A Ducati apresentou a nova Monster, que chega às concessionárias da marca a partir de setembro com o preço público sugerido de R$ 86.990,00, no entanto, a pré-venda já está aberta e os primeiros 30 compradores ganharão um kit especial Ducati.
A moto é equipada com a 11º geração do motor Testastretta, um bicilíndrico de refrigeração líquida com 4 válvulas por cilindro e 937cc, que rende 111 cv. O seu chassi, inspirado pela Panigale V4, é um quadro em alumínio curto, fixo diretamente aos cabeçotes do motor. É ainda mais leve e contribui para reduzir o peso total para 166 kg (a seco).
O motor V-twin a 90º tem homologação Euro 5 e distribuição Desmodrômica. Comparado ao modelo 821 anterior, aumenta em cilindrada, potência, torque, diminuindo em peso (-2,4 kg), o que contribui para a leveza geral da moto e também adiciona uma ciclística ainda mais aprimorada. Disponibiliza agora 111 cv às 9.250 rpm, com um torque de 9,5 kgf.m em 6.500 rpm.
Para este exclusivo bicilíndrico Testastretta, uma considerável atenção foi reservada à definição da curva de torque, especialmente em baixas rotações, mais usadas em estradas sinuosas, bem como uma condução de estilo urbano. Uma entrega cheia mais fácil de gerir é mantida também graças à reformulada caixa de velocidades – que assegura trocas de marchas precisas – e ao Quick Shift Up & Down (instalado de série).
A nova Monster vai buscar o seu DNA no modelo de 1993, o que é necessário para desfrutar da máxima diversão numa moto. Ou seja, um motor, um assento, um tanque e um guidão. A perspetiva valoriza as formas sinuosas e sedutoras: o assento estreito na zona das pernas, o musculoso tanque de combustível que se alarga para, como uma verdadeira moto esportiva, se conjugam com os painéis laterais.
O tanque é o polo de atração mais visível na moto. Curvo e musculoso, esculpido com a clássica zona para os joelhos, envolvendo os volumes laterais até à roda dianteira, uma área onde estão os indicadores de mudança de direção com tecnologia ‘swiping’, integrados nos painéis laterais. Evolução também nas proporções, tornando-se mais curta para acomodar uma ergonomia mais moderna e avançada.
O quadro que, tal como na primeira Monster, inspirado numa Superbike de Borgo Panigale, é em alumínio e do tipo chassi, como o da Panigale V4. Ele é 4,5 kg mais leve (-60%) que o anterior em treliça, atingindo agora os 3 kg, enquanto apresenta dimensões compactas. Além disso, os aros perdem 1,7 kg, a balança ficou mais leve em 1,6 kg, sem contar o quadro traseiro que perde 1,9 kg. Este cuidadoso trabalho levou a uma redução de peso de 18 kg em comparação com a Monster anterior.
Nesta perspectiva, a nova Monster apresenta-se não só mais leve, mas também mais compacta. As zonas laterais são muito estreitas, e esta opção em particular permite ao condutor colocar com segurança os pés no chão quando a moto se encontra estacionada. Este resultado foi conseguido também devido ao confortável assento, a 820 mm de altura. Um assento de 800 mm está também disponível como opcional, enquanto, com o kit de rebaixamento da suspensão, é possível reduzir a altura do banco para 775 mm. A Monster tem uma distância entre eixos compacta de 1.474 mm, enquanto que o raio de esterço foi aumentado para maximizar a manobrabilidade a baixas velocidades e em manobras estacionárias (agora de 36º, +7º em comparação com a versão 821). Tudo isto significa um prazer de condução sem rival, mesmo através do trânsito da cidade no dia a dia.
O equipamento de série inclui o Bosch Cornering ABS, Controle de Tração e Controle de Wheelie, totalmente ajustáveis. A natureza esportiva da nova Monster é também sublinhada pelo Launch Control, que assegura um arranque rápido: características fora do comum, habitualmente reservadas às motos superesportivas, permitem à Monster expressar o seu desempenho com segurança. Além disto, os Riding Modes tornam possível alterar o caráter da nova Monster de acordo com os diferentes gostos e necessidades. Tudo pode ser facilmente gerenciado através dos controles do guidão e visualizado na nova tela full-TFT de 4,3", com gráficos de leitura imediata inspirados na Panigale V4. Por fim, um grande conta-giros é posicionado no centro junto com a indicação da marcha selecionada.
Instrumentação TFT a cores
O painel de instrumentos tem uma tela TFT a cores de 4,3’’. O seu grafismo deriva da Panigale V4 e oferece uma útil informação on-board. No centro da tela estão visíveis todas as opções de configurações, como mudança de marchas, velocidade, combustível e modos de condução. A temperatura ambiente e o nível de combustível também são
imediatamente legíveis.
Este aparelho também está preparado para disponibilizar a informação do Ducati Multimedia System (DMS), que permite a ligação do smartphone à moto via módulo Bluetooth (disponível como acessório) e gerir algumas funções através dos botões posicionados no guidão. A tela mostra os comandos do “music player”, os ícones de estado da ligação dos intercomunicadores e as chamadas recebidas, bem como os ícones de alerta das mensagens recebidas.
Ótica e indicadores
O farol redondo da nova Monster é um tributo ao passado, enriquecido com a tecnologia full-LED, que está presente em todo o sistema de iluminação. Além disto, pela primeira vez, a Ducati adiciona a tecnologia “swiping”, de cancelamento automático dos indicadores de mudança de direção.
Suspensões
A moto está equipada com um garfo com 43 mm de diâmetro, que assegura um curso da roda dianteira de 130 mm. O amortecedor traseiro ajustável permite um curso generoso de 140 mm. O amortecedor trabalha em conjunto com um esquema em cantilever ligado diretamente ao braço oscilante, com mola de duplo K desenhada para oferecer a
correta progressividade de intervenção. Conforto e precisão, é o que as suspensões da nova Monster oferecem, sem negligenciar o equilíbrio ideal entre uso urbano ou no dia a dia e a condução esportiva, que é, sem dúvida, parte integrante do DNA da nova Monster.
Pneus Pirelli
Aros de liga leve, aliviados em 1,7 kg em comparação ao modelo Monster 821, participam na leveza geral da nova Monster. De 3.5 x 17" na frente e 5.5 x 17" na traseira, montam pneus Pirelli Diablo Rosso III de 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira.
Pré-Venda durante o mês de agosto
Os 30 primeiros clientes que comprarem o novo modelo durante o mês de agosto receberão um kit especial Ducati, composto de jaqueta Summer, luva e protetor de coluna. Lançada em 1993, a motocicleta Monster já soma mais de 350 mil unidades produzidas desde a sua apresentação.
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