Honda CB 500 F
CB 500 F ganhou guidão cônico que facilita o controle e manobras: R$ 26.900,00


A Honda iniciou a pré-venda dos modelos CB 500X e CB 500F 2020 na rede de concessionárias. A crossover e a naked receberam ampla renovação técnica e estilística, estabelecendo um novo patamar na família de motos que é a porta de entrada no mundo da alta cilindrada. A CB 500X ganhou uma roda de 19 polegadas na dianteira, que aumenta a capacidade aventureira da crossover, e amplia a capacidade de encarar terrenos ruins com mais segurança e desenvoltura. Já a naked CB 500F está com um design mais radical, e tem na grande maneabilidade seu ponto de destaque.

A família CB 500 chega às concessionárias de todo o Brasil a partir de março, com preço sugerido para a CB 500F 2020 de R$ 26.900,00 e para a CB 500X 2020 de R$ 28.900,00, ambos base Estado de São Paulo. Elas estão disponíveis nas cores - Honda CB 500F: vermelha, prata e laranja e a CB 500X em vermelha, preta e prata.


Pilotagem


A posição de pilotagem da CB 500X, aperfeiçoada, confere maior domínio, mérito em parte de um novo guidão cônico. Complementam a atitude mais aventureira da CB 500X 2020 as suspensões de curso ampliado e um amortecedor posterior mais eficaz. Novo painel de instrumentos black out em LCD e para-brisa mais protetivo são outras novidades da CB 500X 2020.

Já a naked CB 500F 2020 tem no design radical o ponto que mais a diferencia da versão anterior, mas não só. O novo guidão cônico proporciona posição de pilotagem mais adequada, que facilita o controle. Amortecedor traseiro aperfeiçoado, painel black out LCD com indicador de marchas engatadas são outras atualizações do modelo.

Comum à ambas CB 500 é o motor bicilíndrico, cuja potência máxima de 50,4 cv permaneceu inalterada mesmo tendo recebido novos comandos de válvulas e dutos de admissão e escape redesenhados. Estas alterações visaram a melhoria da potência e torque em regimes baixos e médios de rotação. Outra novidade é a introdução da embreagem assistida do tipo deslizante, item que geralmente equipa motos superesportivas.

O chassi tubular de aço de arquitetura tipo Diamond é igual em ambas CB 500, que também compartilham o painel com luz-alerta "shift-up", que avisa o momento ideal para troca de marcha, e o indicador digital de marcha engatada. A iluminação Full LED é equipamento padrão nas CB 500F e CB 500X 2020.


Motor


O motor bicilíndrico paralelo arrefecido a líquido da família Honda 500 conta com dois comandos de válvula no cabeçote (DOHC) que atuam por meio de balanceiros roletados nas quatro válvulas de cada cilindro. O acionamento dos comandos se dá por corrente com tratamento da superfície em Vanádio, que garante grande durabilidade. Um preciso trabalho de aperfeiçoamento foi realizado neste motor para incrementar torque e potência em regimes entre 3.000 e 7.000 rpm. O melhoramento de 4% foi conseguido graças à antecipação em 5º do fechamento das válvulas e a ampliação do levantamento em 0,3 mm (agora 7,8 mm).


Honda CB 500X
A Honda CB 500 X agora vem com roda dianteira de 19 polegadas


A melhoria na entrega de potência e torque também se beneficiou do trabalho realizado nos dutos de aspiração, que tiveram sua eficiência aumentada pelo reposicionamento da bateria, o que permitiu criar espaço para um percurso mais retilíneo dos dutos da caixa do filtro de ar até as borboletas do sistema de injeção PGM-FI.

Potência e torque máximo permaneceram inalterados nas CB 500F e CB 500X 2020: 50,4 cv a 8.500 rpm e 4,53 kgf.m a 6.500 rpm. Idem com relação às medidas fundamentais deste moderno motor, reconhecido pela leveza, economia, robustez e versatilidade: diâmetro e curso tem 67 x 66,8 mm e a capacidade cúbica é de exatos 471 cm3. A taxa de compressão é de 10,7:1 e o virabrequim tem moentes a 180º. Um eixo equilibrador está posicionado na parte de trás dos cilindros, próximo ao baricentro da moto, visando a redução de vibrações. O câmbio de seis velocidades é agora dotado de uma embreagem do tipo deslizante com acionamento assistido. A transmissão final é por corrente vedada tipo 520.


Suspensão


A suspensão dianteira telescópica convencional tem tubos de 41 mm de diâmetro e regulagem na pré-carga da mola. O curso é de 120 mm na CB 500F e 150 mm na CB 500X (aumento de 10 mm em relação à versão anterior). A suspensão traseira se vale de um novo conjunto mola-amortecedor, regulável na pré-carga da mola (cinco posições). Tal conjunto mola-amortecedor agora é de tubo único e tem diâmetro majorado. Ligado à balança de aço vinculada ao sistema Pro-Link, propicia um curso da suspensão traseira de 119 mm na CB 500F enquanto na CB 500X o curso é de 135 mm (aumento de 17 mm em relação à versão anterior).

Quanto aos freios, o disco dianteiro simples tipo margarida é flutuante, com diâmetro de 320 mm na F e 310 mm na X. A pinça de ambos modelos é de pistão duplo. Na traseira o disco tipo margarida tem 240 mm de diâmetro e pinça de pistão único. O sistema ABS é de dois canais.

Na CB 500F, as rodas de liga leve têm 17 polegadas e seis raios em formato de Y. A dianteira tem 3,5 polegadas de largura e calça pneu medida 120/70-ZR. A roda traseira tem 4,5 polegadas de largura e o pneu tem medida 160/60-ZR. A CB 500X tem rodas de liga leve com sete raios duplos, a dianteira com aro de 19" e largura de 2,5 polegadas, a traseira tem aro 17" e largura de 4,5 polegadas. Os pneus são tipo on/off na proporção 60%-40%, medida 110/80R M/C na dianteira e 160/60R M/C atrás.


Design


Na CB 500X, o caráter aventureiro foi exaltado através de formas que enfatizam a vocação multiuso. As aletas que direcionam o ar para o radiador e todas as partes plásticas das laterais ganharam mais definição na passagem de uma superfície para outra, enquanto o tanque, agora com 17,7 litros, está perfeitamente alinhado com as laterais, característica que facilita a pilotagem de pé nas pedaleiras.

O banco de dois níveis foi redesenhado, está mais estreito e arredondado na porção dedicada ao condutor, facilitando assim o apoio dos pés no solo. O novo guidão, mas plano e alto, contribui para um melhor controle enquanto o aumento do raio de esterço facilita manobras em baixas velocidades. Já o para-brisa, é fixado a uma barra metálica tubular que facilita a montagem de sistemas de navegação acima do painel de instrumentos.

A aerodinâmica da CB 500X 2020 foi refinada, e favorece a fluidez do ar em volta da carenagem e para-brisa, agora mais alto, melhorando a proteção para o piloto em velocidades elevadas.

A novo design da naked CB 500F buscou aumentar ainda mais a agressividade do modelo, dando-lhe característica de verdadeira streetfighter. Exemplo deste trabalho é o formato do conjunto ótico frontal, que confere à CB 500F um "olhar" agressivo e penetrante. As aletas laterais que direcionam o ar para o radiador, mais integradas ao tanque de combustível (agora com 17,1 litros), colocam o motor em maior evidência. Idem quanto as laterais, de desenho essencial, e que valorizam a afilada rabeta.


Painel


Em ambas CB 500 o inédito painel LCD Black out é protagonista, e inclui indicador digital de marcha engatada e uma luz alerta Shift-Up, que lampeja no momento ideal para a passagem à marcha superior. Tal luz vem com ajuste de fábrica para piscar quando o motor alcança 8.750 rpm, mas é possível regulá-la para atuar de 5.000 e 8.750 rpm, conforme a preferência do condutor.

Outro elemento em comum, inédito e de grande efeito estético, é a ponteira de escape, agora com dupla saída, o que resulta também em uma nova identidade sonora para a família CB 500 2020.

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