Por Jorge Massarolo

A estreia dos filmes “Sem Tempo para Morrer” (da franquia 007) e “Venom – Tempo de Carnificina” (da Marvel) levou para as telonas muito mais que seus principais protagonistas. As máquinas que fazem companhia aos atores principais também atraem uma legião de fãs das acrobacias realizadas com motocicletas e carros. 

É uma parceria antiga, que torna as cenas eletrizantes e dinâmicas e deixam o espectador com o coração na mão. E há quem vá ao cinema apenas para ver essas máquinas em ação. Com a estreia das duas superproduções, Triumph, Land Rover e Ducati trataram de garantir que seus veículos apareceriam nas cenas.

No filme de James Bond, a equipe de design da Triumph colaborou com os dublês para configurar várias motocicletas, incluindo a preparação especial dos modelos Scrambler 1200 e Tiger 900 para sequências de ação extrema.

A Triumph cedeu para a produção os primeiros protótipos da Tiger 900 muito antes do lançamento oficial da moto. “Devo dizer que fizemos literalmente de tudo com as motos: elas enfrentaram grandes e íngremes rochas pontiagudas, lama profunda, altas velocidades, grandes saltos e enormes subidas e descidas em uma variedade de condições. E as Tigers realmente enfrentaram essas tarefas incrivelmente bem”, disse Lee Morrison, coordenador de dublês de James Bond.

As estrelas que rugem 1

A fabricante inglesa é a única marca de motocicletas parceira no novo filme do 007. Foi a primeira participação da Triumph na franquia, e significou sua entrada em um time seleto de parceiros, que inclui marcas como Jaguar e Land Rover.

A história da marca no cinema, contudo, é bem antiga: desde 1902 as Triumph apareceram em dezenas de produções, pilotadas por astros como Steve McQueen, Marlon Brando, Clint Eastwood, Elvis Presley, Brad Pitt, Nicolas Cage, Tom Cruise, George Clooney, Richard Gere e Matthew McConaughey, entre outros.

Land Rover

Presente em outros filmes do espião mais famoso do mundo, a Land Rover se exibe em “Sem Tempo para Morrer” em cenas de perseguição com dois Range Rover Sport SVR, ambos na cor Eiger Grey, equipados com um potente motor V8 supercharger de 575 cv e capacidade de aceleração de 0-100 km/h em 4,5 segundos, com velocidade máxima de 283 km/h.

Em uma das sequências, que também inclui as motos Triumph, as Land Rover literalmente voam sobre o campo – a suspensão foi adaptada para aguentar o tranco. Em outra cena, elas atravessam rios e barrancos atrás das motos. “O Range Rover Sport SVR foi a escolha perfeita para o trabalho, pois sua robustez nos permitiu filmar tudo de verdade, sem precisar usar animação gráfica para as manobras. Levamos os veículos ao máximo absoluto”, diz Morrison. 

A parceria da Land Rover com os filmes da franquia começou em 1983, quando um Range Rover Convertible apareceu em “007 Contra Octopussy”. Mais recentemente, em 2015, o laço entre a montadora e o personagem se fortaleceu com o Range Rover Sport em cenas de ação no filme “007 Contra Spectre”.

Ducati e Venom

Já em “Venom – Tempo de Carnifina”, quem dá as caras é a poderosa Ducati Panigale V4, que aparece nas mãos do ator Tom Hardy (o protagonista do filme, na pele do jornalista Eddie Brock). No primeiro filme da série, em 2018, a marca já havia marcado presença durante uma perseguição pelas ruas de São Francisco, quando foram usados os modelos Scrambler Full Throttle e Scrambler 1100 Special. 

As estrelas que rugem 2

Agora, Brock/Venon pilota a Panigale V4, equipada com motor Desmosedici que produz 1.103cc, entregando 217 cv a 13.000 rpm e 12,6 kgfm de torque a 10.000 rpm. Um foguete – tanto que é considerada a Ferrari das motos. 

As máquinas se tornaram parte do show dos filmes de ação tanto quanto seus atores. Basta lembrar da franquia “Velozes e Furiosos”, de “Mad Max” e de muitos outros. Para quem curte vê-las em ação, nada melhor do que uma telona. 

Post a Comment

Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...

Postagem Anterior Próxima Postagem