Por Jorge Massarolo
Naquela noite não dormi direito. Algo incomodava. Acordei bem cedinho, fui até a garagem e entendi o que estava acontecendo. Tinha a big trail Triumph Tiger 900 GT Pro, top de linha, me esperando para uma longa e agradável aventura – e ir até a padaria buscar o café da manhã não iria amenizar a ansiedade de sair acelerando.
Resolvi então ir até São Carlos buscar pão, digo, visitar meu irmão. Vesti a armadura de motociclista, girei a chave e um imenso painel TFT de 7 polegadas, todo colorido, começou a piscar sinalizando vários comandos. Uma pequena amostra da tecnologia embarcada na máquina.
Na minha frente, um tanque com capacidade de 20 litros, suficiente para rodar entre 350 e 400 km, ou seja, para ir e voltar até São Carlos (150 km de Campinas). Estava pronta a receita perfeita para a aventura. Logo, o motorzão de três cilindros com 900cc e potência máxima de 92.5 cv a 8.750 rpm – torque máximo de 87 Nm a 7.250 rpm – ruge e mostra a que veio.
Beleza e porte da Tiger causam boa impressão (Foto: Jorge Massarolo) |
Mas, antes de sair acelerando, é bom contextualizar a Tiger 900. O modelo foi desenvolvido para substituir a bem-sucedida Tiger 800, uma lenda do motociclismo mundial e líder de vendas durante vários anos no Brasil. A Triumph lançou a Tiger 900, completamente modificada em relação à Tiger 800, com um novo motor com respostas mais imediatas, novos equipamentos e especificações, tecnologia de pilotagem melhorada e 5kg mais leve.
Fabricada em Manaus, ela chegou ao mercado em meados de 2020 em duas versões: Tiger 900 GT Pro e Tiger 900 Rally Pro. A Tiger 900 Rally Pro foi projetada para aventuras off-road, com capacidade e conforto. Já a Tiger 900 GT Pro tem um perfil voltado para aventuras mais urbanas e longas viagens.
E foi com a GT Pro que embarquei na viagem para buscar pão em São Carlos. Confesso que demorei um pouco para me entender com as inúmeras combinações do painel, o que é compreensível, pois ali você tem o controle da moto na ponta dos dedos. É possível personalizar o painel e a moto do jeito que quiser.
Dá para escolher entre cinco modos de pilotagem: “Rain”, “Road”, “Sport”, “Off-Road” e “Configurável pelo Piloto”. Claro, fui na road, que é a pilotagem normal onde todos os sistemas de segurança estão ligados, como ABS e controle de tração otimizados para curvas.
Ela também possui interruptores iluminados com um joystick de cinco direções, controle eletrônico de velocidade de cruzeiro, manoplas e assentos aquecidos (com controle de passageiro separado) e sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).
Tiger 900 GT Pro: conforto, potência e tecnologia (Foto: Chris Cardoso) |
Bem, das novidades citadas acima usei algumas como o controle de velocidade de cruzeiro. Foi o que me livrou de uma série de radares escondidos ao longo da estrada. Programei a velocidade conforme o limite da via e deixei. Subida ou descida, o velocímetro ficava cravado na velocidade estabelecida. Além de tudo, deu uma sensível melhora na economia de combustível. O lado ruim é que torna a viagem monótona, pois o bom é torcer o acelerador. Então, de vez em quando dava uma esticada… nas pernas.
A embreagem assistida usei algumas vezes só para testar (e funcionou muito bem), pois o gostoso mesmo é de apertar o manete de embreagem. Detalhe interessante é o indicador de marchas bem visível no painel, bom para paradas em semáforos. As manoplas aquecidas, bem como os assentos também foram perfeitos em noites de frio.
O controle de tração é impecável. Botei a moto para jogar terra para trás, mas ele corta o barato rapidinho. Aí mudei para o modo de pilotagem off-road para liberar a tração.
Painel colorido de 7 polegadas trás todas as informações da moto (Divulgação) |
Outra mão na roda na estrada é o para-brisa facilmente ajustável com a mão, que oferece boa proteção contra o vento no peito e possíveis pedrinhas. Gostei do bom ângulo dos retrovisores. Permitem ver quem está exatamente atrás ou chegando pelos lados. Cansei de pegar motos onde não conseguia ver quem está logo atrás.
Em termos de ergonomia, a moto é perfeita. Talvez o assento pudesse ser mais macio, ou então eu é que não estou acostumado a ficar tanto tempo sobre uma moto. O guidão está 10 mm mais próximo do piloto, proporcionando uma posição de pilotagem mais ereta e confortável.
Frente agressiva e boa luminosidade (Foto: Jorge Massarolo) |
E para segurar essa máquina, os potentes freios Brembo Stylema, equipados com discos duplos de 320mm na frente e um disco único de 255mm na traseira, com ABS otimizado para curvas, dão conta do recado facilmente.
Estilo agressivoE assim foi o passeio até São Carlos, tranquilo e confortável, com potência e disposição de sobra para continuar a viagem por muitos e muitos quilômetros. Essa é a pegada da Tiger 900 GT Pro: a estrada.
E se além dos acessórios de fábrica, o piloto quiser incrementar a moto, a Triumph oferece linha exclusiva de acessórios genuínos disponível nas concessionárias da marca. Em Campinas, você pode encontrar na Concessionária Triple, que fica na Rua Rei Salomão, 231 – Jardim Conceição, Campinas, entrada do distrito de Sousas. A Triple cedeu a Tiger 900 GT Pro para o nosso Test Ride.
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