BMW F 800 GS, modelo 2017 vem nas cores preto, cinza e branco: novos grafismo, protetor de cárter e mais tecnologia embarcada - Foto: Divulgação


Por Jorge Massarolo

Chega nos próximos dias à rede de concessionárias autorizadas BMW a F 800 GS, ano 2017, com mudanças significativas em relação ao modelo anterior. Em termos de tecnologia, a motocicleta passa a oferecer, de série, acelerador Ride-by-Wire (sem cabo), os modos de condução Rain (pista molhada) & Road (estrada), que têm como função gerenciar as respostas de aceleração e frenagem, atuando em conjunto com os sistemas ABS e o controle automático de estabilidade (ASC). A fabricante ressalta que todas as melhorias não alteraram o preço final da moto, que é de R$ 45.900,00. Ela vem nas cores preto, cinza e branco.

A lista de aprimoramentos inclui novo escapamento em aço inox, com desenho mais moderno; painel de instrumentos, que passa a exibir novos layout e grafismos nos mostradores analógico e digital. Além dos itens de série já citados, ela tem amortecedor traseiro com ajustes de retorno e pré-carga, regulagem dos manetes de freio e embreagem, freio dianteiro com disco duplo, imobilizador eletrônico, lanterna traseira em LED, para-brisa alto, protetores de cárter e mãos, rodas raiadas, tomada de 12V e transmissão por corrente.

A motocicleta será disponibilizada com pacote Premium que acrescenta ainda ajuste eletrônico de suspensão (ESA), manoplas com aquecimento, computador de bordo, luzes indicadoras de direção em LED, cavalete central e controle automático de estabilidade (ASC). Lançada no Brasil em 2009, a big trail é produzida desde o ano passado na nova fábrica da BMW em Manaus.

Acelerando o modelo 2016 poucos dias antes do lançamento
do modelo 2017: força, robustez e banco alto
Foto: César Rodrigues























As mudanças eram mais que necessárias diante do crescimento das concorrentes no mercado, especialmente da Triumph Tiger 800, que já conta com três modos de condução (road, off-road e rider ajustável) e controle de velocidade cruzeiro. 

Modelo 2016
Poucos dias antes do lançamento do atual modelo, acelereiu a versão 2016, que havia passado por facelift, com mudanças na carenagem, aletas laterais pintadas de prata, novo acabamento no tanque e grafismos no painel de instrumentos, entre outras mudanças. 

A motorização não mudou. O modelo 2017 mantém a forte arrancada e robusta aceleração, garantidas pelo motor de dois cilindros e quatro válvulas de 798 cilindradas, que geram 85 cv de potência (a 7.500 rpm), tem torque máximo de 83 Nm, a partir de 5.750 rpm, conectados à caixa de marchas com 6 velocidades. Além disso, pode-se dizer que é econômico para a cilindrada. Fez a média de 21 km/l rodando estrada, terra e cidade. O tanque tem capacidade para 16 litros, sendo 4 de reserva. 


Manobras
A ciclística continua sendo um ponto forte e garante rápidas mudanças de trajetórias e facilidade de manobra em baixa velocidade. A BMW F 800 GS se comporta muito bem no trânsito pesado, responde rápido ao acelerador e tem potência de sobra. Sua leveza - 207kg  com todos os fluídos -, ajuda muito. Em estradas de terra ela se sente em casa. Somente é preciso desligar o controle de tração para fazer o pneu traseiro jogar pedras para trás, caso contrário, o sistema inteligente corta a aceleração. As rodas raiadas, de 21 polegadas na frente e 17 na traseira, respondem muito bem e garantem uma boa diversão. 

O quadro é de aço tubular treliçado, com o motor atuando como elemento estrutural.  A suspensão dianteira é formada por garfo invertido de 45mm e a balança traseira é de alumínio com amortecedor centralizado. Os ajustes eletrônicos permitem três modos de suspensão, conforto, normal e sport, que mudam a rigidez do amortecedor. Para segurar a fera, a BMW equipou a F 800 GS com sistema de freios de alto desempenho BMW Motorrad ABS, com disco duplo flutuante na frente de 300mm, e simples atrás de 265mm.



Motocicleta adora pegar uma estrada de terra, mas é preciso
desligar o controle de tração para jogar poeira para trás
Foto: César Rodrigues





















Ponto negativo, se é que se pode considerar negativo, é o banco a 895 milímetros do chão, um problemão para baixinhos. Acima de 140km/h é possível sentir uma leve vibração nas pedaleiras. Também seria conveniente instalar um protetor no escapamento para evitar queimaduras, como ocorreu com minha garupa ao descer da moto. O para-brisa fixo, e baixo, não ajuda a desviar o vento, que é jogado no capacete do piloto, causando turbulência. 

Painel
Destaque para o painel digital completo, com computador de bordo, indicador de marcha, horário, consumo instantâneo, médio, hodômetros total e parcial, marcador de temperatura, tudo facilmente acionado em um botão no manete esquerdo. O conta-giros e o velocímetro são analógicos, no entanto, os números do velocímetro estão muito próximos, o que dificulta saber exatamente a velocidade num rápido bater de olhos.


Conforto e pegada forte na trilha ou asfalto
Foto: César Rodrigues

Motociclista adora ouvir o ronco do motor, que é a característica de uma motocicleta. O da F 800 GS é discreto e grave, bonito de se ouvir, que demonstra potência e força. Enfim, é uma motocicleta para “toda obra”, com um DNA aventureiro, pronta para enfrentar qualquer desafio off-road e on-road, e capaz de levar seu piloto para aventuras mundo afora com conforto, tecnologia e motorização. Basta montar seu roteiro e boa viagem. 






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