A Yamaha foi às ruas ouvir o que seus clientes gostariam de melhorar na Lander e o resultado foi a nova geração da Lander ABS, uma moto com novo design, mais segurança, conforto e garantia de 4 anos. O conceito desta nova geração surgiu do resultado de pesquisas com potenciais clientes da categoria sobre as possibilidades de melhoria no modelo. E os questionamentos que mais se destacaram foram: -“E se ela tivesse o visual robusto da XT660?”; -“E se ela mantivesse sua agilidade e DNA off road?”; – “E se ela tivesse o conforto da Ténéré 250?”.

De acordo com a Yamaha, foi para atender a estes questionamento que nasceu a nova geração da Lander ABS. O design é inspirado no conceito de movimento dinâmico, que traz agilidade e leveza. É robusto e agressivo, com dianteira marcante e tanque imponente, remetendo à XT660R. Essa inspiração na icônica big trail fica evidente em detalhes como o conjunto formado pelo para-lama dianteiro, carenagem que envolve o farol e os protetores dos amortecedores, e também as abas do tanque.


Assento em dois níveis

O modelo passou também a incorporar qualidades de sua irmã Ténéré 250. Conta agora com assento, em dois níveis, mais largo e ergonômico, promovendo um melhor encaixe do condutor à motocicleta e mais eficiência na acomodação do garupa, que também passa a contar com alças de apoio em alumínio. Outra qualidade dá-se pela maior autonomia do tanque de combustível, que aumenta sua capacidade de 11 para 13,6 litros e passa a contar com tampa estilo aviação.



A nova Lander ABS é equipada com luz de posição e tanto a lanterna quanto o farol, passam a ser em FULL LED, enquanto o painel digital está mais completo, agora com indicadores de consumo médio e instantâneo. Para quem gosta de encarar as estradas, a Yamaha criou o Kit Touring. Vendido na rede de concessionários, ele contará com acessórios como bagageiro, bauletos com duas opções de tamanho – 33 e 35 litros –, e ainda protetor lateral do motor e para-brisa.

Preço da Lander ABS

A Yamaha Lander ABS terá três opções de cores: Azul (Competition Blue), Branco (Sports White) e Preto (Black Eclipse), e estará disponível nos Concessionários Yamaha na segunda quinzena de janeiro de 2019. Seu preço competitivo só será divulgado neste período.

Graças a sua agilidade e versatilidade, ela é uma moto perfeita para o “off-road urbano” do dia a dia, podendo ser utilizada para locomoção até o trabalho, para o lazer e em pequenas viagens por estradas ou por caminhos de terra.


Parte do mérito do ótimo comportamento dinâmico da Lander se deve ao seu chassi, que na nova geração recebeu mudanças para acomodar o novo tanque de combustível e o assento em dois níveis.

Todo fabricado em aço, o chassi da nova trail de 250cc da Yamaha combina a dupla trave superior com o berço semi-duplo, por isso é capaz de resistir a torções que incidem diretamente no comportamento da motocicleta. Na prática, essa característica pode ser notada em sua grande agilidade e facilidade de condução, que lhe permite mudar de trajetória com notável rapidez e, o mais importante, de forma firme e estável – qualidades imprescindíveis para uma motocicleta segura… e divertida!

Suspensão

As suspensões são robustas e garantem suavidade no funcionamento, filtrando com eficiência as irregularidades do piso. Na dianteira, os tubos internos têm 41mm de diâmetro e o longo curso de 220 mm. Já na traseira, o sistema Monocross com link, amortecedor único a gás e ajustável na compressão da mola, tem curso de 204 mm.


As rodas da nova Lander tem diâmetro de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira. Elas são calçadas pelos pneus Metzeler Tourance nas medidas 80/90-21 na dianteira, e 120/80-18 na traseira, capazes de garantir um surpreendente desempenho no asfalto e uma boa aderência na terra.

O sistema de freios é composto por um disco de 245mm e uma pinça de duplo pistão na frente, e um disco de 203mm e pinça simples na traseira. Nesse quesito, a grande novidade é a adoção do sistema ABS – Anti-lock Bracking System – como item de série. Presente na roda dianteira, ele impede o seu travamento em condições de baixa aderência de piso, como em dias de chuva ou mesmo frente a frenagens bruscas de emergência, garantindo, portanto, ainda mais segurança na condução.


Farol e painel

A utilização de farol móvel que acompanha o movimento do guidão e lanterna traseira inteiramente em LED também são pontos a favor da segurança. Além de conferirem mais modernidade e menor consumo de energia à nova Lander ABS, eles também proporcionam maior eficiência na iluminação.


Totalmente digital e com iluminação em LED, o painel da nova Lander oferece boa leitura em qualquer situação. Nele, o destaque fica por conta dos novos indicadores de consumo instantâneo e média de consumo – bastante úteis emc viagens e também no uso diário. Outras funções disponíveis são o velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (que indica a quilometragem rodada na reserva), relógio, tacômetro de fácil leitura e também as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de motor e do sistema Blueflex.

Motor

O principal responsável por dar a Lander ABS – e também na Fazer 250 – a sua fama de resistente e econômica é o seu motor. O monocilíndrico, de arrefecimento misto – conta com o auxílio de um radiador de óleo – tem a capacidade de 249,5 cm³ e é do tipo SOHC (Single Over Head Camshaft), utilizando duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote.

A Lander ABS é dotada do sistema Blueflex, que permite abastecimento com gasolina ou etanol. Quando abastecida com gasolina, a potência máxima gerada é de 20,7 cv e de 20,9 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua vez é de 2,1 kgf.m, tanto abastecido com etanol quanto por gasolina, ambos alcançados a 6.500 giros.

Menos poluente

Embora não tenha sofrido alteração nos números de potência e torque, o sistema de alimentação da Lander está mais eficiente. Nele, a nova injeção eletrônica de combustível agora segue o padrão de modelos de alta cilindrada, com injetor de 10 furos. Este refinamento técnico permite que a atomização da mistura ar e combustível injetado no interior da câmara de combustão seja mais eficiente, gerando não só uma queima mais completa – resultando em melhores respostas – mas também em um funcionamento menos poluente e com maior economia de combustível.


Outro fator que faz dessa nova Yamaha uma motocicleta menos poluente, é a adoção do novo catalizador de três vias, exigido pelas rígidas normas de emissões vigentes. No que se refere a estética, as tampas laterais do motor são na cor preto, conferindo sofisticação à nova trail.




Ficha Técnica YAMAHA LANDER ABS 2019
MOTOR
Motor
SOHC, 2 válvulas, Refrigeração a Ar, 4 Tempos
Cilindrada
249,5
Quantidade de Cilindros
1
Potência Máxima
20,7cv/8.000 rpm (Gasolina) – 20,9cv/8.000 rpm (Etanol)
Torque Máximo
2,1 kgf.m/6.500 rpm (Gasolina) - 2,1 kgf.m/6.500 rpm (Etanol)
Alimentação
Injeção Eletrônica
Sistema de Partida
Elétrica
Peso a seco
143 kg
Câmbio
5 velocidades
SUSPENSÃO
Dianteira
Garfo telescópico
Curso da Suspensão Dianteira
220 mm
Traseira
Balança traseira tipo Monocross com link
Curso da Suspensão Traseira
204 mm
FREIOS
Dianteiro
Disco hidráulico de 245 mm
com sistema anti bloqueio (ABS)
Traseiro
Disco hidráulico de 203 mm
DIMENSÕES
Altura do assento
875 mm
Comprimento total
2150 mm
Largura Total
815 mm
Altura Total
1210 mm
Altura mínima do solo
270 mm
Distância entre eixos
1385 mm
Tanque de Combustível
13,6 L (4,1 L reserva)
























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