A Honda XR 300L Tornado estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de agosto, com preço
público sugerido para São Paulo, que não inclui frete ou seguro, de R$
27.690,00.
Com modernidade técnica
herdada de modelos como CRF 250F e XRE 300 Sahara, a nova representante trail
da marca visa atender ao público que busca por versatilidade e robustez on-off
road.
Ela vem com o mesmo motor que
equipa a Sahara 300. Trata-se do monocilíndrico SOHC arrefecido a ar, de 293,5
cm3, que privilegia o torque em baixas e médias rotações. Em virtude de
alterações na caixa do filtro de ar, a potência máxima usando etanol é de 24,8
cv (24,3 cv com gasolina), o que representa diferença na ordem de 0,4 cv em
relação ao motor que equipa a Sahara 300.
Todavia, o torque máximo de
2,74 kgf.m (com etanol, 2,7 kgf.m com gasolina) foi mantido, e surge em regime
levemente inferior de rotação.
A alimentação está a cargo do
sistema de injeção eletrônica PGM-FI com tecnologia FlexOne, que permite
abastecimento com gasolina ou etanol em qualquer proporção. O motor da nova
Tornado atende as exigências da legislação PROMOT 5.
Tendo em vista uma proposta
mais fora de estrada ante a Sahara 300, medidas da geometria, o cáster e o
trail, foram alteradas. A mudança é mínima no cáster – 25º59’ na XR 300L
Tornado enquanto na Sahara 300 tal medida é de 26º00’ –, enquanto o trail
passou de 98 mm na Sahara para 123 mm na XR 300L Tornado. Na prática, estes
números evidenciam a opção por mudanças de direção mais rápidas na Tornado e
privilégio da estabilidade direcional em velocidades elevadas na Sahara 300.
Suspensão robusta
Quanto às suspensões, a XR
300L Tornado tem um garfo dianteiro telescópico, com tubos de 41 mm e 245 mm
de curso na roda, com aro de alumínio de 21 polegadas calçado com pneu 90/90.
Na traseira, a suspensão Pro-Link tem conjunto mola/amortecedor regulável em
sete posições ancorado à balança de alumínio. O curso é de 227 mm (2 mm a mais
que na Sahara 300). O pneu traseiro tem medida 120/80 – 18. A XR 300L Tornado
está equipada com os novos pneus Metzeler Karoo Street, com desempenho adequado
tanto no asfalto como na terra.
A frenagem conta com sistema ABS de dois
canais, com disco dianteiro de 256 mm de diâmetro e cáliper de pistão duplo de
comando hidráulico. O disco traseiro tem 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão
simples, também com comando hidráulico. O peso a seco é de 143 kg.
O display 100% digital tem
indicador de marcha, marcador de nível do combustível, conta-giros, hodômetros
total e parcial (A e B) e indicador de consumo médio e instantâneo, além de
cinco níveis de controle de luminosidade.
Ao eventual passageiro, a XR
300L Tornado reserva uma ampla porção de assento ladeada de alças de aço com
revestimento de borracha para apoio das mãos, que em caso de uso solo podem ser
utilizadas para amarração de bagagem.
Um aspecto que diferencia a XR 300L Tornado da Sahara 300 é a existência das coifas de proteção para as bengalas da suspensão dianteira. Elas protegem a superfície das bengalas da poeira e pedras em uso off-road, além de serem elementos estéticos importantes, acrescentando robustez ao conjunto frontal.
O reservatório de combustível
está protegido por abas laterais e um invólucro plástico superior, no qual se
encontra a tampa tipo aeronáutico dotada de chave. A capacidade é de 13,8
litros (3,7 litros de reserva). A superfície lateral do tanque e sua conjunção
com o assento facilita a movimentação do piloto em pilotagem off-road.
Garantia de 3 anos
A garantia é de 3 anos, sem limite de
quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento
gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão).
O intervalo de manutenção é de
6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com
1.000 quilômetros ou 6 meses.
إرسال تعليق
Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...