Fotos: Divulgação


Texto: Jorge Massarolo

A maior fabricante mundial de motocicletas, a indiana Bajaj desembarcou no Brasil em dezembro de 2022 decidida a conquistar uma fatia do mercado nacional de motocicletas, e, para isso, trouxe na bagagem três modelos: Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160. 

O preço competitivo, principalmente da Dominar 400 (R$ 24.200 na época) despertou a atenção dos consumidores, que logo formaram fila para adquirir uma Bajaj. Em Campinas, a marca é representada pelo Grupo Triple, que montou loja no distrito de Souzas, junto à concessionária Triumph.

E foi a Triple que cedeu a Dominar 160 para o test ride. Modelo de entrada da marca no Brasil, a motocicleta é direcionada àqueles que buscam uma alternativa ao transporte público, e aos que trabalham com entregas e frete.

Preço competitivo

Mas, ao contrário da Dominar 400, que tem fila de espera, a Dominar 160 enfrenta a concorrência acirrada das dominantes no mercado, a linha CG da Honda e a Fazer, da Yamaha. Tanto que a Bajaj, em fevereiro, baixou o preço da Dominar 160 de R$ 18.680 para R$ 17.420,00, e em maio deu um desconto de R$ 1,5 mil, reduzindo o preço para R$ 15.990. Internamente, a 160 sofre concorrência da Dominar 200, que oferece 24 cv de potência por uma pequena diferença de preço. 
Importante ressaltar que concessionária campineira ainda mantém o preço de R$ 15.990,00. No site oficial da Bajaj, a Dominar 160 custa R$ 17.420,00.

Para conquistar novos clientes com um produto diferenciado, a moto da Bajaj oferece recursos incomuns nas concorrentes. A Dominar 160 tem motor refrigerado a óleo, monocilíndrico, com 160,3 cm3, cabeçote com 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), com comando único de válvulas no cabeçote. Também dispõe de injeção eletrônica e sistema de ignição com duas velas. Rende 17 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 1,488 kgf.m de torque máximo a 7.250 rpm.

O modelo vem equipado com tanque de 12 litros e câmbio de 5 marchas. Leve, ela é facilmente conduzida no trânsito do dia a dia, permitindo rápidas mudanças de direção com segurança.

Amortecedor com nitrox

O destaque é a suspensão traseira monochoque, com o reservatório de gás nitrox separado, sendo que a 160 é a única a dispor desse recurso em seu segmento. A suspensão dianteira, com 31mm, tem o garfo invertido.

Além de garantir maior performance em curvas, o sistema garante mais conforto, principalmente para o motociclista que passa horas seguidas no trabalho diário. Os freios têm assistência ABS de canal único, com discos de 260 mm na dianteira (pneu 90/90-17) e 230 mm na traseira (120/80-17).



Elegância


Esteticamente, a Dominar esbanja elegância. É uma motocicleta de proposta street, mas que remete ao design das Naked Sports, com seu guidão tipo split (peça única).

Composto por tela em LCD, o painel oferece os recursos tradicionais de modelos dessa cilindrada, como velocímetro digital, conta-giros com escala em barras, nível do tanque de combustível, hodômetros parcial e totalizador e indicador de marcha engrenada. A cor azul escuro do indicador de direção dificulta sua visão durante o dia. Um bip sonoro resolveria o problema.

De série, ela vem também com um protetor de perna robusto e discreto que resguarda o motociclista contra colisões e um prático e útil cavalete central. A 160 tem partida elétrica, mas a Bajaj achou por bem adicionar um pedal de partida, caso a bateria falhe.





A moto impressiona também pelo seu design e porte, muitas vezes sendo confundida com maior cilindrada. Destaque para o farol dianteiro triangular que a distingue esteticamente frente às rivais de mercado. O assento bipartido e elevado favorece uma boa postura de pilotagem. Digamos que para o carona, ele não é muito confortável.

É uma moto leve, boa de pilotar. Vai bem no trânsito pesado, responde rápido ao acelerador e, segundo o fabricante, é bem econômica, mas não foi possível fazer uma média de consumo. Um detalhe que chamou a atenção é a ausência do nome “Bajaj”. Ela é identificada apenas como Dominar.

A Dominar 160 possui as seguintes opções de cores: Burnt Red and Satin Black, Gloss Pewter Grey, Mettalic Pearl White e Plasma Satin Blue.

Fábrica em Manaus

Com mais de 2 mil motos vendidas desde dezembro, o sucesso das motos no mercado nacional está agradando a fabricante indiana, que anunciou a construção de uma fábrica em Manaus (AM). Ela terá capacidade produtiva inicial de 20 mil unidades por ano, viabilizando a ampliação da linha de motocicletas para o mercado brasileiro. A previsão é inaugurar a planta nos próximos 12 meses. É a primeira fábrica fora da Índia. Atualmente, a Bajaj usa a estrutura da Dafra para montar suas motos no Brasil.




Especificações Técnicas

        Dominar 160

Motor

Tipo      Monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado a óleo, duas velas, FI

Cilindrada          160,3 cm3

Potência máxima            17 cv @ 9.000 rpm

Torque máximo 1,488 kgf.m @ 7.250 rpm

Câmbio 5 velocidades

Quadro & Suspensão

Quadro Perimetral

Suspensão Dianteira     Telescópica, garfo invertido (USD), 31 mm

Suspensão Traseira        Monochoque c/ Nitrox

Freios

Dianteiro            ABS, disco 260 mm

Traseiro              Disco 230 mm

Pneus

Dianteiro            90/90-17 49P s/ câmera

Traseiro              120/80-17 61P s/ tubo

Tanque

Capacidade em litros     12

Elétrica

Sistema 12V DC

Farol dianteiro Hi Beam 12V 35W

Velocímetro     Analógico

Indicador de marcha     Sim

Hodômetros     Parcial e totalizador

Dimensões

Comprimento (mm)      2017

Largura (mm)   803,5

Altura (mm)      1060

Distância livre do solo (mm)      170

Distância entre eixos (mm)        1372

Peso em ordem de marcha (kg) 151









 

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