A LiveWire é vendida nos Estados Unidos com preço sugerido de US$ 29.799,00 |
A primeira motocicleta totalmente elétrica da Harley-Davidson, a LiveWire, começa a ser vendida nas concessionárias da marca nos Estados Unidos, Canadá e na maioria dos países europeus onde a Harley-Davidson está presente. A venda global está planejada para acontecer até 2021 em outros mercados, ainda sem datas definidas. O preço sugerido da motocicleta nos Estados Unidos é de US$ 29.799,00.
O modelo LiveWire faz parte do plano "More Roads to Harley-Davidson", e é o primeiro de um portfólio de veículos elétricos de duas rodas projetados para estabelecer a Harley-Davidson como líder na eletrificação de motocicletas.
A motocicleta é equipada com o motor elétrico H-D Revelation, com 105 cavalos de potência (78 kW) e produzindo 11,83 kgf·m de torque. Ao contrário de um motor de combustão interna, o H-D Revelation pode produzir 100% de seu torque nominal no momento em que o acelerador é girado, e 100% desse torque está sempre disponível. A LiveWire pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,0s e de 100 a 130 km/h em 1,9s.
Bateria tem autonomia de até 235km |
A bateria de alta voltagem oferece um alcance urbano de até 235 km (146 milhas) de autonomia ou 152 km (95 milhas) de distância combinada cidade e rodovia, conforme medição em testes utilizando os métodos MIC (Motorcycle Industry Council) City e MIC Combined e 158 km (98 milhas) utilizando o World Motorcycle Test Cycle (WMTC).
Veja alguns detalhes
• Sem embreagem: a motocicleta não requer embreagem e troca de marchas; a frenagem regenera a energia, uma vez que adiciona carga à bateria, especialmente no tráfego urbano, que tem muitas paradas.
• Ruído, vibração e calor mínimos: O motor elétrico H-D Revelation produz vibração mínima, muito pouco calor e quase nenhum ruído. Quando ligado, produz uma sutil pulsação de torque, projetada para permitir que o motociclista saiba que a motocicleta está pronta para andar. A pulsação cessa quando a motocicleta começa a se mover. O modelo foi projetado para produzir um som Harley-Davidson distinto à medida que acelera e ganha velocidade.
• Facilidade de manutenção: Muitos dos itens de manutenção de rotina exigidos de uma motocicleta movida por um motor à combustão interna são eliminados: não há óleo no motor para trocar e nenhuma vela, filtro de ar ou serviços na transmissão primária. A energia elétrica também elimina problemas de manutenção associados à gasolina com mistura de etanol e ao armazenamento fora de temporada. A motocicleta LiveWire exige inspeção ou manutenção de alguns itens mecânicos e consumíveis, como a tensão da correia de transmissão, óleo da caixa de transmissão, fluido de freio, pastilhas de freio e pneus, em intervalos recomendados e antes de rodar. A bateria de alta tensão tem uma garantia de cinco anos e quilometragem ilimitada.
Veja alguns detalhes
• Sem embreagem: a motocicleta não requer embreagem e troca de marchas; a frenagem regenera a energia, uma vez que adiciona carga à bateria, especialmente no tráfego urbano, que tem muitas paradas.
• Ruído, vibração e calor mínimos: O motor elétrico H-D Revelation produz vibração mínima, muito pouco calor e quase nenhum ruído. Quando ligado, produz uma sutil pulsação de torque, projetada para permitir que o motociclista saiba que a motocicleta está pronta para andar. A pulsação cessa quando a motocicleta começa a se mover. O modelo foi projetado para produzir um som Harley-Davidson distinto à medida que acelera e ganha velocidade.
• Facilidade de manutenção: Muitos dos itens de manutenção de rotina exigidos de uma motocicleta movida por um motor à combustão interna são eliminados: não há óleo no motor para trocar e nenhuma vela, filtro de ar ou serviços na transmissão primária. A energia elétrica também elimina problemas de manutenção associados à gasolina com mistura de etanol e ao armazenamento fora de temporada. A motocicleta LiveWire exige inspeção ou manutenção de alguns itens mecânicos e consumíveis, como a tensão da correia de transmissão, óleo da caixa de transmissão, fluido de freio, pastilhas de freio e pneus, em intervalos recomendados e antes de rodar. A bateria de alta tensão tem uma garantia de cinco anos e quilometragem ilimitada.
• Alto desempenho: A motocicleta LiveWire foi projetada para fornecer agilidade e controle confiável nas cidades e nas curvas. O centro de gravidade foi otimizado para melhorar o desempenho de tração, frenagem e nas curvas. Sua estrutura leve de alumínio é extremamente rígida e contribui para o manuseio preciso e ágil. A suspensão traseira SHOWA BFRC (Balanced Free Rear Cushion-lite) é totalmente ajustável e à dianteira SHOWA SFF- (Separate Function front Fork-Big Piston).
A bateria
A LiveWire é alimentada por uma bateria de alta voltagem de 15,5 kWh (ou RESS; Sistema de Armazenamento de Energia Recarregável) composta de células de íons de lítio, posicionada no centro da motocicleta e cercada pelo chassi de alumínio da motocicleta. Também é equipada com uma bateria de íons de lítio de 12V que fornece energia para a inicialização e o reconhecimento do sistema via chave.
A regeneração de energia é realizada por meio do motor elétrico quando o acelerador da motocicleta não está sendo acionado, enquanto o motor se transforma em um gerador colocando a carga de volta no RESS. O motociclista sentirá o processo de regeneração como um efeito de frenagem do motor. O RESS tem uma garantia de cinco anos e quilometragem ilimitada. A bateria pode ser recarregada em tomada padrão de 110V (ou 220V) com um cabo de alimentação especial que fica abaixo do assento da motocicleta. O tempo de carga é de uma noite.
A bateria
A LiveWire é alimentada por uma bateria de alta voltagem de 15,5 kWh (ou RESS; Sistema de Armazenamento de Energia Recarregável) composta de células de íons de lítio, posicionada no centro da motocicleta e cercada pelo chassi de alumínio da motocicleta. Também é equipada com uma bateria de íons de lítio de 12V que fornece energia para a inicialização e o reconhecimento do sistema via chave.
A regeneração de energia é realizada por meio do motor elétrico quando o acelerador da motocicleta não está sendo acionado, enquanto o motor se transforma em um gerador colocando a carga de volta no RESS. O motociclista sentirá o processo de regeneração como um efeito de frenagem do motor. O RESS tem uma garantia de cinco anos e quilometragem ilimitada. A bateria pode ser recarregada em tomada padrão de 110V (ou 220V) com um cabo de alimentação especial que fica abaixo do assento da motocicleta. O tempo de carga é de uma noite.
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...