A motociclista mineira Virgínia Barbosa percorreu 1.600 km em 24 horas com sua Monster


A mineira Virgínia Barbosa tornou-se a primeira mulher motociclista, em todo o mundo, a cumprir o desafio Iron Butt realizando o percurso em linha reta e com moto naked Ducati Monster 797. A prova de resistência e determinação,
 iniciada no dia 5 de abril, teve mil milhas (mais de 1.600 km) percorridos em apenas 24 horas entre Belo Horizonte e Porto Murtinho (MS).

“Parti às 3 horas da madrugada de Belo Horizonte em direção a Porto Murtinho com o coração a mil por hora. As estradas de Minas Gerais têm muitas curvas e deu para sentir que a moto responde muito bem nas tomadas de curva e na aceleração final. Em Uberaba, as estradas estavam sensacionais para acelerar e com isso testei bastante o poder da minha Monster, que me surpreende cada vez mais”, explica.

No trajeto, já entrando no Mato Grosso do Sul, logo após atravessar a ponte sobre o rio Paraná, Virgínia passou direto numa lombada e com o solavanco o GPS soltou da USB e ela não percebeu. Sem a conexão, a bateria do GPS foi baixando e cerca de 100 km depois apagou. 

Sem GPS


“Eu fiquei sem sinal de dados no celular e acabou que na rotatória, ao invés de pegar para Campo Grande, segui direto por mais 100 km. O tempo estava um pouco nublado e quando o sol saiu percebi que o meu destino deveria estar na minha frente e não atrás de mim”, conta. “Consegui ligar pro meu marido e com a localização do meu GPS de segurança ele traçou o caminho para eu chegar na minha rota original e peguei o rumo certo para Campo Grande”.

De volta ao caminho correto Virgínia agora precisava abastecer, afinal tinha rodado muitos quilômetros extras. “No planejamento da rota havia um posto de gasolina entre as cidades de Inocência e Águas claras, mas esse posto foi desativado. Decidi seguir viagem. Grande erro. Faltando 10 km para chegar em Inocência deu pane seca na moto”, conta. “Mantive a tranquilidade e achei um reboque para me resgatar”, destaca a piloto.

Parada pela polícia

Mas tudo acabou bem, e ao finalizar o desafio Virgínia descreve a emoção. “Consegui fazer os 1600 km e nesse momento minha emoção foi a mil. Eu gritava dentro do capacete, buzinava e piscava farol igual uma louca. Isso tudo no meio do nada. Tomada pela emoção, ao passar por uma operação policial, eu não vi o agente fazendo sinal de parada e continuei meu caminho, acelerando para chegar logo no posto e fotografar a nota de abastecimento final, com meu hodômetro marcando mais de 1600 km”, diz.


“De repente vi uma luz ofuscante atrás de mim e o barulho de sirene e o giroflex da viatura da Polícia Rodoviária Federal ligado. Encostei a moto e ouvi um: mão na cabeça! Nessa hora bateu o desespero: o que eu fiz? Os policiais pediram para eu descer da moto e verificaram minha documentação. Estava tudo em ordem e eles quiseram saber o que eu estava fazendo sozinha, na madrugada, no meio do nada, andando de moto”, relembra o susto. “Falei sobre o desafio e acabei fazendo mais dois amigos”.

 Quem é a piloto brasileira

Virgínia Barbosa tem 37 anos, é engenheira de software e apaixonada por motos. Ela entrou no mundo de duas rodas somente após superar o trauma da perda do seu meu melhor amigo num acidente de motocicleta há 18 anos. Isto a fez adiar o sonho de pilotar até 2018.

Mesmo com dois joelhos de titanium, resultado de algumas quedas, Virgínia manteve o sonho deter uma Ducati.  “A coragem e a determinação de dominar um novo mundo foram meu principal combustível para superar várias barreiras durante todo esse processo. O primeiro deles foi a falta de experiência e o medo, que foi compensado em resiliência.

“Eu tenho algumas peculiaridades que me fazem ter orgulho de mim mesma a cada dia mais. Superei cirurgias nos dois joelhos, tenho reconhecimento e respeito no meu trabalho – uma área dominada por homens – e convivo diariamente com o diabetes”, conta.

Iron Butt

A Iron Butt Association (IBA) é uma organização baseada nos EUA dedicada a viagens de longa duração de motocicletas. A associação conta com mais de 60 mil membros em todo o mundo, que se auto denominam como os “mais tenazes motociclistas do mundo.” O primeiro desafio surgiu em 1984 e de lá pra cá ocorre a cada dois anos.

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