Chega em julho nas concessionárias Honda a nova geração da aventureira Africa Twin, que agora está disponível nas versões CRF 1100L Africa Twin e CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES. Totalmente renovada, mais leve, com motorização mais potente e mais tecnológica, a moto tem preço a partir de R$ 70.490,00 na versão básica, chegando a R$ 96.626,00 no modelo Twin Adventure Sports ES DCT, cor branca.

Serão quatro os modelos da Africa Twin 2021 à venda no Brasil: CRF 1100L, CRF 1100L DCT, opções que se caracterizam pelo tanque de combustível de 18,8 litros, e as CRF 1100L Adventure Sports ES e CRF 11000L Adventure Sports ES DCT, com tanque de 24,8 litros. DCT é o Dual Clutch Transmission, câmbio exclusivo da marca.

Todas receberam o sistema de acelerador eletrônico TBW - Throttle By Wire -, juntamente com a extensão dos modos de pilotagem, mais opções no sistema de controle de tração e outros itens de tecnologia relacionados à unidade de controle inercial (IMU).



Menos peso, mais potência

As CRF 1100L Africa Twin 2021 estão menores, mais esguias e cerca de 10 kg mais leves, o que fez evoluir a performance tendo em vista as alterações complementares no motor, que ganhou cerca de 12% de potência e 10% no torque, incrementos distribuídos em toda a faixa de rotação.

A adição da IMU, a unidade de controle inercial de seis eixos, possibilitou gerenciar não apenas os sete níveis do sistema de controle de tração (HSTC), mas também outras novidades das Africa Twin 2021, como a função anti-wheelie (anti-empinada) em três níveis, o Cornering ABS otimizado para curva (com configuração off-road) e o controle de elevação da roda traseira.

Aos modos de pilotagem padrão - Urban, Tour e Gravel - junta-se agora o modo Off-Road e os User com dois modos totalmente personalizados. As Africa Twin Adventure Sports ES vem equipadas com pneus sem câmara e as suspensões Showa EERA, que oferecem ainda mais conforto e eficiência ao modelo.

Mais agressiva e compacta

A nova Africa Twin está mais agressiva e compacta, tendo incorporado muito do DNA da CRF 450 Rally bicampeã do Dakar em 2020 e 2021. O para-brisa da versão de entrada é fixo, baixo, ideal para uma melhor visibilidade em pilotagem esportiva. Já na versão Adventure Sports ES, o para-brisa é mais alto e regulável em cinco posições.

O estudo ergonômico apurado permite um posicionamento ideal do condutor, tanto na pilotagem agressiva, em pé nas pedaleiras, como para oferecer conforto em deslocamentos urbanos e rodoviários. A altura do banco em relação ao solo é regulável entre 850-870 mm, o guidão está 22,5 mm mais alto, o que resultou em maior conforto e sensação de pleno controle. O banco, 40 mm mais estreito, permite ao condutor apoiar os pés no chão com maior facilidade, e seu formato foi estudado para facilitar os movimentos durante a pilotagem.






O novo farol duplo de LEDs está em posição elevada, com feixe de luz mais eficiente. O conjunto de luzes diurnas de condução (DRL) ajusta a intensidade de iluminação de modo automático, de acordo com a incidência de luz externa. Na versão Sports, os faróis contam com um par de luzes de curva, que iluminam com maior intensidade a pista para qual a moto está se inclinando em uma curva.

O painel MID (Multi Information Display) é colorido, sensível ao toque e tem tela TFT de 6,5 polegadas. Através dele o condutor recebe plenas informações e pode controlar os sistemas da Africa Twin. Cada um dos modos de pilotagem é selecionado na parte superior esquerda da tela, que pode ser personalizado para mostrar diferentes níveis de informação. Um destaque é a facilidade de operação, mesmo com luvas.

Na eventualidade de uma frenagem de emergência em velocidade superior a 50 km/h, entra em funcionamento o sistema ESS (Emergency Stop Signal), onde as luzes de direção dianteiras e traseiras piscam alertando os outros usuários da via.


Os piscas também têm função de cancelamento automático por um sistema de comparação das diferenças de velocidade entre a roda dianteira e a roda traseira, cujo cálculo determina o momento de desarme dos piscas em relação à situação de condução. Outro equipamento incorporado em todas as versões da CRF 1100L Africa Twin é o cruise control, que permite ajustar a velocidade de cruzeiro.

 

Motor

 

A arquitetura do motor bicilíndrico paralelo SOHC de 8 válvulas permanece inalterada, mas o incremento da capacidade, de 998 cm³ para 1.084 cm3, resultou em maior potência, que passou de 88,9 para 99,3 cv a 7.500 rpm. O torque máximo também subiu de 9,5 para 10,5 kgm.f a 6.000 rpm. A elevação de potência e torque é sentida desde 2.500 rpm.


As vantagens do acelerador eletrônico TBW são múltiplas, entre elas a gestão muito mais apurada da potência, caráter do motor e do sistema HSTC de controle de torque.

O sistema oferece a possibilidade de regular muitos parâmetros: potência em 4 níveis, freio-motor em 3 níveis, controle de tração em 7 níveis mais off e o anti-empinada de 3 níveis mais off.

 

Câmbio de dupla embreagem DCT

A Honda já vendeu mais de 100 mil motos equipadas com DCT desde a estreia deste sistema em 2009. Nos últimos anos, modelos com DCT representam 48% das vendas das motos em que ele está disponível. No Brasil, já são comercializados os modelos X-ADV e GL 1800 Gold Wing Tour, dotados de DCT. As versões da Honda CRF 1100L Africa Twin com este tipo de transmissão passarão a ser disponibilizadas ao consumidor brasileiro a partir de agosto de 2021.



O sistema DCT oferece mudanças de marchas rápidas e imperceptíveis, que não afetam o equilíbrio dinâmico e proporcionam conforto a piloto e acompanhante. Outras qualidades do DCT são confiabilidade e durabilidade, uma vez que com o sistema DCT não é possível errar uma marcha ou deixar de engatá-la corretamente. O DCT também impossibilita que o motor "morra" por um erro do piloto, algo que não é incomum nos câmbios convencionais, por erro na gestão do manete de embreagem. Esta qualidade é valiosa especialmente no fora de estrada e ao trafegar em congestionamentos urbanos.

 

Controle total

A suspensão dianteira Showa invertida tem curso de 230 mm e diâmetro de 45 mm, e foi revista internamente para melhorar a performance em estrada e off-road. É regulável tanto na pré-carga da mola como em extensão e compressão.  O amortecedor traseiro (também uma unidade Showa) foi revisto, possuindo um curso de 220 mm e reservatório externo.

O freio dianteiro tem dois discos flutuantes de 310 mm de diâmetro e o disco traseiro tem 256 mm de diâmetro. Quanto ao sistema ABS, a leitura em tempo real do ângulo da inclinação, da desaceleração (via sensores de velocidade na roda dianteira/traseira) e das diferentes taxas de deslizamento de roda dianteira e traseira através da IMU, determinam a exata pressão de frenagem. O sistema também atua na contenção do levantamento repentino da roda traseira através do controle da força de frenagem, com vista a manter a estabilidade. O ABS traseiro pode ser desativado para uso off road.

 

 Preço, cores, garantia

Os modelos dotados de transmissão convencional têm previsão de chegada ao mercado em julho e preço público sugerido de:

Honda CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou vermelho): R$ 70.490,00

Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branca): R$ 90.490.00

 

Já os modelos datados de transmissão de dupla embreagem (DCT) tem previsão de chegada ao mercado em agosto e preço público sugerido de:

Honda CRF 1100L Africa Twin DCT (vermelho): R$ 76.804,00

Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branca): R$ 96.626,00

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