta compete na mesma faixa de mercado do Jeep Renegde. Em cinco meses o Hyundai Creta soma 15.075 unidades comercializadas.
Primeiro SUV compacto global da Hyundai, o utilitário marca a entrada da marca no segmento automotivo que mais cresce no país. Fabricado em Piracicaba, o SUV é baseado na estrutura do sedã Elantra e comercializado em cinco versões: a opção de entrada é a Attitude 1.6, com câmbio manual e preço de R$ 72.990,00, seguida da configuração intermediária Pulse, equipada com motor 1.6 de transmissão manual ou automática ou com motor 2.0 de transmissão automática. A top de linha é a Prestige, que conta com propulsor 2.0 (166 cv e 20,5 kgf.m de torque, um dos mais potentes do segmento) e câmbio automático de seis marchas com trocas sequenciais, ao preço de R$ 99.490,00. O motor 1.6 tem 130 cv e torque de 16,5 kgf.m.
Projetado a partir da filosofia global de design da Hyundai – Escultura Fluida 2.0 — o Creta alia estilo imponente e modernidade e tem seu nome inspirado na maior ilha da Grécia. Por fora, chamam a atenção em todas as versões os para-choques com visual agressivo, exclusivos do modelo brasileiro, a grade frontal hexagonal com moldura que toca os faróis, as lanternas Clear Type, os retrovisores na cor da carroceria com luzes indicadoras de direção. Destacam-se ainda o spoiler traseiro e a moldura cromada na tampa do porta-malas. São opcionais para algumas configurações os faróis com projetores e luz diurna DRL de LED, faróis de neblina dianteiros e rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas.
A cor perolizada Prata Moonlight foi criada exclusivamente para o Hyundai Creta e soma-se aos tradicionais Branco Polar e Preto Onix, aos tons metálicos Prata Metal, Prata Sand, Cinza Titanium e Bronze Terra, e às pinturas também perolizadas Verde Forest, Vermelho Chilli e Azul Sky. No total, são 10 cores à disposição.
De série em todas as versões há sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, direção elétrica progressiva, travas elétricas nas portas e porta-malas, retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, vidros elétricos (one-touch descida para o motorista), acionamento inteligente one-touch das luzes de direção.

Em termos de segurança a versão Creta Prestige apresenta seis airbags, sendo dois duplos frontais, dois laterais de tórax e dois cortina. Para as outras versões, são sempre dois airbags duplos frontais. À exceção da versão Attitude, todas as demais trazem sistema completo de segurança ativa, com controle de estabilidade (ESP) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HAC), gerenciamento de estabilidade (VSM), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e faróis de neblina dianteiros.
A sofisticação do modelo top de linha apresenta bancos de couro marrom, acabamento das portas e apoio de braços lateral e central em couro preto, costuras na cor marrom, painel de textura exclusiva com detalhes na cor marrom e volante revestido em couro. O Creta Prestige tem ar-condicionado automático digital, chave presencial smart key com telecomando de travamento das portas e porta-malas, partida do motor por botão, retrovisores externos com rebatimento elétrico, computador de bordo com configurador de funções, câmera de ré dinâmica e acendimento automático dos faróis.
Experimentou a versão top de linha, o Prestige 2.0 Automático  
Experimentei o Hyundai Creta Prestige 2.0 Automático em uma viagem de 800 quilômetros e o resultado agradou a todos pelo luxo, conforto e segurança. O modelo oferece vários mimos ao motorista, como banco ventilado, câmbio automático, piloto automático e o cornering lamp, uma lâmpada lateral que acende para o lado em que o volante é girado, iluminando melhor o trajeto.
Nos dias quentes o motorista do Creta Prestige tem o privilégio de ter um banco refrescado por ventiladores instalados no interior do assento e do encosto. O sistema Stop & Go é bem interessante. Ao parar no semáforo, por exemplo, o motor desliga sozinho, mas todos os sistemas (som, ar-condicionado, luzes) continuam funcionando normalmente. Basta tirar o pé do freio que ele religa automaticamente. Economia para o bolso.
O câmbio automático e o piloto automático formam uma boa combinação para se livrar dos inúmeros radares nas estradas paulistas. Basta determinar a velocidade que o piloto automático mantém o carro na mesma tocada. Assim, o motorista pode prestar mais atenção no ato de dirigir.
O painel contém todos os instrumentos necessários, como computador de bordo, média de consumo e outros indicadores, no entanto, se você for um sujeito com mais de 1,78 metro terá que rebaixar bem o banco para poder ver os indicadores de seta e se o farol está ligado. Caso um pneu esteja com a pressão baixa, uma luz acende no painel. O painel Advanced Supervision Cluster, sensível ao toque, permite configurar diversas funções do veículo.

A conectividade é outro ponto forte do carro. Ele vem equipado com a central multimídia blueNav disponível como item de série na versão Prestige. O equipamento tem tela touchscreen de 7 polegadas, navegação GPS embarcada, compatibilidade com Apple CarPlay e Google Android Auto, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB/iPod e AUX, microfone no teto e comandos de áudio e Bluetooth no volante.
Assim, o silêncio no interior do carro só é quebrado pelo excelente sistema de som, ou então, quando o motor é forçado em ultrapassagens. Por falar em motor, na estrada o Creta fez 7km/l com etanol e 11km/l com gasolina. Uma boa média. O generoso porta-malas de 431 litros leva toda a bagagem, mas se for necessário mais espaço, basta rebater os bancos traseiros e ampliar para 1.425 litros. O Creta veio para dividir o mercado de SUV compacto e até o momento está conseguindo. Quem ganha é consumidor brasileiro, que tem mais uma opção de SUV compacto à sua escolha.


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