Toyota Etios sedã movido a gás
Toyota Etios sedã pode sair da concessionária equipado com o kit gás da Landirenzo


Se você quer fazer seu Toyota Etios sedã rodar com gás natural, chegou a hora. A Toyota lança no mercado brasileiro o Kit GNV certificado pela marca, que será disponibilizado para a linha Etios 2020 na carroceria sedã. Além da garantia de qualidade na instalação do sistema de Gás Natural Veicular no modelo, o objetivo é oferecer um produto com foco no maior valor de revenda e economia de combustível.

Em parceria com a Landirenzo, empresa italiana que atua há 65 anos na produção de kits GNV para o setor automotivo, a Toyota vai oferecer duas opções de entrega do modelo equipado com o componente de abastecimento.

Na primeira, o cliente pode retirar o veículo na concessionária e levá-lo até uma das oficinas autorizadas da Landirenzo definida pela Toyota para a instalação do kit, com prazo máximo de 30 dias após a compra ou 5.000 km rodados. Na segunda opção, o proprietário pode ter a praticidade de retirar o veículo já com o dispositivo instalado na concessionaria Toyota, mediante pagamento de frete de plataforma entre concessionária e oficina.

O kit escolhido foi o sistema de 5ª geração da Landirenzo, composto por 11 componentes de alta qualidade que proporcionam o perfeito funcionamento do veículo. São eles:

Injetores

Suporte de Cilindro

Chave Comutadora

2 cilindros de 7,5m³

Central Eletrônica

Manômetro

Sensor de temperatura de água

Redutor de Pressão

Válvula de abastecimento

Filtro de Gás

Sensor GNV


A grande vantagem para o cliente é que a Toyota manteve a garantia original do veículo, enquanto o Kit GNV possui garantia de 3 anos ou 100.000 km. Além disso, os engenheiros da Toyota realizaram alguns ajustes no veículo para que a instalação não modifique as características e performance do Etios. São eles: calibração do módulo de injeção; desenvolvimento de suportes dos componentes (cilindro, central eletrônica, flauta e válvula de abastecimento/filtro) específicos que garantem resistência e durabilidade; revisão no layout das mangueiras; e tubulação e chicotes do sistema GNV, eliminando interferências e riscos de incêndio, adicionando também proteção para os casos de interferência inevitável.

O preço sugerido para a aquisição do dispositivo de Gás Veicular Natural é de R$ 5.360, podendo variar de acordo com o valor de instalação do kit na oficina autorizada. Nesta primeira fase, somente as concessionárias dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro poderão oferecer a instalação do kit GNV nas oficinas certificadas. Em março de 2020, o projeto se estenderá para as concessionárias da região Nordeste e Sul e, a partir de junho do ano que vem, estará distribuída por todo o Brasil.


Etios vem equipado com motor 1.5L com 107 cv.

Desempenho e versões Etios Sedã 2020

Oferecido nas versões X e X Plus, o Etios na carroceria sedã vem equipado com motor 1.5L VVT-i DOHC de 16 válvulas, produzindo 107 cv nas medições realizadas com abastecimento de etanol. O câmbio é oferecido em duas configurações: manual de seis velocidades ou automática de quatro velocidades. As versões também possuem direção eletroassistida progressiva, que garante ótima dirigibilidade.

A versão X possui ar-condicionado; abertura interna do porta-malas, no sedã, e abertura elétrico, no hatch; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.

Já a versão X-Plus adiciona os seguintes itens: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática); alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem; rodas de liga leve de 15 polegadas e luz de setas nos retrovisores externos.

Mais seguro


Segundo testes do Latin NCAP, braço do programa Global NCAP e responsável por promover testes de segurança de automóveis comercializados na América Latina realizados neste ano, o Etios conta com quatro estrelas (de cinco possíveis) no quesito proteção para crianças, mantendo a mesma nota para adultos.

Para reforçar o quesito segurança, desde o lançamento da linha 2019, todas as versões do Etios contam com Controle de Estabilidade (VSC), Controle de Tração (TRC), Assistente de Subida em Rampa (HAC), airbag frontal duplo, sistema de frenagem com ABS e EBD, e carroceria com deformação progressiva.

Trajetória de sucesso


Presente no mercado nacional desde 2012, o compacto Etios supera 580 mil unidades produzidas nacionalmente na unidade de Sorocaba, localizada no interior de São Paulo. Deste total, cerca de 70% foi destinado ao mercado interno e o restante direcionado para exportação. Hoje, o Etios fabricado no Brasil é exportado para a Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras.


Neste segundo semestre, o modelo vem demonstrando que segue sendo uma excelente opção no mercado, com números de vendas crescentes. De julho a novembro, as vendas do Etios cresceram 22% (hatch e sedã) na comparação com o mesmo período de 2018. A produção seguiu no mesmo ritmo, com alta de 19%.

Post a Comment

Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...

Postagem Anterior Próxima Postagem