Novo motor de 449 cm³ eleva a potência máxima em 3,4 cv, enquanto a curva de torque mais plana torna as acelerações ainda mais suaves e fáceis de serem controladas

A Kawasaki KX450 chega a 2019 com novo motor, novo chassi, partida elétrica e embreagem hidráulica. A máquina, completamente reprojetada, segundo o fabricante, tem como único objetivo levar o piloto ao topo do pódio nas competições de motocross. Ela já está à venda nas concessionárias da marca por R$ 43.990,00.

O novo motor de 449 cm³ eleva a potência máxima em 3,4 cv, enquanto a curva de torque mais plana torna as acelerações ainda mais suaves e fáceis de serem controladas.


Veja os resultados:

• Atuadores de válvula do tipo finger-follower (“balancim seguidor”), originalmente projetados por engenheiros da Kawasaki nos mundiais de Superbike e MotoGP, permitem o uso de válvulas de titânio de maior diâmetro e cames de perfil mais agressivo.

• As válvulas de admissão tiveram diâmetro aumentado de 36 mm para 40 mm e as de exaustão de 31 mm para 33 mm, com maior deslocamento. O peso do conjunto comando/válvulas foi reduzido.

• Admissão redesenhada, elemento mais fino para filtragem de ar, válvula do acelerador com diâmetro elevado de 43 mm para 44 mm e adoção de injetores com capacidade aumentada em 20% também ajudam a alcançar maior potência.Kawasaki KX 450 2019

• O pistão tem o mesmo desenho usado nas motos da equipe de fábrica no Mundial de Motocross, que resulta em mais resistência e menos peso (de 259,8 g para 243 g). Atrito reduzido pela adoção de bronzinhas também contribui para o ganho de potência.

• Coletor de escapamento alongado (590 mm para 695 mm) favorece as respostas ao acelerador em baixas rotações.

• Outras novidades incluem partida elétrica e embreagem de acionamento hidráulico, que se somam ao pacote completo já oferecido com controle de largada e seleção de três mapas na ECU. Eles podem ser reprogramados escolhendo entre os modos standard, hard e soft ou com o uso do kit de calibração*.
Chassi

Para a adição de recursos como a partida elétrica foram feitos esforços que reduziram o ganho de peso ao mínimo, resultando no chassi de KX450 mais esguio já produzido.

Cerca de 850 g foram retirados do chassi e componentes, enquanto outros 930 g foram removidos de motor, admissão e exaustão. No total o modelo 2019 soma apenas 109 kg em ordem de marcha. Suspensões, freios e ergonomia também foram aprimorados.

• O novo chassi perimetral de alumínio é uma evolução do projeto anterior com rigidez revisada e uso do motor como parte estrutural. O novo braço oscilante também contribui para a rigidez e melhoria da tração.


• O eixo dianteiro de maior diâmetro (20 mm para 22 mm) vem dos times de competição de fábrica, enquanto a suspensão traseira reprojetada com novo link e mais curso beneficia a tração atrás.

• O novo garfo dianteiro de 49 mm tem o mesmo diâmetro dos tubos das equipes de competição de fábrica, maior e que permite o uso de pistões também maiores para o amortecimento, resultando em atuação mais precisa e firme.

• Amortecedor traseiro do modelo 2019 permite dois ajustes de compressão separadamente, para amortecimento de baixa e alta velocidade.

• Disco de freio traseiro semi-flutuante aumentado de 240 mm para 250 mm de diâmetro e novo cilindro-mestre dianteiro, para maior precisão inicial, se juntam para elevar a performance de frenagem da KX450 a outro nível.

• Nova bateria de lítio: além de super leve, o que contribui para a economia de peso do conjunto, possibilita o uso da partida elétrica na motocicleta.
Ergonomia

O design completamente novo foi criado para facilitar a movimentação do piloto. Superfícies longas e suaves ajudam os movimentos para trás e para frente.



• Tanque mais baixo e plano, possível graças à bomba de gasolina reprojetada para ficar mais compacta, facilita o posicionamento à frente. Aletas mais estreitas e próximas do chassi também auxiliam as pernas a se firmarem. Até o desenho das tampas do motor foram pensadas para maior suavidade, não impedindo a movimentação.

• A KX450 2019 oferece quatro posições de ajuste do guidão Renthal: 25 mm à frente, 15 mm à frente, standard e 10 mm atrás. As pedaleiras estão 5 mm mais largas e foram reposicionadas 3 mm atrás; podem ser ajustadas 5 mm mais baixas. Tudo para que o piloto encontre a posição ideal.
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