A Honda XR 300L Tornado estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de agosto, com preço público sugerido para São Paulo, que não inclui frete ou seguro, de R$ 27.690,00.

Com modernidade técnica herdada de modelos como CRF 250F e XRE 300 Sahara, a nova representante trail da marca visa atender ao público que busca por versatilidade e robustez on-off road.

Ela vem com o mesmo motor que equipa a Sahara 300. Trata-se do monocilíndrico SOHC arrefecido a ar, de 293,5 cm3, que privilegia o torque em baixas e médias rotações. Em virtude de alterações na caixa do filtro de ar, a potência máxima usando etanol é de 24,8 cv (24,3 cv com gasolina), o que representa diferença na ordem de 0,4 cv em relação ao motor que equipa a Sahara 300.

Todavia, o torque máximo de 2,74 kgf.m (com etanol, 2,7 kgf.m com gasolina) foi mantido, e surge em regime levemente inferior de rotação.

A alimentação está a cargo do sistema de injeção eletrônica PGM-FI com tecnologia FlexOne, que permite abastecimento com gasolina ou etanol em qualquer proporção. O motor da nova Tornado atende as exigências da legislação PROMOT 5.



Tendo em vista uma proposta mais fora de estrada ante a Sahara 300, medidas da geometria, o cáster e o trail, foram alteradas. A mudança é mínima no cáster – 25º59’ na XR 300L Tornado enquanto na Sahara 300 tal medida é de 26º00’ –, enquanto o trail passou de 98 mm na Sahara para 123 mm na XR 300L Tornado. Na prática, estes números evidenciam a opção por mudanças de direção mais rápidas na Tornado e privilégio da estabilidade direcional em velocidades elevadas na Sahara 300.

 Suspensão robusta

Quanto às suspensões, a XR 300L Tornado tem um garfo dianteiro telescópico, com tubos de 41 mm e 245 mm de curso na roda, com aro de alumínio de 21 polegadas calçado com pneu 90/90. Na traseira, a suspensão Pro-Link tem conjunto mola/amortecedor regulável em sete posições ancorado à balança de alumínio. O curso é de 227 mm (2 mm a mais que na Sahara 300). O pneu traseiro tem medida 120/80 – 18. A XR 300L Tornado está equipada com os novos pneus Metzeler Karoo Street, com desempenho adequado tanto no asfalto como na terra.

 A frenagem conta com sistema ABS de dois canais, com disco dianteiro de 256 mm de diâmetro e cáliper de pistão duplo de comando hidráulico. O disco traseiro tem 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples, também com comando hidráulico. O peso a seco é de 143 kg.

O display 100% digital tem indicador de marcha, marcador de nível do combustível, conta-giros, hodômetros total e parcial (A e B) e indicador de consumo médio e instantâneo, além de cinco níveis de controle de luminosidade.

Ao eventual passageiro, a XR 300L Tornado reserva uma ampla porção de assento ladeada de alças de aço com revestimento de borracha para apoio das mãos, que em caso de uso solo podem ser utilizadas para amarração de bagagem.  

Um aspecto que diferencia a XR 300L Tornado da Sahara 300 é a existência das coifas de proteção para as bengalas da suspensão dianteira. Elas protegem a superfície das bengalas da poeira e pedras em uso off-road, além de serem elementos estéticos importantes, acrescentando robustez ao conjunto frontal.

 


O reservatório de combustível está protegido por abas laterais e um invólucro plástico superior, no qual se encontra a tampa tipo aeronáutico dotada de chave. A capacidade é de 13,8 litros (3,7 litros de reserva). A superfície lateral do tanque e sua conjunção com o assento facilita a movimentação do piloto em pilotagem off-road.

Garantia de 3 anos

 A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). 

O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.

Post a Comment

Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...

Postagem Anterior Próxima Postagem