Por Jorge Massarolo
A estrada mais parecia uma trilha em meio ao mato, tamanha a quantidade de buracos, valetas, subidas íngremes e pedras pontudas brotando da terra batida. Ideal para andar com um 4x4. Mas não, eu transitava na Serra de Mantiqueira, Região de Visconde de Mauá, com um confortável Hyundai HB20 Premium 1.6 Automático. E pensa que carrinho urbano fez feio? Nada disso. Deu um show. Encarou as trilhas sinuosas que levam às cachoeiras com conforto, segurança e muita força. Quem conhece a região, no Rio de Janeiro, sabe que a pegada ali é forte.
De Campinas até a Vila foram 370 quilômetros pelas rodovias D. Pedro e Via Dutra. Como era de se esperar, o HB 20 flutuou sobre a pista. Seu motor Gamma 1.6 16V (quatro cilindros), que gera potência de 128cv (etanol) e 122cv (gasolina) a 6 mil rpm, faz o carro navegar com tranquilidade pela estrada. O bicho começou a pegar na RJ-163, de pista simples, em direção ao alto da serra. São 10 quilômetros de subida íngreme com placas indicando “curva fechada”, “curva acentuada”, “curva muito acentuada” e “curva cotovelo”. Nesta hora fiquei contente por dirigir um carro com câmbio automático.
O mecanismo fazia o cansativo trabalho de trocar de marcha a cada curva, reduzindo ou acelerando, em velocidades quase nunca superiores a 40km/h. Uma maravilha. Assim foi também nas sinuosas e esburacadas estradas de terra em direção às cachoeiras. Era primeira marcha, deslizando fácil a direção hidráulica para todos os cantos da estrada para fugir das crateras. A suspensão absorvia bem os impactos, enquanto a tração dianteira jogava pedras para trás. Usei de todo cuidado para não danificar a suspensão ou rasgar um pneu, até porque estava no meio do mato e imagino que o socorro mecânico não seria tão fácil, já que em muitos lugares não há sinal de celular.
O único vacilo que cometi foi não ter abastecido o carro quando estava na Via Dutra. Completei o tanque de 50 litros com etanol em Campinas. O computador de bordo avisou que teria autonomia para 380km. Quando sai da Dutra para iniciar a subida da serra, restavam duas barras de combustível. Vai dar para chegar à pousada, pensei. E deu mesmo, só que quando cheguei à pousada acendeu a luz de reserva. Lá fui atrás de um posto de combustível e não foi difícil de achar, pois no alto da serra só tem um. E aí o proprietário deste posto deita e rola no bolso de turistas desavisados, cobrando R$ 4,89 pelo litro de gasolina. Coloquei o mínimo para andar pela região e completei o tanque somente na volta, em um posto na Via Dutra, já no Estado de São Paulo, onde paguei R$ 3,78 pelo litro. Conclusão, com etanol o HB20 1.6 Automático não é um bebedor moderado: fez média de 8.8km/l. Já com gasolina a média subiu para 13km/l.
E numa viagem como essa piloto e acompanhantes querem é conforto e diversão a bordo. E isso o HB20 oferece de sobra, pois vem equipado com bancos de couro marrom e a central de multimídia blueMedia. Com tela touchscreen de 7 polegadas, o sistema é compatível com Apple CarPlay, Google Android Auto e OnCar, este último apenas para smartphones Samsung e LG. Traz também conexão bluetooth com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB/iPod e AUX, e comandos de áudio e bluetooth no volante. O Google Android Auto e OnCar permitem a utilização de navegação GPS. Além disso, são vários os porta-objetos, e entradas auxiliares e USB.
Com capacidade para 300 litros, o porta-malas comporta bem as tralhas do motorista e de um acompanhante. Acima disso, já tem dificuldade em acomodar mais bagagem. A viagem à noite é tranquila graças aos potentes faróis com projetor e faróis de neblina também com projetor. Em termos de segurança, o HB20 é equipado com airbag frontal duplo, lateral de tórax, freios ABS com EBD e fixação ISOFIX. Também conta com mimos como o indicador visual de porta aberta, travamento automático das portas e do porta-malas a 15 km/h; alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança do motorista; lanternas indicadoras de direção nos retrovisores; coluna de direção colapsável; ar-condicionado automático digital; sensor de estacionamento traseiro, mas sem câmera de ré, entre outros itens de série.
Por fim, a conclusão é que o HB20 enfrentou com garra e valentia as dificuldades da serra, transmitindo conforto e segurança ao motorista e acompanhantes.
Carro ganha edição comemorativa de cinco anos
Para celebrar os cinco anos de fabricação do HB20, completados no dia 20 de setembro, a Hyundai Motor Brasil lançou o HB20 Edição Comemorativa 5 Anos, com 5 mil unidades a serem comercializadas. Fabricado em Piracicaba, o hatch se consolidou como o segundo veículo mais vendido do Brasil desde setembro de 2015.
Desde a sua estreia, acumula 756.784 unidades emplacadas no Brasil, de acordo com dados da Fenabrave, 1.212 unidades exportadas para Paraguai e Uruguai, segundo a Anfavea, e mais de 30 prêmios da imprensa especializada, o que inclui o Carro do Ano logo em seu lançamento.
A garantia de cinco anos recebe um ano adicional, totalizando seis anos – o período estendido é válido apenas para a versão comemorativa. Na motorização, os clientes poderão escolher entre 1.0 ou 1.6 – este sempre com câmbio automático de seis velocidades.
A série especial está disponível para HB20 e HB20S, baseada nos equipamentos da versão Comfort Plus. Além dos itens já previstos desta configuração, a edição traz central multimídia blueMedia, sensores de estacionamento traseiros, vidros elétricos one-touch nas quatro portas com abertura e fechamento pela chave-canivete, volante com regulagem de altura e profundidade e mais itens exclusivos.
Na parte externa, tanto hatch como sedã contam com emblemas com a bandeira do Brasil estilizada alusivos à versão, rodas de liga leve diamantadas de 15”. As configurações com motorização 1.6 chegam com lanternas Clear Type, de visual mais limpo, como o nome sugere.
Confira
abaixo os preços do HB20 Edição Comemorativa 5 Anos:
HB20
Edição Comemorativa 5 Anos
|
1.0
5MT
|
R$
49.630
|
1.6
6AT
|
R$
60.680
|
HB20S
Edição Comemorativa 5 Anos
|
1.0
5MT
|
R$
54.015
|
1.6
6AT
|
R$
65.115
|
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...