Yamaha deixa de produzir a Super Ténéré 1200 DX ABS (Foto: Divulgação) |
Em dezembro, o modelo já havia saído de linha no mercado europeu. O motivo é a entrada em vigor, em janeiro de 2021, do novo padrão de emissão Euro 5 para motos. As normas ficam mais rigorosas para esse tipo de veículo. No Brasil, o mesmo conjunto de normas, o Promot 5, entra em vigor somente em 2023. Em 2018 a Yamaha já havia tirado de linha a versão STD.
Lançada internacionalmente em 2010, a moto era produzida em Manaus e conquistou uma legião de fãs devido a sua robustez e seu histórico para viagens sem restrições de distâncias e nem tampouco das condições das estradas e caminhos a percorrer.
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Yamaha Super Ténéré 1200 DX: um verdadeiro "trator"
Em 2017 tive o prazer de testar a 1200 DX e a experiência não poderia ser outra. Uma máquina para enfrentar qualquer terreno e longas distâncias. Uma pena. Lá se vai a primeira grande perda do ano.
Testando a Super Ténéré 1200 DX, edição comemorativa dos 60 anos daYamaha (Foto: Verônica Cardoso) |
Veja o comunicado da Yamaha
YAMAHA SUPER TÉNÉRÉ 1200
A LENDÁRIA MAXITRAIL DA YAMAHA DEIXA DE SER PRODUZIDA NO BRASIL
Seguindo uma estratégia global e considerando-se as novas tendências e regulamentações, a Yamaha Motor do Brasil, assim como as subsidiárias presentes em outros países, deixará de produzir o modelo Super Ténéré 1200 DX ABS.
Após ter conquistado uma legião de fãs em 10 anos de mercado no Brasil, o lendário modelo deixará saudades. Conhecida e respeitada por sua robustez, a maxitrail da Yamaha se tornou sinônimo da motocicleta perfeita para grandes viagens, sem restrições de distâncias e nem tampouco das condições das estradas e caminhos a percorrer.
SOBRE A YAMAHA MOTOR DO BRASIL
A marca dos três diapasões – menção ao conhecido escudo com três diapasões sobrepostos, se estabeleceu no Brasil em 1970 com a Yamaha Motor do Brasil Ltda, e comemorando em 2020, 50 anos de Brasil. Foi a primeira subsidiária da Yamaha fora do Japão e também a primeira fabricante de motocicletas a se instalar efetivamente no País. Já em outubro de 1974 passou a produzir em Guarulhos, São Paulo, o primeiro modelo nacional, a Yamaha RD 50. Em 1985 se estabelece em Manaus, Amazonas com uma segunda unidade fabril, a Yamaha Motor da Amazônia Ltda. Hoje são 15 modelos de motocicletas fabricados no Brasil, 8 modelos WaveRunner (veículos aquáticos), 32 modelos de motores de popa e uma Rede com mais de 360 concessionárias e pontos de venda autorizados e capacitados no atendimento e serviços com qualidade. O Grupo Yamaha Motor no Brasil exporta para países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Oceania e também para o Mercosul e Europa.
Para mais informações, acesse:
www.yamaha-motor.com.br,
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