A Yamaha foi às ruas ouvir o que seus
clientes gostariam de melhorar na Lander e o resultado foi a
nova geração da Lander ABS, uma moto com novo design, mais
segurança, conforto e garantia de 4 anos. O conceito desta nova geração
surgiu do resultado de pesquisas com potenciais clientes da categoria sobre as
possibilidades de melhoria no modelo. E os questionamentos que mais se
destacaram foram: -“E se ela tivesse o visual robusto da XT660?”; -“E se ela
mantivesse sua agilidade e DNA off road?”; – “E se ela tivesse o conforto da
Ténéré 250?”.
De acordo com a Yamaha, foi para atender a estes
questionamento que nasceu a nova geração da Lander ABS. O
design é inspirado no conceito de movimento dinâmico, que traz agilidade e
leveza. É robusto e agressivo, com dianteira marcante e tanque imponente,
remetendo à XT660R. Essa inspiração na icônica big trail fica evidente em
detalhes como o conjunto formado pelo para-lama dianteiro, carenagem que
envolve o farol e os protetores dos amortecedores, e também as abas do tanque.
Assento em dois níveis
O modelo passou também a incorporar qualidades de sua irmã
Ténéré 250. Conta agora com assento, em dois níveis, mais largo e ergonômico,
promovendo um melhor encaixe do condutor à motocicleta e mais eficiência na
acomodação do garupa, que também passa a contar com alças de apoio em alumínio.
Outra qualidade dá-se pela maior autonomia do tanque de combustível, que
aumenta sua capacidade de 11 para 13,6 litros e passa a contar com tampa estilo
aviação.
A nova Lander ABS é equipada com luz de
posição e tanto a lanterna quanto o farol, passam a ser em FULL LED, enquanto o
painel digital está mais completo, agora com indicadores de consumo médio e
instantâneo. Para quem gosta de encarar as estradas, a Yamaha criou o Kit
Touring. Vendido na rede de concessionários, ele contará com acessórios como
bagageiro, bauletos com duas opções de tamanho – 33 e 35 litros –, e ainda
protetor lateral do motor e para-brisa.
Preço da Lander ABS
A Yamaha Lander ABS terá três opções de cores: Azul
(Competition Blue), Branco (Sports White) e Preto (Black Eclipse), e estará
disponível nos Concessionários Yamaha na segunda quinzena de janeiro de 2019.
Seu preço competitivo só será divulgado neste período.
Graças a sua agilidade e versatilidade, ela é uma moto
perfeita para o “off-road urbano” do dia a dia, podendo ser utilizada para
locomoção até o trabalho, para o lazer e em pequenas viagens por estradas ou
por caminhos de terra.
Parte do mérito do ótimo comportamento dinâmico da Lander se
deve ao seu chassi, que na nova geração recebeu mudanças para acomodar o novo
tanque de combustível e o assento em dois níveis.
Todo fabricado em aço, o chassi da nova trail de 250cc da
Yamaha combina a dupla trave superior com o berço semi-duplo, por isso é capaz
de resistir a torções que incidem diretamente no comportamento da motocicleta.
Na prática, essa característica pode ser notada em sua grande agilidade e
facilidade de condução, que lhe permite mudar de trajetória com notável rapidez
e, o mais importante, de forma firme e estável – qualidades imprescindíveis para
uma motocicleta segura… e divertida!
Suspensão
As suspensões são robustas e garantem suavidade no
funcionamento, filtrando com eficiência as irregularidades do piso. Na
dianteira, os tubos internos têm 41mm de diâmetro e o longo curso de 220 mm. Já
na traseira, o sistema Monocross com link, amortecedor único a gás e ajustável
na compressão da mola, tem curso de 204 mm.
As rodas da nova Lander tem diâmetro de 21 polegadas na
dianteira e 18 na traseira. Elas são calçadas pelos pneus Metzeler Tourance nas
medidas 80/90-21 na dianteira, e 120/80-18 na traseira, capazes de garantir um
surpreendente desempenho no asfalto e uma boa aderência na terra.
O sistema de freios é composto por um disco de 245mm e uma
pinça de duplo pistão na frente, e um disco de 203mm e pinça simples na
traseira. Nesse quesito, a grande novidade é a adoção do sistema ABS –
Anti-lock Bracking System – como item de série. Presente na roda dianteira, ele
impede o seu travamento em condições de baixa aderência de piso, como em dias
de chuva ou mesmo frente a frenagens bruscas de emergência, garantindo,
portanto, ainda mais segurança na condução.
Farol e painel
A utilização de farol móvel que acompanha o movimento do
guidão e lanterna traseira inteiramente em LED também são pontos a favor da
segurança. Além de conferirem mais modernidade e menor consumo de energia à
nova Lander ABS, eles também proporcionam maior eficiência na iluminação.
Totalmente digital e com iluminação em LED, o painel da nova
Lander oferece boa leitura em qualquer situação. Nele, o destaque fica por
conta dos novos indicadores de consumo instantâneo e média de consumo –
bastante úteis emc viagens e também no uso diário. Outras funções disponíveis
são o velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel
Trip” (que indica a quilometragem rodada na reserva), relógio, tacômetro de
fácil leitura e também as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e
alerta de motor e do sistema Blueflex.
Motor
O principal responsável por dar a Lander ABS – e também na
Fazer 250 – a sua fama de resistente e econômica é o seu motor. O
monocilíndrico, de arrefecimento misto – conta com o auxílio de um radiador de
óleo – tem a capacidade de 249,5 cm³ e é do tipo SOHC (Single Over Head
Camshaft), utilizando duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote.
A Lander ABS é dotada do sistema Blueflex, que permite
abastecimento com gasolina ou etanol. Quando abastecida com gasolina, a
potência máxima gerada é de 20,7 cv e de 20,9 cv em caso de o motor ser
alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua vez é de
2,1 kgf.m, tanto abastecido com etanol quanto por gasolina, ambos alcançados a
6.500 giros.
Menos poluente
Embora não tenha sofrido alteração nos números de potência e
torque, o sistema de alimentação da Lander está mais eficiente. Nele, a nova
injeção eletrônica de combustível agora segue o padrão de modelos de alta
cilindrada, com injetor de 10 furos. Este refinamento técnico permite que a
atomização da mistura ar e combustível injetado no interior da câmara de
combustão seja mais eficiente, gerando não só uma queima mais completa –
resultando em melhores respostas – mas também em um funcionamento menos
poluente e com maior economia de combustível.
Outro fator que faz dessa nova Yamaha uma motocicleta menos
poluente, é a adoção do novo catalizador de três vias, exigido pelas rígidas
normas de emissões vigentes. No que se refere a estética, as tampas
laterais do motor são na cor preto, conferindo sofisticação à nova trail.
Ficha Técnica YAMAHA LANDER ABS 2019
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MOTOR
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Motor
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SOHC, 2 válvulas, Refrigeração a Ar, 4 Tempos
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Cilindrada
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249,5
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Quantidade de Cilindros
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1
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Potência Máxima
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20,7cv/8.000 rpm (Gasolina) – 20,9cv/8.000 rpm (Etanol)
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Torque Máximo
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2,1 kgf.m/6.500 rpm (Gasolina) - 2,1 kgf.m/6.500 rpm (Etanol)
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Alimentação
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Injeção Eletrônica
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Sistema de Partida
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Elétrica
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Peso a seco
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143 kg
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Câmbio
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5 velocidades
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SUSPENSÃO
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Dianteira
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Garfo telescópico
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Curso da Suspensão Dianteira
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220 mm
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Traseira
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Balança traseira tipo Monocross com link
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Curso da Suspensão Traseira
|
204 mm
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FREIOS
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Dianteiro
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Disco hidráulico de 245 mm
com sistema anti bloqueio (ABS)
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Traseiro
|
Disco hidráulico de 203 mm
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DIMENSÕES
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Altura do assento
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875 mm
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Comprimento total
|
2150 mm
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Largura Total
|
815 mm
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Altura Total
|
1210 mm
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Altura mínima do solo
|
270 mm
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Distância entre eixos
|
1385 mm
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Tanque de Combustível
|
13,6 L (4,1 L reserva)
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