Triumph Bonneville Street Scrambler - Foto Leandro Ferreira |
Sabe aquela moto que você pega para dar uma voltinha e não quer mais devolver. Pois é, foi isso que aconteceu com a nova Triumph Bonneville Street Scrambler. Foram cinco dias de avaliação com a máquina e a vontade foi de não devolver mais para a concessionária Triple, de Campinas. A moto é uma maravilha. Opinião não somente minha, mas de muitos motoristas e motociclistas que pararam para ver a máquina passar.
De cara, o belo escapamento duplo posicionado no alto, no lado direito, chama a atenção. Diferente de outras motos. Construído em aço inoxidável, o conjunto é integrado com o catalisador e finalizado com silenciadores de aço inoxidável escovado com protetores térmicos, para a segurança do piloto e do garupa. Tudo bem, ele esquenta um pouco a perna direita sim, mas nada insuportável.
O ronco que sai dele, produzido pelo motor de 900cc, convida a puxar cada vez mais o acelerador ride-by-wire. E ela responde de imediato, tanto na cidade como na estrada. É uma moto ágil, confortável e potente, entre outras qualidades. Detalhe: ela só tem cinco marchas, o que deixa seu motor sempre “cheio”.
Outros detalhes que chamam a atenção e, eu particularmente gosto, são a suspensão e os pneus off-road. A nova Street Scrambler possui uma roda dianteira larga, de 19 polegadas, e a traseira de 17 polegadas, ambas com cubos e aros pretos.
Scrambler
Já ia esquecendo, essas características fazem parte do conceito de motocicleta Scrambler, que nasceu na década de 50, para batizar modelos que eram adaptados para disputar corridas de enduro – ganhando itens como pneus próprios para o uso off-road, escapamento alto e guidão largo. O nome veio da expressão em inglês “to scramble”, que significa subir rapidamente uma colina usando os pés e as mãos. Este tipo de moto fez sucesso e a Triumph entrou no segmento em 1963, com a Bonneville T-120 TT, de 650 cc, que ficou em produção até 1967. Em 2006, a fabricante inglesa apresentou a Triumph Scrambler, equipada com motor de 865 cc.
A nova Triumph Street Scrambler, que chegou ao mercado brasileiro em junho, foi desenvolvida a partir do modelo Street Twin, com recursos e detalhes exclusivos, estilo mais rústico e foco no off-road. Compartilhando os mesmos princípios de personalização da Street Twin, ela possui a silhueta emblemática da Bonneville, combinada com linhas limpas, carenagem minimalista e acabamentos modernos, como um tanque de combustível elegante (12 litros), tampa do motor preta com o tradicional emblema triangular da marca, corpo do acelerador com acabamento em alumínio e cabeçote do motor diferenciado.
Foto: Leandro Ferreira |
De acordo com a sua proposta de uso e legado do modelo, a nova Street Scrambler possui acabamentos especiais, como assento traseiro e pedaleira do garupa removível; pedaleiras em aço de alta resistência; assento bipartido; suporte de farol em alumínio; painel lateral característico no lado esquerdo, inspirado em modelos de competição; nova montagem do para-lama dianteiro para se adequar à roda mais larga; joelheiras exclusivas de borracha para uma melhor aderência; e retrovisores com design mais contemporâneo.
Motor de alto torque
Equipada com o motor Bonneville de alto torque de 900 cc, a Street Scrambler fornece muito mais torque e potência em baixas e médias rotações, o que torna o modelo perfeito para rodar pela cidade e pelas estradas de terra. Ele desenvolve 80 Nm de torque (a 2.850 rpm) e 55 cv de potência (a 6.000 rpm). Um dos destaques deste motor é o intervalo de acionamento de 270˚, o que proporciona um rendimento de potência linear e suave a partir da sua caixa de marchas com cinco velocidades.
O moderno sistema de aceleração ride-by-wire da Triumph e um conjunto de resfriamento a líquido de última geração foram integrados à Street Scrambler. Isso reduz as emissões e melhora significativamente a eficiência de consumo de combustível, proporcionando uma condução suave e precisa, além de um maior nível de controle durante a pilotagem. A média obtida no teste ficou entre 20 a 22km/l.
A motocicleta vem equipada também com sistema de freios ABS de última geração. Outros destaques são o seu controle de tração, que pode ser desligado facilmente no punho esquerdo, bem como o freio ABS. É preciso dizer que mesmo com o controle de tração ligado, ela insiste em querer levantar a roda dianteira na entrada da segunda marcha. Uma fera. A embreagem com auxílio de torque, foi projetada para reduzir o esforço do piloto sobre a alavanca de embreagem, tornando o manuseio mais leve e a pilotagem mais fácil, sobretudo em longas viagens; a luz traseira em LED incorporada no design clássico, cria um padrão de iluminação distinto com maior eficiência energética; e imobilizador do motor com um transponder é incorporado à chave.
Seu painel de instrumentos com mostradores duplos, além de elegante, é completo e conta com um menu digital para controle de todos os recursos disponíveis com um simples toque com a ponta dos dedos. O equipamento possui conta giros, indicador de marcha, hodômetro, duas configurações de viagem, indicador de revisão, autonomia de combustível, nível de combustível, consumo médio e instantâneo, relógio e configurações do controle de tração.
Contribuindo para a posição de pilotagem mais esportiva (sem comprometer seu conforto no dia a dia) e para a sua silhueta característica, estão os novos garfos dianteiros; a suspensão traseira exclusiva, que “levanta” a extremidade traseira para aumentar a altura de pilotagem; o guidão mais amplo; e as rodas clássicas maiores e raiadas. Outro aumento na especificação da motocicleta foi feito no sistema de frenagem, que ganhou nova pinça axial deslizante Aissin de alto desempenho, com dois pistões.
Acessórios
A Street Scrambler foi projetada pensando na personalização e possui mais de 150 acessórios para fornecer um visual off-road mais robusto, com mais estilo e capacidade de uso cotidiano. Alguns dos acessórios off-road disponíveis são: amortecedores Fox com ajuste de pré-carga e amortecimento de compressão com 24 posições; grade do farol com preenchimento em vidro preto com um bisel prensado com acabamento em preto fosco; e suporte do guidão em alumínio forjado e usinado com acabamento anodizado preto (equipado com um painel de vinil preto ou marrom, bordado com o logo da Triumph).
A gama de acessórios inclui escapamento de encaixe Vance & Hines com saída única, assento tradicional duplo e retrovisores de 70mm de diâmetro na extremidade do guidão, com o logotipo da Triumph usinado a laser. Há manoplas aquecidas com fiação interna, tomada auxiliar e kit de montagem do cockpit, assim como proteção do motor.
Cores
A Street Scrambler é vendida nas cores Jet Black, Matt Khaki Green e Korosi Red/Frozen Silver (esta última com revestimento pintado à mão e decalques exclusivos no tanque), ao preço de R$ 41.900,00.
Texto: Jorge Massarolo
Fotos: Divulgação e Leandro Ferreira
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