Bajaj Dominiar 250

A nova Bajaj Dominar 250, fabricada em Manaus (AM), chega a toda a rede de concessionárias da marca no Brasil neste sábado, 17 de agosto. Com o novo modelo, a gigante indiana, que agora tem fábrica no Brasil, entra no disputado mercado das 250 cilindradas.

 A naked tem design inspirado na sua irmã maior, a Dominar 400, e chega nas cores Racing Red e Sparkling Black, por R$ 22.500.

Assim como nos demais modelos da linha Bajaj, a Dominar 250 apresenta equipamentos encontrados apenas em modelos de categorias superiores. O motor é apresentado pela fabricante como o mais forte da categoria, entregando 27 cavalos a 8.400 rpm e 2,39 kgf.m a 6.500 giros. Com duplo comando de válvulas (DOHC) no cabeçote, refrigeração líquida e injeção eletrônica, o motor monocilíndrico de 248,7 cm³ foi concebido para conciliar desempenho, sem abrir mão da economia de combustível.





A Dominar 250 tem câmbio de seis velocidades, que conta com embreagem assistida e deslizante. O modelo pesa 180 kg e tem tanque de combustível de 13 litros.

 O modelo conta com suspensão dianteira invertida de 135 mm de curso e traseira monochoque com nitrox de 110 mm, com vários níveis de ajuste. As duas rodas têm 17 polegadas, ABS de dois canais, com discos de 300 mm na frente e 230 mm atrás. Com rodas de liga leve, o modelo utiliza pneu dianteiro 100/80-17 e traseiro 130/70 - R17, sem câmara. Composição superior às concorrentes na mesma categoria.

 Além disso, o painel é 100% digital e a iluminação é full-LED. O farol opera em quatro modos diferentes, atendendo a várias necessidades de pilotagem e iluminação.




 “Com o início das operações da nossa fábrica e a expansão da rede de concessionárias em ritmo acelerado, agora direcionamos o nosso foco para o fortalecimento da linha de produtos disponíveis no Brasil, pensando sempre no cliente em todo o Brasil. Como já faz parte da nossa estratégia de atuação, a Dominar 250 entrega design moderno, qualidade e um pacote de equipamentos superior às concorrentes da mesma categoria, representando um excelente custo-benefício para os motociclistas brasileiros”, diz Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj Brasil. 




 Revisão com preço fixo


Junto com o lançamento da Dominar 250, a Bajaj apresenta a revisão com preço fixo e intervalo maior. Esta mudança é válida não só para a Dominar 250, mas para todos os modelos produzidos pela fábrica da Bajaj, em Manaus (AM), que passam a ter intervalo de revisão de 6 meses e não mais 4 meses, ou 5 mil km, o que ocorrer primeiro. A primeira revisão permanece com 1 mês ou 1 mil km.

A Bajaj já oferece 3 anos de garantia em toda a linha de motos e a mão de obra da primeira revisão é gratuita.


 

Fábrica em Manaus foi inaugurada em junho de 2024

Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria, em dezembro de 2022.

Em junho de 2024, a gigante indiana iniciou as operações de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Manaus (AM). A planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e conta com mais de 150 pessoas na operação, entre funcionários diretos e indiretos.

A unidade opera em regime CKD (Completely Knock Down, ou seja, completamente desmontada), realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição.

 Atualmente, os 4 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200, a Dominar 250 e a Dominar 400, são montados na nova fábrica.

 




Vendas

 Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram comercializadas mais de 8.900 motocicletas da marca e a meta para 2024 é triplicar o volume de 2023, superando as 12.000 motos. Para 2025, com a fábrica operando na capacidade total, o objetivo é chegar a 20 mil unidades produzidas.

 Até o fim de 2024, a marca planeja também ao menos triplicar a sua rede de concessionárias (em comparação com o ano passado). Hoje são 22 endereços, localizados em Campinas (SP); Guarulhos (SP); Jundiaí (SP); Santo André (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 4 lojas; Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Belém (PA), Manaus (AM), Marabá (PA), Maceió (AL), Caruaru (PE), Recife (PE) e Salvador (BA).

 Já estão no cronograma dos próximos meses a abertura de novas lojas em Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Juiz de Fora (MG), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e também outras unidades na cidade de São Paulo.


Ficha técnica

 

MOTORMotor: Monocilíndrico DOHC, 4 tempos, refrigerado a líquido, 1 vela
Cilindrada: 248,77
Potência Máxima: 27 cv a 8.400 rpm
Torque Máximo: 2,39 kgf.m a 6.500 giros
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de Partida: Elétrica
Combustível: Gasolina
Sistema de Combustível: Injeção Eletrônica
Sistema ElétricoIgnição: Eletrônica
Bateria: 12V 8 Ah VRLA
Farol: FULL LED, AutoHeadlamp On (AHO)
CapacidadeTanque de combustível: 13 litros
DimensõesComprimento x Largura x Altura: 2.156mm x 836 mm x 1.112 mm
Distância entre Eixos: 1.453 mm
Distância Mínima do Solo: 157 mm
Peso em Ordem de Marcha: 180 kg
CHASSITipo de Chassi: Perimetral
Suspensão Dianteira: Telescópica, Garfo Invertido (USD)
Suspensão Traseira: Monochoque com Nitrox
Freio Dianteiro/Diâmetro: Disco com ABS, Ø300 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: Disco com ABS, Ø230 mm
Pneu Dianteiro: 100/80-17, 52P Sem câmara
Pneu Traseiro: 130/70 - R17, 62P - Sem câmara
Roda: Liga Leve
CORESRacing Red
Sparkling Black

 

Post a Comment

Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...

Postagem Anterior Próxima Postagem