Criada a partir de um projeto 100% inédito, design da CB 1000R procurou
se diferenciar das naked tradicionais

A nova Honda CB 1000R 2019, pioneira do conceito Neo Sports Café, já chegou às concessionárias da marca.  A moto está disponível nas cores vermelho metálico e preto perolizado, com preço público sugerido de R$ 58.690,00 (base Estado de São Paulo). 

Nascida a partir de um projeto 100% inédito, o design procurou seguir uma nova direção para se diferenciar das naked tradicionais. De acordo com o fabricante, "cada detalhe foi particularmente cuidado, do motor aos componentes que o circundam, com a intenção de transmitir um minimalismo retrô mas que não deixasse de evidenciar a elevada performance do motor e ciclística". 

Modos de pilotagem

O motor DOHC de 998cm3 de quatro cilindros em linha e cabeçote de 16 válvulas tem potência máxima de 141,4 cv a 10.500 rpm. Seu ajuste visou oferecer um consistente torque em regimes médios, entre 6 e 8 mil rpm, onde praticamente a totalidade dos 10,2 kgf.m já está à disposição. O motor oferece elevada performance – nas três primeiras marchas, até os 130 km/h, a CB 1000R é mais rápida que a CBR 1000RR Fireblade. 

Relação peso-potência é comparável à de superesportivas, segundo o fabricante

O comando do acelerador do tipo TBW (Throttle By Wire) oferece ao piloto um controle exato da potência e os quatro Riding Modes possibilitam alterar o nível de potência, do freio-motor e da intervenção do controle de tração. Três dos Riding Modes são pré-ajustados: em RAIN a potência fica no nível mais baixo, o freio-motor em nível intermediário e o controle de tração em nível elevado. No modo STANDARD o nível de potência, do controle de tração e do freio-motor é intermediário para os três parâmetros. No modo SPORT a potência é ajustada em nível pleno, e tanto controle de tração como de freio-motor estão no nível menos intrusivo. O quarto e último modo é o USER, que permite determinar o nível de cada um dos parâmetros de acordo ao gosto do piloto, e inclusive desligar o controle de tração.

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Potência

O peso a seco é de apenas 199 kg, e a elevada potência de 141,4 cv proporcionam à Honda CB 1000R uma relação peso-potência comparável à de superesportivas que reinaram nas pistas poucos anos atrás. Isso determinou a escolha de componentes de alta especificação para a parte ciclística – suspensões e freios – que, em conjunto com o chassi monotrave de aço, oferecem a dirigibilidade esperada para uma naked de última geração.



Conceito Neo Sports Café valoriza detalhes em metal

- Silhueta trapezoidal e ultracompacta
- Chassi monotrave de aço, de baixo peso
- Suspensões totalmente reguláveis Showa
- Freios dianteiros com cálipers de quatro pistões e fixação radial

Proporções compactas exaltam a silhueta trapezoidal. Elementos como o farol Full LED e o suporte de placa, fixado à balança da suspensão monobraço traseira, evidenciam a curta rabeta de alumínio que incorpora a lanterna traseira em LED e alças para o garupa.

O reduzido número de componentes da carroceria realizados em plástico – apenas seis – é evidente, e tem por objetivo destacar a qualidade dos elementos metálicos tais como as molduras do radiador, laterais, proteção das ponteiras de escape e também de detalhes usinados no motor pintado de preto. Outro destaque é o tanque de combustível de aço, sem soldas à vista.

Painel completo

A iluminação Full LED da CB 1000R tem uma característica "assinatura" das DRL (Daytime Running Light) na dianteira e traseira. O painel de instrumentos, totalmente digital, conta com velocímetro e conta giros, indicador de marchas, nível de combustível, relógio, indicador de temperatura externa e do arrefecimento do motor, computador de bordo (consumo médio, instantâneo e autonomia restante) indicadores de nível de potência, freio motor e controle de tração selecionados, além de luzes alerta para indicadores de direção, ABS, luz alta, sobreaquecimento do liquido de arrefecimento, corte do controle de tração, pressão do óleo do motor, injeção. A CB 1000R conta com o HISS (Honda Ignition Security System), sistema de proteção eletrônica que garante o acionamento do motor apenas pela chave original.

Painel é digital e completo, com todos os comandos e indicações que o piloto necessita


A posição de pilotagem resultante do triângulo formado por guidão, assento e pedaleiras é confortável e natural. A altura do guidão em relação ao nível do assento favorece um posicionamento ereto, com adequado encaixe dos joelhos no tanque.

Motor de quatro cilindros em linha é derivado da Fireblade

- Emissão de torque privilegia as médias rotações
- Acelerador eletrônico, três Riding Modes predefinidos e um personalizável
- Três níveis de potência, freio-motor e controle de tração
- Sistema de escape 4x2
- Embreagem deslizante com comando hidráulico


Câmbio

O câmbio de seis marchas atua em conjunto com a embreagem deslizante de comando hidráulico, equipamento que auxilia nas reduções de marcha mais radicais em pilotagem esportiva, limitando eventuais perdas de aderência do pneu traseiro que poderiam causar instabilidade.



Outro dispositivo personalizável é o shift light, luz que indica o momento para efetuar a troca para uma marcha superior. Situada no canto superior esquerdo do painel de instrumentos, o shift light pode piscar com frequência cada vez maior quando a rotação do motor se aproxima de um valor predefinido como pode variar a coloração de amarelo ao âmbar e rosa. Também está presente o indicador de marcha engatada e a luz ECO de pilotagem econômica.

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