Fotos: Divulgação |
Texto: Jorge Massarolo
A maior fabricante mundial de motocicletas, a indiana Bajaj desembarcou no Brasil em dezembro de 2022 decidida a conquistar uma fatia do mercado nacional de motocicletas, e, para isso, trouxe na bagagem três modelos: Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160.E foi a Triple que cedeu a Dominar 160 para o test ride. Modelo de entrada da marca no Brasil, a motocicleta é direcionada àqueles que buscam uma alternativa ao transporte público, e aos que trabalham com entregas e frete.
Mas, ao contrário da Dominar 400, que tem fila de espera, a Dominar 160 enfrenta a concorrência acirrada das dominantes no mercado, a linha CG da Honda e a Fazer, da Yamaha. Tanto que a Bajaj, em fevereiro, baixou o preço da Dominar 160 de R$ 18.680 para R$ 17.420,00, e em maio deu um desconto de R$ 1,5 mil, reduzindo o preço para R$ 15.990. Internamente, a 160 sofre concorrência da Dominar 200, que oferece 24 cv de potência por uma pequena diferença de preço. Importante ressaltar que concessionária campineira ainda mantém o preço de R$ 15.990,00. No site oficial da Bajaj, a Dominar 160 custa R$ 17.420,00.
Para conquistar novos clientes com um produto diferenciado, a moto da Bajaj oferece recursos incomuns nas concorrentes. A Dominar 160 tem motor refrigerado a óleo, monocilíndrico, com 160,3 cm3, cabeçote com 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), com comando único de válvulas no cabeçote. Também dispõe de injeção eletrônica e sistema de ignição com duas velas. Rende 17 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 1,488 kgf.m de torque máximo a 7.250 rpm.
O modelo vem equipado com tanque de 12 litros e câmbio de 5 marchas. Leve, ela é facilmente conduzida no trânsito do dia a dia, permitindo rápidas mudanças de direção com segurança.
O destaque é a suspensão traseira monochoque, com o reservatório de gás nitrox separado, sendo que a 160 é a única a dispor desse recurso em seu segmento. A suspensão dianteira, com 31mm, tem o garfo invertido.
Além de garantir maior performance em curvas, o sistema garante mais conforto, principalmente para o motociclista que passa horas seguidas no trabalho diário. Os freios têm assistência ABS de canal único, com discos de 260 mm na dianteira (pneu 90/90-17) e 230 mm na traseira (120/80-17).
Esteticamente, a Dominar esbanja elegância. É uma motocicleta de proposta street, mas que remete ao design das Naked Sports, com seu guidão tipo split (peça única).
Composto por tela em LCD, o painel oferece os recursos tradicionais de modelos dessa cilindrada, como velocímetro digital, conta-giros com escala em barras, nível do tanque de combustível, hodômetros parcial e totalizador e indicador de marcha engrenada. A cor azul escuro do indicador de direção dificulta sua visão durante o dia. Um bip sonoro resolveria o problema.
De série, ela vem também com um protetor de perna robusto e discreto que resguarda o motociclista contra colisões e um prático e útil cavalete central. A 160 tem partida elétrica, mas a Bajaj achou por bem adicionar um pedal de partida, caso a bateria falhe.
A moto impressiona também pelo seu design e porte, muitas vezes sendo confundida com maior cilindrada. Destaque para o farol dianteiro triangular que a distingue esteticamente frente às rivais de mercado. O assento bipartido e elevado favorece uma boa postura de pilotagem. Digamos que para o carona, ele não é muito confortável.
É uma moto leve, boa de pilotar. Vai bem no trânsito pesado, responde rápido ao acelerador e, segundo o fabricante, é bem econômica, mas não foi possível fazer uma média de consumo. Um detalhe que chamou a atenção é a ausência do nome “Bajaj”. Ela é identificada apenas como Dominar.
A Dominar 160 possui as seguintes opções de cores: Burnt Red and Satin Black, Gloss Pewter Grey, Mettalic Pearl White e Plasma Satin Blue.
Fábrica em Manaus
Com mais de 2 mil motos vendidas desde dezembro, o sucesso das motos no mercado nacional está agradando a fabricante indiana, que anunciou a construção de uma fábrica em Manaus (AM). Ela terá capacidade produtiva inicial de 20 mil unidades por ano, viabilizando a ampliação da linha de motocicletas para o mercado brasileiro. A previsão é inaugurar a planta nos próximos 12 meses. É a primeira fábrica fora da Índia. Atualmente, a Bajaj usa a estrutura da Dafra para montar suas motos no Brasil.
Especificações Técnicas
Dominar 160
Motor
Tipo Monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado a óleo, duas velas, FI
Cilindrada 160,3 cm3
Potência máxima 17 cv @ 9.000 rpm
Torque máximo 1,488 kgf.m @ 7.250 rpm
Câmbio 5 velocidades
Quadro & Suspensão
Quadro Perimetral
Suspensão Dianteira Telescópica, garfo invertido (USD), 31 mm
Suspensão Traseira Monochoque c/ Nitrox
Freios
Dianteiro ABS, disco 260 mm
Traseiro Disco 230 mm
Pneus
Dianteiro 90/90-17 49P s/ câmera
Traseiro 120/80-17 61P s/ tubo
Tanque
Capacidade em litros 12
Elétrica
Sistema 12V DC
Farol dianteiro Hi Beam 12V 35W
Velocímetro Analógico
Indicador de marcha Sim
Hodômetros Parcial e totalizador
Dimensões
Comprimento (mm) 2017
Largura (mm) 803,5
Altura (mm) 1060
Distância livre do solo (mm) 170
Distância entre eixos (mm) 1372
Peso em ordem de marcha (kg) 151
إرسال تعليق
Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...