Ducati Panigale V4 continua a sua evolução com a introdução de uma série de melhorias eletrônicas que tornam a moto ainda mais fácil e intuitiva para pilotos de todos os níveis. Com o modelo 2022, a Panigale V4 fez a evolução mais significativa desde o seu lançamento com melhorias que afetam todos os aspectos da moto: aerodinâmica, ergonomia, motor, chassi e eletrônica. Nas versões 2023 da Panigale V4, Panigale V4 S e Panigale V4 SP2, o avanço se dá pela adoção de um pacote eletrônico atualizado, capaz de aumentar a sensação de pilotagem e o desempenho na pista.

Para melhorar a estabilidade, precisão e direcionalidade nas frenagens e curvas, e para permitir que o piloto defina com maior precisão o melhor acerto eletrônico em cada circuito, a Panigale V4 2023 recebe o novo software Engine Brake Control (EBC) EVO 2, que apresenta uma calibração diferente de marcha a marcha em cada um dos três níveis selecionáveis. A nova estratégia foi desenvolvida para otimizar a intensidade do freio motor de acordo com a carga na roda traseira. Na primeira etapa de frenagem, quando há pouca carga no pneu traseiro, o EBC EVO 2 fornece menos freio motor, que aumenta à medida que você se aproxima do centro da curva: o momento em que a intervenção do freio motor contribui mais para desacelerar a moto e apertar a linha. Graças a esta estratégia, que garante uma intervenção mais equilibrada do controlo do travão motor em qualquer fase de condução, o sistema reduz o bloqueio da roda traseira nas situações de travagem mais exigentes, melhorando assim a estabilidade e precisão nas curvas.

A Panigale V4 2023 também recebe uma nova estratégia para o Ducati Quick Shift (DQS), melhorando a fluidez da troca de marchas a cada grau de abertura do acelerador, tanto parcial quanto total, lidando com as duas situações de maneira diferente.




Ao mudar a gás parcial, onde o sistema anteriormente cortava a injeção, agora o efeito é obtido retardando o ponto de ignição, suavizando assim a mudança no uso da estrada graças à ausência de qualquer desligamento do motor. Ao trocar com o acelerador totalmente aberto, situação típica da pista, a estratégia continua empregando um corte de injeção, mas a fase de restituição de torque foi refinada, garantindo mais estabilidade à moto e um empuxo mais homogêneo, portanto, mais eficiente, beneficiando tempo da volta.

Além dessas mudanças, há um novo sistema de refrigeração do motor, capaz de oferecer melhor gerenciamento das temperaturas de operação e maior conforto térmico para o motociclista já em velocidades típicas de uso em estrada. Esta atualização mais recente também reduz o acúmulo de calor típico no final das sessões de pista.




As atualizações para 2023 são complementadas por um refinamento das estratégias Ducati Traction Control (DTC) e Ride by Wire. O primeiro evoluiu para tornar a ação de controle de tração ainda mais precisa em função do ângulo de inclinação, enquanto o segundo melhora a conexão entre o torque solicitado pelo piloto e o torque efetivamente entregue. Essas melhorias seguem a filosofia da Ducati de constante desenvolvimento de produtos, garantindo evolução regular para oferecer sempre o melhor nível de desempenho, usabilidade e conforto.

Estas atualizações, disponíveis em todos os modelos Panigale V4, V4 S e V4 SP2 2023, estarão também liberadas para todos os proprietários de Panigale V4, Panigale V4 S e Panigale V4 SP2 2022, através de uma simples intervenção que pode ser efetuada num Serviço Ducati a partir do final de julho de 2022.

Post a Comment

Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...

Postagem Anterior Próxima Postagem