A KTM 250 SX-F 2023 é a primeira motocicleta motocross da marca austríaca produzida no Brasil. O processo de nacionalização do line-up representa uma nova fase para a KTM Brasil, que expande as operações na unidade fabril em Manaus (AM) e incrementa tanto a linha das motos de enduro como agora também as de motocross. 

A previsão de chegada da nova geração da 250 SX-F às concessionárias KTM de todo o país é em setembro, com preço sugerido de R$ 63.490, mais frete, e garantia de três meses.

A marca escolheu o Arena Cross, tradicional competição do motociclismo realizada no último sábado (20), para lançar a moto, em São Paulo. Apresentada há poucos meses na Europa, a 250 SX-F significa um grande salto nos padrões da competitiva classe 250 cc., com um pacote desenvolvido para oferecer a melhor performance e o fácil manuseio em qualquer nível.

“Nosso objetivo é oferecer as melhores e mais desejadas motos desse mercado, alinhadas às novidades da marca no exterior”, comemora Fábio Campos, diretor da KTM Brasil. “Iniciamos a produção de motos de motocross lançando primeiro a 250 SX-F, mas outros modelos virão na sequência”, revela.

A KTM implementou um conjunto de atualizações que visa a centralização de massas, menor peso e o melhor efeito “anti-squat” para garantir a aplicação perfeita da potência nas saídas de curvas, enquanto pedaleiras mais centralizadas evitam o risco de prender nos sulcos mais profundos.

Hidroformado, cortado a laser e soldado por robô, o novo chassi realoca as massas para mais perto do centro de gravidade e com parâmetros de flexão longitudinal e torção calculados para absorção de energia. Isso significa que o chassi atua como uma espécie de “amortecedor” e proporciona mais facilidade de manuseio, portanto, menos fadiga na pilotagem por muitas voltas.

Para superar e vencer qualquer obstáculo, a nova suspensão dianteira WP XACT traz recurso pneumático com reservatório de ar, tubos de 48 mm e regulagens divididas. Novos garfos hidráulicos melhoram a resistência quando exigidos ao extremo e minimizam o efeito de extensão em saltos e impactos. Os protetores redesenhados dão maior proteção contra sujeira.

A suspensão traseira conta com um novo amortecedor WP XACT que produz uma consistência inigualável nas pistas e mais segurança durante os longos e exigentes treinos ou corridas. Novas vedações de baixo atrito SKF e características avançadas de amortecimento refletem em maior tração das rodas no solo.

Outra grande novidade é que ambos os sistemas de amortecimento são ajustáveis e sem nenhuma ferramenta. Em poucos segundos o piloto pode realizar com as próprias mãos a melhor afinação para altas e baixas velocidades. Os sistemas contam com ajustes de pré-carga, bem como de compreensão e retorno de simples acesso e ajuste instantâneo.

Desempenho

Completamente melhorada, a ergonomia evoluiu com as novas medidas do triângulo de condução (guidão, pedaleiras e assento), que geram maior contato dos joelhos às superfícies. O assento mais plano facilita os movimentos enquanto uma nova cobertura superaderente possibilita controle superior. Novos plásticos foram redesenhados para obterem o menor acúmulo de lama e barro.

O motor da classe 250 cc. tem 47 cv de potência máxima. Com peso total de apenas 26,11kg está projetado para corresponder conforme o manuseio, com aumento de potência caso seja o desejo do piloto nas médias e altas rotações. A altura no motor foi reduzida em 8 mm e o posicionamento rotacionado dois graus para trás, que resultaram no posicionamento do pinhão 3 cm mais baixo, as novas medidas contribuíram para a centralização de massas e o efeito anti-squat.

A embreagem

De série na linha 2023, a 250 SX-F também oferece o inovador sistema Quickshifter, que proporciona ao piloto trocar as marchas sem mesmo desacelerar e encostar na embreagem. Isso significa aumentar as marchas de 2° para 5° concentrando-se apenas no que virá pela frente.

Para acionar o controle de largada basta apertar os botões “Quickshifter” e “Traction Control” ao mesmo tempo: a eletrônica irá ajustar a melhor tração, evitando o excesso ou baixa potência, assim como a perda de controle.

Garantir a máxima eficiência é a função do controle de tração e das opções entre os dois mapas de potência. De fácil acesso através de um punho de comando simples, o mapa1 oferece uma curva de potência mais linear, enquanto o mapa2 traz um golpe mais agressivo e aceleração explosiva. O controle de tração pode ser acessado pelo mesmo punho de comando e garante notória vantagem em situações lamacentas ou molhadas.

Highlights, 250 SX-F 2023:

• Motor mais potente da categoria com 47cv, menor e reposicionado.

• Chassi retrabalhado para melhor centralização de massas e efeito anti-squat.

• Nova suspensão WP XACT; desempenho e confiança em qualquer terreno.

• Ajustes de suspensão manuais.

• Ergonomia aperfeiçoada, melhor manuseio e facilidade na condução.

• Controle de tração e duas opções de mapas e potência.

• Inédito sistema Quickshiter de série; rapidez e conforto nas trocas de marcha.

• Plásticos redesenhados; menor acúmulo de terra ou lama.

• Novas pedaleiras; confiança entre os sulcos mais profundos.

• Launch Control (controle de largada) de série.

• Assento mais plano e com nova cobertura superaderente.

• Novo filtro de ar de série; proteção e performance para o motor.

• Fabricação nacional, com disponibilidade prevista para o mês de setembro.

FICHA TÉCNICA – KTM 250 SX-F

Partida – Elétrica.

Motor – 249,9 cm3, monocilíndrico quatro tempos.

EMS – Keihin EMS.

Diâmetro – 81,0 mm.

Curso – 48,5 mm.

Embreagem – Multidisco DS banhado a óleo, sistema hidráulico Brembo.

Velocidades – Cinco marchas.

Peso – 101 kg.

Capacidade do tanque – 7,2 L.

Freio dianteiro – Diâmetro disco 260 mm.

Freio traseiro – Diâmetro disco 220 mm.

Chassi – Tipo berço duplo central 25CrMo4.

Suspensão dianteira – Garfo invertido WP XACT 48 mm, com 310 mm de curso.

Suspensão traseira – Amortecedor WP XACT com hastes e 300 mm de curso.

Distância do solo – 343 mm.

Altura do assento – 958 mm.

Ângulo de esterço – 63,9°.

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