Moto une a tradição da marca com os caprichos da modernidade, como o sistema de partida sem chave, cruise control e acelerador eletrônico




Motocicleta de entrada da família Chief, a Indian Classic impressiona por seu porte avantajado, estilo retrô e motorização. Lançada no Brasil no final do ano passado, e produzida em regime de CKD, em Manaus (AM), ela vem para disputar mercado com modelos da concorrente, a também americana Harley-Davidson.

Poderosa e estilosa. Estes dois adjetivos dão uma ideia do que é essa máquina. Poderosa porque você está sobre duas rodas impulsionadas por um motor de 1.800 cilindradas. Não é pouca coisa. Estilosa porque seu estilo retrô e porte são únicos.

O segredo da Classic vem da década de 1940 do século passado, quando ela surgiu nas oficinas da Indian, primeira fabricante americana de motocicletas. De lá para cá, muita coisa aconteceu e por um bom tempo toda linha Indian deixou de ser fabricada, até que em 2011 a Polaris Industries adquiriu os direitos sobre a Indian Motorcycle, e relançou o modelo, mas preservando a importância da marca para o mundo de duas rodas. E o que se vê hoje é uma potente cruiser unindo modernidade e tradição.


Em termos de design, é clara a herança histórica da Indian neste modelo. Repare nos para-lamas dianteiros e traseiros, com linhas arredondadas que cobrem quase toda a roda. No para-lama dianteiro está uma das marcas nas Indian do século passado, o “War Bonnet” (o rosto de um índio americano com cocar), agora com iluminação LED. Os cabos elétricos passam pelo interior do guidão deixando o visual da motocicleta mais limpo e bonito.

A quase totalidade dos componentes mecânicos e suspensão tem acabamento cromado, com destaque para as tampas laterais do motor e para o conjunto formado pelas pedaleiras, do tipo plataforma, e os comandos de pedal de freio e câmbio. A carenagem do farol dianteiro, toda cromada, é enorme e chama a atenção pela sua elegância.  


Painel


Lembranças que remetem ao passado mas que estão amparadas por alta tecnologia e segurança para o piloto, como o sistema de partida sem chave, freios ABS, chassis em alumínio forjado, entre outros detalhes, e o acelerador eletrônico, que permitiu a adição do sistema de controle de velocidade. Testei em um trecho de 20 quilômetros e foi perfeito. Como o limite na via era de 100km/h, programei para andar a 95km/h e assim ela foi, em sexta marcha, mantendo a mesma velocidade nas retas, pequenas subidas e descidas. Muito bom. Para desativar, basta um toque no freio, acelerador ou embreagem.

O painel de instrumentação, redondo, também cromado, vem instalado no tanque de combustível e está equipado com velocímetro analógico e mostrador digital no centro, onde são apresentados o duplo indicador de quilometragem; conta-giros digital; indicador de temperatura ambiente; de combustível; de consumo médio; de marcha, voltímetro e relógio.

Outra modernidade da Chief Classic é o keyless (sistema com sensor de presença) que permite dar a partida na motocicleta sem utilização de chave, basta se aproximar da moto e apertar um botão no painel. Muito prático e seguro.






Motor
No começo do texto falei sobre o motorzão da Classic. É o V Twin Thunder Stroke 111 que equipa toda a linha Chief. O número 111 corresponde ao tamanho em polegadas cúbicas do motor; nada menos que 1.811cc, que geram 161,6 N.m. a 3.000 rpm. A potência não é fornecida pela fabricante.

Obviamente, uma das características mais marcante do 111 Thunder Stroke é a sensação de força disponível em todas faixas de giro. Basta enrolar o cabo que ela vai descarregando a potência, mas, a seu tempo. Quem espera uma grande vibração, pode tirar o cavalinho da chuva. A média de consumo ficou entre 16 e 18km/l na avaliação, nada mau para o motorzão.

O câmbio de seis marchas e a transmissão secundária por correia garantem um funcionamento com baixo nível de ruído e pouca manutenção. O charme da Classic é salientado pelos dois canos de escapamento, cromados, que liberam um ronco grave e convidativo a acelerar cada vez mais.



 Outro diferencial da Indian Classic é o seu chassi em alumínio forjado, que permite fazer curvas com boa inclinação e mantê-la firme na estrada. A sensação de deitar em curvas com ela é divertida, já na estrada é interessante colocar um para-brisa, pois acima de 140km/h o vento é segurado literalmente no peito, o que obriga o piloto a agarrar firme no guidão.



Com 2,63 metros de comprimento e 357 quilos (o tanque leva 20,8 litros), a Chief Classic impressiona pelo porte. Com tamanhas proporções, o piloto deve manter sempre o ponto de equilíbrio, caso contrário vai precisar de muita ajuda para tirá-la do chão. Por outro lado, os 66 centímetros de altura do assento para o solo facilitam as manobras, se bem que seu ângulo de esterção não é dos menores.

Suspensão e Freios
A suspensão robusta - na dianteira com tubos de 46mm e amortecedores de dupla mola com curso de 116mm e na traseira, com mono amortecedor da marca Fox Racing - absorve muito bem as irregularidades da pista, tornando o passeio bastante confortável. Os pneus de grosso calibre (medida 180/65-16 na traseira), reforçam este conforto. Para segurar este bólido de 357 quilos, a Indian equipou a Classic com potentes freios ABS.

Falando em conforto, o assento em couro é bastante agradável, mas se quiser levar um garupa vai ter que comprar separado, pois ela vem de fábrica somente com o do piloto. 

Por fim, a Indian Chief Classic é uma moto divertida de pilotar, estilosa e potente. Uma verdadeira clássica que retorna com o que há de melhor em modernidade e segurança para o piloto. 

Ela é comercializada nas cores Preto (Thunder Black) e Vermelho (Indian Motorcycle Red) ao preço sugerido de R$ 79.990,00. Bom passeio.


Texto de Jorge Massarolo

Fotos de Leandro Ferreira e Chris Cardoso



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