Harley-Davidson: um estilo de vida sobre duas rodas

Por Jorge Massarolo 

A definição poética da Harley-Davidson para a Sport Glide é de um artista que troca de figurino rapidamente. Vamos ver. A Sport Glide é uma cruiser customizada de fábrica que vem equipada com carenagem e alforjes, ideal para passeios ou viagens longas. Mas, se você quer algo mais esportivo, basta retirar os alforjes e a carenagem e estará com outra moto, sem perder o desenho clássico da linha touring.

É como se você comprasse uma Harley-Davidson e, digamos, “levasse outra de brinde”. É sobre esta versatilidade que a fabricante se refere. A Sport Glide é o modelo compacto e contemporâneo da família Softail, que vem equipado com o novo motor Milwaukee-Eight 107 de 1.745 cilindradas e 15 kgf.m de força. 

O resultado é uma moto bonita de se ver. E pilotar. Chama a atenção por onde passa, não só pelo ronco do potente motor, mas também pelo belo visual. Na dianteira, por exemplo, é marcante a influência da carenagem “asa de morcego” dos modelos touring da Harley, que foi recortada para criar um formato mais compacto e esportivo. Os dois alforjes laterais rígidos, com design em forma de concha e capacidade de carga combinada de 25,5 litros, completam o visual touring.

Eles são fáceis de carregar e descarregar e podem ser abertos com uma única mão. Um dispositivo de amortecimento faz com que as abas se abram suavemente. As bolsas também podem ser removidas em segundos com um mecanismo de liberação rápida. 

Agora, se você quiser uma moto “limpa”, mais para uso urbano, é só retirar os acessórios. A mini carenagem está presa aos tubos da suspensão dianteira apenas por braçadeiras de engate rápido. Fácil de tirar. No entanto, se você deixar a moto na rua algum sujeito pode facilmente levar embora a “asa de morcego”.  Os alforjes estão bem protegidos e só saem com chave. 


Harley-Davidson Sport Glide sem carenagem e alforjes: “outra moto” (Fotos: Divulgação)

É claro que estes acessórios estão aí para ajudar. A carenagem frontal desvia o vento do peito do motociclista, o que diminuiu o cansaço em viagens, mas permite senti-lo no rosto. Quem não quer vento na cara, pode trocar o para-brisa padrão de 38mm de altura por outro levemente escurecido de 140mm. 

Os alforjes servem para levar as “tralhas” em uma viagem. Basta jogar ali dentro e pronto. Facilita também aquela paradinha no mercado ou na padaria no fim do dia para acomodar pequenas compras. 

Louva-a-Deus

O visual moderno da Sport Glide é complementado pelas rodas de alumínio fundido Mantis (louva-a-deus), calçadas com pneu dianteiro de 18 polegadas e traseiro de 16 polegadas. Essas rodas apresentam um design que criam a sensação de movimento, mesmo quando a moto está parada.


Carenagem “asa de morcego” sendo retirada

Em termos de conforto, a posição de pilotagem é relaxada, e o assento largo, fixado a apenas 652,7mm do chão, permite ficar sentado por muito tempo sem cansaço. A eficiente suspensão dianteira, uma Showa invertida com 130mm de curso e, atrás, a monochoque que pode ser regulada manualmente de acordo com o peso da bagagem e do passageiro, absorvem bem a buraqueira das ruas e garantem boa estabilidade na estrada.  Para segurar esse bólido, a H-D equipou a máquina com o sistema de freio ABS, formado por um disco simples de 300mm na frente e outro disco simples de 292mm na traseira.

Escapamento longo com silenciador preto contribui para o estilo esportivo da motocicleta

É inegável que é uma moto pesada e comprida. São 317 quilos em ordem de marcha e 2,3 metros de comprimento, mas ao mesmo tempo ela é ágil e fácil de manobrar. O motor, apesar de toda sua potência, reage bem aos enroscos de um trânsito pesado e joga um leve calor nas pernas, mas nada exagerado.

O painel segue a tradição da H-D e vem embutido no tanque, neste caso ainda com o velocímetro analógico. As demais funções são digitais, como indicador de marcha, hodômetro total e parcial, nível de combustível, relógio e indicador de quantos quilômetros é possível rodar com o combustível. Mas, ele fica fora do alcance visual, o que exige abaixar a cabeça para ver o instrumento, retirando alguns segundos preciosos da pista. O tanque armazena 18,9 litros de gasolina e garante longa autonomia em viagens.

A boa iluminação é fornecida pelo farol de LED Daymaker circundado por um anel de iluminação com assinatura de LED. A lanterna traseira também é de LED, além das luzes traseiras indicadoras de direção. Em termos de avanços tecnológicos, ela tem uma porta de carregamento USB, e vem com o prático sistema de ignição sem chave e o sistema de segurança Smart Harley-Davidson. Basta estar perto para ligar o sistema e ao se afastar ele é desativado.

A Sport Glide cedida pela Harley-Davidson para avaliação do Resenha de Motos é ano 2020, que ainda tem o nome Harley-Davidson metálico aplicado no tanque. A linha 2021 já vem com o novo grafismo de letras pintadas no tanque e alforjes pintados na mesma cor do tanque.

Motor potente

O motor escurecido Milwaukee-Eight 107 é potente e exige bastante cuidado com os radares, pois em primeira marcha a Sport Glide já passa dos 60km/h, também, são 1.745 cilindradas que entregam 15 kgf.m de força (só para dar a dimensão dessa força, a média dos carros 1.0 é de 10,5 kgf.m). E o motor trabalha em estado puro, sem modos de pilotagem. 

Outra boa notícia é que os novos contrabalanceadores internos praticamente anularam aquela tremedeira quando em marcha-lenta. O câmbio de seis marchas tem engates fáceis, e vem com as características “marteladas” nas trocas de marchas.


Motor escurecido Milwaukee-Eight 107 mantém os cromados e alta potência, sem vibração

Destaque para o cromado reluzente em parte do motor e do escapamento longo com silenciador preto, que contribui para o estilo esportivo. Outro destaque é o controle de velocidade de cruzeiro. Basta acertar a velocidade, apertar o botão e ela vai sozinha. Uma boa pedida para longas viagens.

A Sport Glide é uma motocicleta bonita, fácil de pilotar, apesar do seu tamanho e peso. Uma típica estradeira pronta para ganhar um visual urbano.  Além da customização de fábrica, o motociclista conta com uma ampla gama de acessórios originais que permitem mudar o estilo de acordo com seu gosto, sem tirar o desenho clássico da linha touring da Harley-Davidson. É uma combinação agressiva de agilidade de cruising e touring em longas distâncias, ou seja, boa para a estrada e ágil na cidade.


A linha 2021 vem com o novo grafismo de letras pintadas no tanque e alforjes pintados na mesma cor do tanque


Post a Comment

Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...

Postagem Anterior Próxima Postagem