A primeira big trail da Harley-Davidson, a Pan America, está em exposição nas concessionárias Tennessee Campinas e Itupeva. Em pré-venda, a moto chega ao mercado nacional somente no segundo semestre. 

A Pan America foi recebida com festa no último dia 21 nas concessionárias Tennessee, dentro do Pan America Tour promovido pela marca. A exposição do modelo vai até sábado, dia 28, com direito a festa de encerramento com música ao vivo e food trucks na loja de Itupeva.

Fui conferir a big trail na Tennessee campineira e realmente a máquina impressiona pelo porte e o visual totalmente diferente das tradicionais motos touring da marca. A Pan America em exposição tem o tanque de 21,2 litros na cor laranja, o que destaca ainda mais seu porte. É uma máquina para longas viagens e capaz de enfrentar todo tipo de terreno. O tipo de moto mais procurada hoje em dia. O único problema é ter que esperar até o segundo semestre para fazer um test ride, quando ela estará disponível para a imprensa.

Juliano Barro, gerente de vendas das concessionárias Tennessee, garante que o modelo está sendo bem recebido pelos entusiastas. “A moto tem agradado bastante e está todo mundo ansioso para acelerar a máquina”, diz. A Pan America vem brigar por espaço no mercado entre duas fortes concorrentes, a BMW R 1250 GS e a Triumph Tiger 1200.

Lançada no ano passado nos Estados Unidos, ela chega ao Brasil na versão 1250 Special. O modelo Vivid Black sai por R$ 139.995.00, a Gauntlet Gray por R$ 142.195.00 e a Fastback Blue/White Sand por R$ 143.295,00.


Moto impressiona pelo porte, mas ainda mantém o uso da corrente (Foto: Jorge Massarolo)

A Pan America 1250 Special é alimentada pelo novo motor Revolution Max 1250, de 150 cv, um V-Twin de 1.250 cc refrigerado a água. Para minimizar o peso geral da motocicleta, o motor é integrado ao veículo como membro central do chassi.

Com 258 kg de peso seco, a aventureira usa suspensões Showa, com garfo dianteiro invertido de 47 mm e curso de 190 mm com ajustes de pré-carga. Os freios são da Brembo, com quatro pistões e discos dianteiro de 320 mm e traseiro de 280 mm. As rodas aro 19″ na frente e aro 17″ na traseira calçam pneus Michelin Scorcher Adventure. Um detalhe curioso é que ela ainda usa corrente e não correia ou eixo cardâ.

Como uma inovação inédita do setor, ela pode ser equipada com o Adaptive Ride Height (ARH), um sistema que baixa a altura da moto em até 5cm quando parada e depois retoma a altura ideal de pilotagem quando em movimento.

Entre os equipamentos, a Pan America recebe freios ABS com controle de estabilidade em curvas, modos de condução on e off-road, piloto automático, manoplas aquecidas, para-brisa regulável, controle anti wheeling, farol direcional, monitoramento dos pneus, entre outros. O painel tem tela TFT de 6,8 polegadas com conexão Bluetooth.

As concessionárias Harley-Davidson oferecerão uma linha completa de acessórios, incluindo três sistemas de bagageiros, além de novos equipamentos de pilotagem para homens e mulheres.


                                   Frente impõe respeito; farol é direcional (Foto: Jorge Massarolo)

Histórico

A Pan America foi exibida pela primeira vez em 2019 durante o EICMA e apresentada nos Estados Unidos em 2021. Somente em janeiro deste ano ela foi apresentada globalmente. Mas, a intenção da H-D de lançar a primeira Adventure Touring da empresa foi apresentada em 2018, quando compartilhou detalhes de seu plano de crescimento até 2022, o “More Roads to Harley-Davidson”. Na época,  a empresa previu investimentos de milhões de dólares e o lançamento de novas motocicletas, entre elas a elétrica LiveWire e a Pan America.

A previsão era que a Pan America chegasse ao mercado em 2020. Chegou agora e tem a missão de conquistar um novo público e alavancar as vendas da centenária fabricante norte-americana, que veio perdendo mercado para as big trail, entre outros fatores.  

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