Foto de divulgação da linha VW 1975
Foto de divulgação da linha VW 1975


Enquanto a Ford fecha sua fábrica em São Bernardo do Campo, a Volkswagen celebra os 60 anos da unidade Anchieta em São Bernardo do Campo. No mundo todo, a unidade é reconhecida como a primeira fábrica da Volkswagen construída fora da Alemanha. No Brasil, é sempre lembrada como a unidade responsável pela produção de modelos icônicos da marca, que fazem parte da vida de pessoas de diferentes gerações. 


As duas informações refletem a relevância histórica da unidade Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, que comemora 60 anos desde a sua inauguração oficial, no dia 18 de novembro de 1959. A data foi eternizada com a foto clássica do Presidente da República, Juscelino Kubitschek, desfilando no banco de trás do Fusca preto conversível e acenando para as pessoas, acompanhado dos presidentes da Volkswagen alemã, Heinrich Nordhoff, e brasileira, Friedrich Schultz-Wenk.

Além da data histórica, a Anchieta celebra também a expressiva marca de 14 milhões de veículos produzidos. Os números alcançados em seis décadas reforçam a importância da fábrica, que começou a ser construída em 1956, entrou em funcionamento em 1957, se tornou referência e revolucionou o setor automobilístico brasileiro. A Anchieta é considerada um complexo industrial completo por abrigar atividades como Estamparia, Armação, Pintura, Montagem Final, Centro de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Novos Produtos.

Mais de oito mil unidades do Fusca produzidas na Anchieta foram emplacadas já em 1959, ano da inauguração, um volume muito acima das duas mil unidades vendidas entre 1953 e 1957, quando o modelo vinha da Alemanha, juntamente com a Kombi, para ser montado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

 Juscelino Kubistchek na inauguração da fábrica Anchieta em 1959
Presidente Juscelino Kubistchek na inauguração da fábrica Anchieta em 1959

A partir de 1962, o Fusca, que viria a alcançar a marca de 1 milhão de unidades produzidas em 1972, já era líder de vendas do mercado brasileiro, posição que manteria por 24 anos consecutivos.

A fábrica foi responsável também pela produção de diversos modelos que marcaram presença, ao longo dos anos, nas ruas e garagens dos brasileiros, assim como em mais de uma centena de países que receberam modelos Volkswagen exportados a partir de 1970. Entre os carros icônicos feitos em São Bernardo do Campo, além de Fusca e Kombi, estão: Karmann-Ghia, VW 1600, VW 1600 TL, Variant, SP1, SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo, entre outros. Atualmente, a fábrica produz Novo Polo, Virtus, Saveiro e Saveiro Cross.

O início da década de 1970 marcou também a inauguração na Anchieta do Laboratório de Segurança Veicular, levando a Volkswagen a ser a primeira empresa a realizar crash-tests no Brasil. Essa importante área, que viria ser ampliada e modernizada em 2015, contribuiria para a Volkswagen ser hoje a empresa com o maior número de modelos com nota máxima na proteção para adultos no ranking do Latin NCAP (New Car Assessment Program).

Nova Anchieta

Outro momento marcante que simboliza o caráter pioneiro da fábrica em São Bernardo do Campo ocorreu no início dos anos 2000, quando foi inaugurada a linha de montagem do Polo, carro de plataforma mundial. A chamada 'Nova Anchieta', que recebeu à época investimentos de R$ 2 bilhões, era equipada com as mais avançadas tecnologias e modernos processos de produção para a época, incluindo 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada.

A fábrica Anchieta se tornava assim, em 2002, uma das mais modernas unidades do mundo, apta a produzir carros com os mesmos padrões de qualidade exigidos pelos principais mercados mundiais. O Polo era inovador em inúmeros aspectos, como design, conforto, tecnologia, qualidade dos materiais e acabamento.

Fábrica já produziu 14 milhões de veículos
Fábrica já produziu 14 milhões de veículos


De 1959 para cá, muita coisa mudou. Mas o DNA de pioneirismo e inovação tecnológica da unidade do ABC foi mantido. A Anchieta foi a fábrica escolhida, há pouco mais de dois anos, como o ponto de partida para o processo de construção da chamada Nova Volkswagen, uma empresa ainda mais próxima e conectada com seus públicos.

Produção do Virtus


Era o início de um amplo processo de transformação cultural, apoiado na maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen do Brasil, iniciada com o Novo Polo, no final de 2017, e o Virtus, no início de 2018, ambos fabricados nas linhas de produção da Anchieta. Esses dois modelos levaram a Anchieta a ser a primeira fábrica da marca a produzir carros no País a partir da estratégia modular MQB, o conceito mais moderno de produção adotado pelas empresas do Grupo Volkswagen em todo o mundo. Para isso, a fábrica recebeu modernizações na Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final, assim como nas áreas de Planejamento, Infraestrutura, TI e Logística, com foco na aplicação de inovações da Indústria 4.0.

"A Volkswagen tem um compromisso de longo prazo com o Brasil e com os brasileiros. De alguma forma, essa relação é ainda mais próxima de São Bernardo do Campo, cidade que abrigou a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha. Temos também uma relação de muita proximidade com as pessoas. Na Anchieta, temos casos de família de até três gerações de pessoas que trabalham ou já trabalharam na Volkswagen", destaca Mario Rodrigues, Diretor da Unidade de Produção Anchieta.

O futuro: New Urban Coupé

Em agosto deste ano, a Volkswagen anunciou o investimento de R$ 2,4 bilhões destinados a um novo lançamento em 2020, incluindo também aportes em digitalização, sistemas de TI e inovações tecnológicas na unidade. O novo produto a ser fabricado na Anchieta, o conceito inédito New Urban Coupé, é um modelo 100% projetado no Brasil, que tem grande potencial para exportação. Além da Anchieta, o modelo será produzido também na Europa, o que, na prática, representa a globalização da tecnologia e do conhecimento desenvolvidos no Brasil.

O New Urban Coupé vai inaugurar um novo segmento no mercado brasileiro e terá novidades que certamente vão atrair e conquistar ainda mais clientes para a marca Volkswagen, como o design, que traz esportividade aliada a uma posição de dirigir mais elevada, um estilo oferecido hoje apenas em modelos de segmentos premium. Ele introduzirá também no mercado brasileiro um novo sistema de infotainment com usabilidade intuitiva e alto nível de conectividade e personalização, totalmente desenvolvido no Brasil, que congrega os sistemas de áudio, conectividade e multimídia do veículo.

Linha de produção do Virtus robotizada
Linha de produção do Virtus robotizada


Digitalização

Os investimentos em Digitalização, parte crucial na estratégia da Nova Volkswagen, estão acelerando os processos e mudando a experiência dos clientes com a marca. O New Urban Coupé está sendo desenvolvido desde o início com as ferramentas e processos de digitalização mais avançados disponíveis na fábrica Anchieta. O design totalmente digitalizado permite agilidade nas possíveis alterações nas linhas do carro, seguindo as necessidades apontadas em clínicas com os clientes.

Já o Laboratório de Protótipo Virtual, criado de forma pioneira na Anchieta em abril de 2019, permitiu acelerar o tempo de desenvolvimento do New Urban Coupé em quase um ano. Ferramentas de Indústria 4.0, como impressoras 3D e processos digitalizados, com alto nível de automação e inteligência artificial, integram a produção do novo veículo.

Linha do Tempo:


1959: Inaugurada oficialmente a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo

1965: Inauguração do Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design na Anchieta

1967: Volkswagen chega ao patamar de meio milhão de unidades produzidas

1968: Produção do Sedã 1600 quatro portas

1969: Produção da Variant

1970: Milionésimo Volkswagen brasileiro é produzido (VW Sedan 1300); Início das exportações

1971: Inauguração do Laboratório de Segurança Veicular Primeira empresa a realizar crash tests no Brasil

1973: Fundação do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI

1973: Início da produção da Brasília

1977: Primeira fábrica no Brasil a inaugurar um Laboratório de Emissões

1982: Início da produção da Saveiro

1984: Introdução dos primeiros robôs na linha de montagem, para produção de Santana

1986: Fusca deixa de ser produzido

1993: Retomada da produção do Fusca

1994: Início da produção do Novo Gol na fábrica Anchieta

1996: Certificação ISO 9001

2001: Fábrica Anchieta comemora a produção de 10 milhões de veículos

2002: Inauguração da Nova Anchieta para produção do Polo

2005: Anchieta recebe certificação ISO 14.001 (Sistema de Gestão Ambiental)

2014: Marco histórico de 13 milhões de veículos produzidos

2016: Anchieta inicia a produção de Novo Gol e a Nova Saveiro

2017: Início da Nova Volkswagen com a produção do Novo Polo

2018: Início da produção do Virtus, 1º carro da América Latina com inteligência artificial. Anchieta recebe a certificação ISO 50001 (Sistema de Gestão de Energia)

2019: Inauguração do Laboratório de Protótipo Virtual e anúncio da produção do New Urban Coupé


TEXTOS E FOTOS: DIVULGAÇÃO


Post a Comment

Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...

Postagem Anterior Próxima Postagem