Divulgação


O barulho de motos com escapamento adulterado costuma chamar a atenção e gerar reclamações da população em diversas regiões da cidade. E também não passa despercebido pelas operações integradas de fiscalização, realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) com a Guarda Municipal (GM). 

Nas abordagens de 2023, de agosto a dezembro, 27 motocicletas foram removidas ao Pátio Municipal por irregularidades no escapamento. Já em 2024, até o dia 9 de abril, o número mais do que quadruplica: 116 “motos barulhentas” já foram recolhidas.


As abordagens foram realizadas em diversos pontos da cidade. Neste ano, entre as vias que mais concentraram remoções das “motos barulhentas”, até o momento, estão as avenidas John Boyd Dunlop, Camucim, Prefeito José Nicolau Maselli e Cônego Antônio Roccato.


A fiscalização identifica diferentes irregularidades no escapamento das motocicletas, que levam o veículo a fazer mais barulho. As infrações incluem casos de motos sem escapamento ou com a peça furada, defeituosa, inoperante, arrastando ou que não seja original. Há, ainda, casos de descarga livre, ou seja, quando o escapamento não tem silenciador, e de alterações que danificam o silenciador.


De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é uma infração grave, penalizada com multa e sujeita à retenção do veículo para regularização.


Post a Comment

Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...

Postagem Anterior Próxima Postagem