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Yamaha MT-07 na cor vermelha metálica (Magma red): bonita que só ela
Fotos: Élcio Alves
 Texto: Jorge Massarolo

Rápida, fácil de pilotar e estilosa. Estes três adjetivos talvez sejam insuficientes para definir a MT-07, a bicilíndrica da Yamaha que cada vez mais vem ganhando admiradores com seu design agressivo, performance e tecnologia de ponta. Lançada em 2015, a integrante da família Master of Torque da Yamaha (MT) é uma máquina de 700 cilindradas que pode ser usada no dia a dia, ou para dar aquele passeio descontraído no fim de semana. Conforto, praticidade e energia não lhe faltam. Além de tudo, é econômica para a categoria. O preço sugerido pelo fabricante para a versão ABS 2017 é de R$ 31.690,00. 

No ano passado experimentei as duas irmãs mais “velhas” da 07, a MT-09 e a Tracer, motos explosivas em aceleração e desempenho, e devo dizer que a MT-07, apesar de menor potência, segue a mesma linha da família.


Visual da MT-07 transmite a sensação de velocidade, agilidade e leveza
















A força desta máquina vem do motor desenvolvido especialmente para ela, um DOHC com dois cilindros em linha, baseado na tecnologia Crossplane, de 689 cilindradas que alcançam 74,8 cv a 9.000 rpm, e torque de 6,9 kgfm a 6.500 rpm. Isso significa que a resposta ao giro do acelerador é instantânea e o piloto tem que dosar a mão para não ver a moto ir embora sozinha. Não há controle de tração ou mapeamento do motor, o que faz dela uma moto “selvagem”, mas controlada. O motor também é econômico para a categoria. Na avaliação feita pelo Correio o consumo ficou entre 20km/l e 23km/l, tudo depende da mão do piloto.


Estilo naked deixa toda musculatura à vista: força do  motor



















A MT-07 carrega o que a Yamaha chama de "visualização de performance", onde o design transmite a sensação de velocidade, agilidade e leveza, características comuns à toda família MT. É possível enxergar esses traços em detalhes, como o desenho em “Z”, formado pelas entradas de ar e a ponteira do escapamento. Design reforçado pelo tanque de combustível, com capacidade para 14 litros, no formato poligonal com painéis laterais de plástico, onde ficam as entradas de ar, farol em forma de diamante (que ilumina muito bem) e também na traseira elevada, onde fica a lanterna em LED. 

O assento para o passageiro, a 805 milímetros (mm) do chão, em formato triangular e bipartido, reforça a silhueta esportiva. Já o banco do passageiro, mais elevado e com fina camada de espuma, oferece pouco conforto.

Visual futurístico e motor esperto garantem um belo passeio


















Graças ao seu porte “esbelto”, 745mm de largura, ela manda muito bem nos corredores entre os carros e tem um bom ângulo de esterço, facilitando enormemente as manobras. É como se estivesse pilotando uma moto de 250 ou 300 cilindradas. A posição de pilotagem é confortável e não cansa mais que o normal, no entanto, a falta de carenagem faz o piloto brigar com o vento na estrada.

É uma naked com toda musculatura e nervura exposta. O que não poderia ficar bem em outra moto, na MT-07 fica bonito, deixa transparecer força e agilidade. Ela pesa 179kg na versão Standart e 182kg na versão com ABS. O quadro de aço foi projetado para deixar ela leve, compacta e ágil.

A suspensão dianteira é do tipo garfo telescópico, com 130mm de curso e 35mm de diâmetro interno, e a traseira é Monocross, com nove tipos de regulagem. O conjunto garante uma pilotagem esportiva e faz a MT-07 encarar muito bem as curvas, transmitindo segurança ao piloto. Os freios são formados, tanto na versão ABS como STD, por dois discos flutuantes de 282mm na dianteira e um de 245mm na traseira. São ariscos, basta beliscar manete e pedal.




















As leituras de desempenho do motor, e também do piloto, são facilmente visualizadas no painel digital. Com display em LCD, ele tem relógio, indicadores de marcha e combustível; o conta giros em barras, entre 4.000 a 8.000 rpm indica, além da rotação, a faixa de maior torque. Ainda tem hodômetro total e parcial, consumo médio, instantâneo, hodômetro parcial de reserva de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento, temperatura do ar de admissão e o indicador “Eco”, que mostra quando o motor está trabalhando na faixa econômica.

Graças a soma destas características e a boa tecnologia embarcada, a MT-07 vem crescendo nas vendas ano a ano, superando a irmã, digamos assim, mais velha e muito querida por uma legião de fãs, a XJ6 (o ronco do motor não é igual da XJ, mas é grave e encorpado). Se você quer uma moto ágil, bonita, potente, e divertida, a MT-07 é a pedida.





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