Importada da Ásia, da planta na Tailândia, chega ao Brasil a scooter Honda Forza 350, equipada com o inédito motor de 330 cc. O nome Forza é tradicional na linha global da Honda, designando as scooters premium que estabeleceram um elevado padrão em termos de dirigibilidade, praticidade e segurança. A scooter está disponível nas concessionárias da marca em todo o Brasil na cor cinza metálico e preço sugerido de R$ 47.000,00 (base Distrito Federal). A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

Presente na linha Honda Global há mais de duas décadas, a versão trazida para o Brasil é a mais recente e se caracteriza pelo ganho de potência obtido através do aumento da capacidade cúbica em exatos 51 cm³ em relação ao modelo anterior. Mais importante do que o aumento de performance da tal atualização foi a elevação das curvas de potência e torque em conjunto, o que se traduziu em uma pilotagem muito mais confortável e segura, com o motor sempre pronto a oferecer a resposta exata ao comando do acelerador.

De acordo com o fabricante, esse conjunto garante à Forza 350 a "desenvoltura e segurança necessária em rodovia, inclusive com a presença de garupa, e ambos os ocupantes desfrutam de aprimorada ergonomia com o máximo de conforto, seja por conta do amplo banco em dois níveis, como pela presença do para-brisa com regulagem de altura com controle elétrico".

Honda Forza 350
Espaço para dois capacetes sob o assento

A Forza 350 tem como ponto de partida de seu estilo o para-brisa elétrico controlado por tecla no punho esquerdo. Com 180 mm de altura, foi concebido para oferecer proteção e direcionar os fluxos aerodinâmicos à volta e por cima da cabeça do condutor e garupa, assim como reduzir o ruído do vento. A posição do para-brisa pode ser facilmente alterada oferecendo maior estabilidade e conforto na condução a alta velocidade e também para grandes distâncias. Em uso urbano o condutor pode baixar o para-brisa para usufruir de uma visibilidade mais adequada à utilização em cidade, como para aumentar o fluxo de ar em dias quentes.

O espaço sob o assento tem capacidade para dois capacetes integrais e pode ser dividido para levar um só capacete e/ou o equipamento de chuva e pastas de tamanho A4. Na parte traseira do escudo frontal, o compartimento do lado esquerdo tem tampa com chave e o seu espaço pode ser arranjado segundo as conveniências do condutor, podendo receber um smartphone ou uma pequena garrafa de água. Tal compartimento é dotado de porta USB-C.

Smart Key

A Smart Key da Forza 350 controla o botão da ignição e a trava do compartimento sob o assento. Com a Smart Key no bolso do condutor, abertura do banco e acionamento de ignição são ativadas automaticamente, e travadas quando o condutor se afasta.

Honda Forza 350
Para-brisa com ajuste elétrico

Os piscas dianteiros e traseiros têm uma nova função de sinalização de frenagens de emergência por meio da tecnologia ESS (Emergency Stop Signal). Quando o modulador do ABS detecta uma frenagem súbita, os piscas de emergência acendem a alta velocidade para alertar os outros veículos.

O painel de instrumentos conta com um velocímetro e um conta-giros analógicos, com um mostrador digital ao centro que permite três opções de visualização: 1) hodômetro totalizador, autonomia restante e consumo instantâneo; 2) hodômetro parcial, consumo médio e cronômetro; 3) temperatura ambiente e tensão da bateria.

Motor

O motor da Forza 350 é dotado da tecnologia eSP+ (enhanced Smart Power+), que oferece excelente desempenho, tanto do ponto de vista ambiental como em termos de desempenho global graças à adoção de tecnologias de redução do atrito, peso e vibração do motor.

O pico de potência deste motor de comando de válvulas simples no cabeçote -- SOHC -- de quatro válvulas, alimentado por injeção de combustível PGM-FI e com arrefecimento por líquido é de 29,2 cv a 7.500 rpm, com um torque máximo de 3,24 kgf.m a 5.250 rpm.

O virabrequim se destaca pela sua rigidez, necessária para a gestão da potência, aliás como todos os componentes do motor projetados visando confiabilidade a longo prazo e elevada performance. Para aumentar o arrefecimento do pistão, um injetor de óleo, como o usado na CRF 450R, pulveriza lubrificante diretamente na parte de trás do pistão, melhorando a combustão. A capacidade do cárter de óleo é de 1,7 litros.

A borboleta do sistema de injeção tem 36 mm de diâmetro, as válvulas da admissão 28 mm, o que garante a eficiência da alimentação. A caixa de ar tem 5,5 litros de capacidade, permitindo aspirar o ar com mais eficiência, utilizando um "fluxo de redemoinho" reforçado dentro do cilindro para maior consistência na queima do combustível. Os gases queimados são expelidos por uma abertura de escape em linha reta, o que melhora ainda mais a eficiência. Para reduzir a resistência dos gases de escape, o silenciador tem duas câmaras distintas. O tamanho e a posicionamento do catalisador permite um fluxo ideal, o que favorece a purificação dos gases.

Honda Forza 350
Entre eixos reduzidos

O atrito interno é reduzido pelo desvio de 5 mm no eixo do cilindro, pela introdução de um ajuste hidráulico na corrente da distribuição e utilização de uma bomba de óleo de grande eficiência que reduz a pressão interna do motor, diminui as perdas por bombeamento e o atrito interno de rotação. Um eixo de equilíbrio ligado ao virabrequim reduz ainda mais as vibrações e contribui para uma dirigibilidade agradável e suave.

A embreagem automática centrífuga aciona a transmissão V-Matic (com relações definidas para respostas rápidas a baixa velocidade e acelerações poderosas) e a transmissão final por correia V-Belt.

O motor da Forza 350 está equipado com o sistema Honda Selectable Torque Control -- HSTC, de controle de tração. Ele compara a diferença entre as velocidades das rodas dianteira e traseira, calcula a relação de deslizamento e depois controla o torque do motor através do sistema de injeção, visando retomar a tração na roda traseira. O sistema HSTC pode ser ligado e desligado através de um comando no punho esquerdo. Quando o sistema se ativa para gerir a tração do veículo, há um indicador "T" no mostrador digital que pisca.

Chassi

O quadro tubular de aço, resistente e leve, é o grande responsável pela maneabilidade da Forza 350. A distância entre eixos é de 1.510 mm, o ângulo da coluna de direção de 26,5° e o trail tem 89 mm, medidas que se traduzem em uma geometria ágil que exalta a excelência da ciclística. O radiador colocado à frente do reservatório de combustível oferece excelente capacidade de arrefecimento; a bateria situada entre o tanque e o compartimento sob o assento contribui para a centralização das massas. O peso seco é de 176 kg.

A altura do assento em relação ao solo é de 780 mm e a posição de pilotagem é natural, favorecendo a visibilidade a toda a volta. A largura do guidão é de 755 mm, a carenagem tem 580 mm de largura e quando os espelhos retrovisores estão posicionados, a largura total atinge 860 mm; dimensões que facilitam passar nos corredores.

 A suspensão dianteira do tipo telescópico tem curso de 100 mm e é complementada pelo par de amortecedores traseiros -- montados em braço oscilante de alumínio -- que possuem 115 mm de curso e permitem 7 níveis de regulagem na pré-carga da mola.

A roda dianteira de 15 polegadas de alumínio fundido conta com um pneu 120/70-15 e a

 

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