Por: Jorge Massarolo
Tudo o que o piloto deseja de uma motocicleta, além de sentir o vento na cara e a sensação de liberdade, é conforto, estilo, robustez e alto desempenho. Pois a inglesa Triumph Tiger 800XCa, oferece tudo isso em um conjunto perfeito para uma grande aventura sobre duas rodas.
Fabricada em Manaus (AM) e lançada no país em novembro do ano passado, modelo é a versão mais sofisticada da linha Tiger e vem com um pacote completo de equipamentos, capaz de tornar qualquer aventura por estradas asfaltadas ou off-road ainda mais divertida e confortável para piloto e garupa.
Além de contar, de série, com todos os equipamentos disponíveis nas demais motos da linha, a Tiger 800 XCa oferece importantes mimos, como aquecimento das manoplas e dos assentos do piloto e do passageiro, protetor de manopla, faróis de neblina em LED, terceira tomada auxiliar de 12 V, suporte para fixação de malas laterais, kit para GPS, cavalete central e piloto automático.
Tudo isso impulsionado pelo potente motor de três cilindros e 12 válvulas de 800 cilindradas e 95 cv de potência, que leva a máquina a mais de 200 km/h. O propulsor está acomodado em um chassi de aço tubular e acoplado a um conjunto de tecnologias como o acelerador eletrônico, três modos de pilotagem, freio ABS comutável e Controle de Tração (TTC) de fábrica. O tanque de combustível tem capacidade para 19 litros de gasolina, o que lhe dá uma autonomia próxima de 400 quilômetros em viagem, segundo o fabricante.
Para aqueles que gostam de andar um pouco mais fora da estrada, a Tiger 800 XCa oferece uma série de características focadas na pilotagem off-road, como a suspensão dianteira e traseira que oferece maior curso para enfrentar terrenos difíceis. Para sentir mais a máquina na “mão”, o piloto pode desligar o ABS ou personalizar sua escolha através dos três modos de pilotagem avançados. Quando o modo off-road é selecionado, por exemplo, o ABS é desabilitado para a roda traseira e o sistema também permite, em algum nível, o travamento da roda dianteira.
E tem o sistema Triumph de Controle de Tração que corta o torque do motor, evitando que a roda traseira perca a aderência lateral, proporcionando máximo controle tanto na estrada como em terrenos off-road. No modo “off-road”, o controle de tração permite maior deslize da roda traseira em comparação ao modo “estrada”. Se quiser, o piloto pode desligar o controle de tração.
Foto: Fábio Mello
O piloto também pode escolher entre quatro diferentes mapas de aceleração, de acordo com suas preferências e condições climáticas. Em todos os casos, o motor fornece potência máxima, mas o piloto precisa de diferentes acionamentos do acelerador para obter a mesma resposta.
O modo “chuva”, por exemplo, reduz a resposta da aceleração para evitar derrapagem. Já o modo “esportivo” proporciona uma resposta mais agressiva e rápida. No modo “off-road”, a aceleração é otimizada para encarar trilhas e terrenos não pavimentados. O modo “estrada” é a configuração padrão, oferecendo uma aceleração extremamente linear e suave para as condições do dia a dia.
Para fazer estas mudanças, basta o piloto acionar um botão no painel e pressionar a embreagem. Esta ação configura automaticamente o sistema de freios ABS, o controle de tração e os mapas de aceleração, mesmo com a moto em movimento.
A Tiger também oferece três modos de pilotagem: estrada, off-road e programável. Este último modo é completamente ajustável e permite ao piloto estabelecer suas próprias preferências para o sistema de freios ABS e controle de tração e selecionar um dos quatro mapas de aceleração disponíveis.
Outra inovação do modelo é o controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) – é a primeira motocicleta da categoria equipada com este recurso. É um item de série muito útil em longas viagens, reduzindo o cansaço do piloto e melhorando o consumo de combustível.
A Tiger 800 também vem equipada, de série, com computador de bordo que fornece ao piloto informações como tempo de viagem, velocidade média, autonomia e consumo instantâneo de combustível.
Sem dúvidas, é uma máquina perfeita para uma viagem ou um passeio de final de semana numa estrada de terra.
Foto: Fábio Mello
Tudo funcionou perfeitamente e ajudou muito a amenizar o frio noturno. Por falar em noite, o sistema de iluminação da Tiger é fantástico. Além dos potentes faróis duplos, os de neblina não estão ali como enfeite, eles iluminam mesmo.
O designer da Tiger é ultramoderno e chama a atenção por onde passa. Seu porte parrudo mostra que ali tem motor e força para encarar qualquer obstáculo, seja na terra ou na estrada. E tem o controle de tração que não deixa a roda traseira sair do prumo. A qualquer sinal de derrapagem, ele controla a rotação. Seu potente motor exige poucas reduções de marcha (o câmbio é preciso e macio) e na estrada, ela sobe rapidinho de 80 km/h para mais de cento... e alguma coisa.
As acelerações são vigorosas e suaves, além de transferir pouca vibração ao motociclista. A Triumph diz que a média de consumo fica em torno de 23km/l, em tocada leve. Já na avaliação feita pelo Correio, a média ficou em torno de 17km/l.
O ronco do motor é agradável e às vezes parece até que uma turbina é acionada. No trânsito pesado, o motorzão joga um belo calor, mas é só afastar um pouco as pernas que o calor se dissipa. A moto tem até piloto automático. Ideal para viagens ou vias com muitos radares. Basta acionar a velocidade desejada e pronto.
E para quem gosta de tecnologia, a Tiger oferece vastos recursos. O painel é completo, com pacote de instrumentos multifuncional de LCD, velocímetro digital, computador de bordo, tacômetro analógico, indicador de marcha, medidor de combustível, indicador de serviço, indicador de temperatura ambiente, dos modos de pilotagem e relógio. Além disso tem embreagem e alavancas de freio ajustáveis, cavalete central, três saídas de 12V, e para-brisa ajustável de série. Enfim, a Tiger 800 XCa é um convite para uma longa e agradável aventura.
Fabricada em Manaus (AM) e lançada no país em novembro do ano passado, modelo é a versão mais sofisticada da linha Tiger e vem com um pacote completo de equipamentos, capaz de tornar qualquer aventura por estradas asfaltadas ou off-road ainda mais divertida e confortável para piloto e garupa.
Além de contar, de série, com todos os equipamentos disponíveis nas demais motos da linha, a Tiger 800 XCa oferece importantes mimos, como aquecimento das manoplas e dos assentos do piloto e do passageiro, protetor de manopla, faróis de neblina em LED, terceira tomada auxiliar de 12 V, suporte para fixação de malas laterais, kit para GPS, cavalete central e piloto automático.
Tudo isso impulsionado pelo potente motor de três cilindros e 12 válvulas de 800 cilindradas e 95 cv de potência, que leva a máquina a mais de 200 km/h. O propulsor está acomodado em um chassi de aço tubular e acoplado a um conjunto de tecnologias como o acelerador eletrônico, três modos de pilotagem, freio ABS comutável e Controle de Tração (TTC) de fábrica. O tanque de combustível tem capacidade para 19 litros de gasolina, o que lhe dá uma autonomia próxima de 400 quilômetros em viagem, segundo o fabricante.
Para aqueles que gostam de andar um pouco mais fora da estrada, a Tiger 800 XCa oferece uma série de características focadas na pilotagem off-road, como a suspensão dianteira e traseira que oferece maior curso para enfrentar terrenos difíceis. Para sentir mais a máquina na “mão”, o piloto pode desligar o ABS ou personalizar sua escolha através dos três modos de pilotagem avançados. Quando o modo off-road é selecionado, por exemplo, o ABS é desabilitado para a roda traseira e o sistema também permite, em algum nível, o travamento da roda dianteira.
E tem o sistema Triumph de Controle de Tração que corta o torque do motor, evitando que a roda traseira perca a aderência lateral, proporcionando máximo controle tanto na estrada como em terrenos off-road. No modo “off-road”, o controle de tração permite maior deslize da roda traseira em comparação ao modo “estrada”. Se quiser, o piloto pode desligar o controle de tração.
Foto: Fábio Mello
O piloto também pode escolher entre quatro diferentes mapas de aceleração, de acordo com suas preferências e condições climáticas. Em todos os casos, o motor fornece potência máxima, mas o piloto precisa de diferentes acionamentos do acelerador para obter a mesma resposta.
O modo “chuva”, por exemplo, reduz a resposta da aceleração para evitar derrapagem. Já o modo “esportivo” proporciona uma resposta mais agressiva e rápida. No modo “off-road”, a aceleração é otimizada para encarar trilhas e terrenos não pavimentados. O modo “estrada” é a configuração padrão, oferecendo uma aceleração extremamente linear e suave para as condições do dia a dia.
Para fazer estas mudanças, basta o piloto acionar um botão no painel e pressionar a embreagem. Esta ação configura automaticamente o sistema de freios ABS, o controle de tração e os mapas de aceleração, mesmo com a moto em movimento.
A Tiger também oferece três modos de pilotagem: estrada, off-road e programável. Este último modo é completamente ajustável e permite ao piloto estabelecer suas próprias preferências para o sistema de freios ABS e controle de tração e selecionar um dos quatro mapas de aceleração disponíveis.
Outra inovação do modelo é o controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) – é a primeira motocicleta da categoria equipada com este recurso. É um item de série muito útil em longas viagens, reduzindo o cansaço do piloto e melhorando o consumo de combustível.
A Tiger 800 também vem equipada, de série, com computador de bordo que fornece ao piloto informações como tempo de viagem, velocidade média, autonomia e consumo instantâneo de combustível.
Sem dúvidas, é uma máquina perfeita para uma viagem ou um passeio de final de semana numa estrada de terra.
Foto: Fábio Mello
A Tiger 800XCa oferece três modos de pilotagem: estrada, off-road e programável
PRIMEIRA IMPRESSÃO
A semana em que retirei da Tiger 800 XCa da Concessionária Triple, em Campinas, foi perfeita para avaliar todos os “mimos” que ela oferece. Fez muito frio, então usei e abusei do sistema de aquecimento dos bancos e das manoplas. Você pode escolher entre quente e muito quente com um simples toque no botão.Tudo funcionou perfeitamente e ajudou muito a amenizar o frio noturno. Por falar em noite, o sistema de iluminação da Tiger é fantástico. Além dos potentes faróis duplos, os de neblina não estão ali como enfeite, eles iluminam mesmo.
O designer da Tiger é ultramoderno e chama a atenção por onde passa. Seu porte parrudo mostra que ali tem motor e força para encarar qualquer obstáculo, seja na terra ou na estrada. E tem o controle de tração que não deixa a roda traseira sair do prumo. A qualquer sinal de derrapagem, ele controla a rotação. Seu potente motor exige poucas reduções de marcha (o câmbio é preciso e macio) e na estrada, ela sobe rapidinho de 80 km/h para mais de cento... e alguma coisa.
As acelerações são vigorosas e suaves, além de transferir pouca vibração ao motociclista. A Triumph diz que a média de consumo fica em torno de 23km/l, em tocada leve. Já na avaliação feita pelo Correio, a média ficou em torno de 17km/l.
O ronco do motor é agradável e às vezes parece até que uma turbina é acionada. No trânsito pesado, o motorzão joga um belo calor, mas é só afastar um pouco as pernas que o calor se dissipa. A moto tem até piloto automático. Ideal para viagens ou vias com muitos radares. Basta acionar a velocidade desejada e pronto.
E para quem gosta de tecnologia, a Tiger oferece vastos recursos. O painel é completo, com pacote de instrumentos multifuncional de LCD, velocímetro digital, computador de bordo, tacômetro analógico, indicador de marcha, medidor de combustível, indicador de serviço, indicador de temperatura ambiente, dos modos de pilotagem e relógio. Além disso tem embreagem e alavancas de freio ajustáveis, cavalete central, três saídas de 12V, e para-brisa ajustável de série. Enfim, a Tiger 800 XCa é um convite para uma longa e agradável aventura.
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