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Por Jorge Massarolo

Confesso que fiquei intimidado ao ver a Yamaha MT-09 no estacionamento. Depois de um longo perĆ­odo afastado das mĆ”quinas sobre duas rodas, a MT (Master of Torque) estava ali, me desafiando. Seu explosivo motor de trĆŖs cilindros, com 847 cilindradas e 115 cv de potĆŖncia, se destaca na motocicleta, que combina caracterĆ­sticas esportivas, naked e motard.

Me aproximei, comecei a estudar seu mecanismo, suas linhas modernas e aerodinĆ¢micas, as rodas de liga leve e pneus gigantescos, traƧos inspirados nas motos tunadas japonesas. Girei a chave e uma chuva de sinais surgiu no painel posicionado Ć  direita do guidĆ£o. Ele Ć© completo, totalmente digital e vem com indicadores de marcha, combustĆ­vel, posiĆ§Ć£o do D-mode (jĆ” explico o que Ć©), conta giros, hodĆ“metro total e parcial, mĆ©dia de consumo instantĆ¢neo e total, contagem regressiva de quilĆ“metros quando o combustĆ­vel entra na reserva (muito Ćŗtil), temperatura da Ć”gua do radiador e temperatura do ar de admissĆ£o.


A MT-09 vem equipada com a tecnologia Yamaha D-mode (Drive Mode), que oferece trĆŖs opƧƵes de motorizaĆ§Ć£o: STD, A e B. A STD Ć© padrĆ£o e cobre vĆ”rias situaƧƵes de pilotagem, com torque firme e contĆ­nuo em baixas ou altas velocidades; a A Ć© a mais agressiva, com respostas imediatas ao toque do acelerador; jĆ” a B Ć© a mais calma e oferece uma pilotagem moderada, boa para quem estĆ” conhecendo a moto.

E lĆ” fui eu, parecendo crianƧa com um brinquedo novo: adrenalizado e temeroso. Na primeira esquina, em vez de acionar o pisca-pisca, apertei o botĆ£o da buzina, por azar, ao lado de um carro da polĆ­cia. Os dois PMs olharam desconfiados, forcei um sorriso amarelo e acelerei. Cada cutucada no acelerador correspondia a um coice e olhe que estava na fase “calma” do motor.




Estrada

O trecho que peguei estava cheio de radares limitando a velocidade em 60km/h. EntĆ£o tive que maneirar no acelerador e prestar atenĆ§Ć£o no velocĆ­metro. Como nĆ£o conhecia a posiĆ§Ć£o dos radares, fui ultrapassado por dezenas de motoboys com suas 150cc. Tudo bem. Minha vinganƧa veio em seguida. Peguei um trechinho da via Anhanguera e lĆ” fiz a mĆ”quina roncar. Impressionante, mesmo em alta velocidade bastava puxar o acelerador para ela saltar para frente. Espetacular a elasticidade do motor. Muitos motoboys ficaram para trĆ”s.

Aqui vale uma explicaĆ§Ć£o tĆ©cnica da Yamaha. A principal caracterĆ­stica do motor da MT-09 Ć© desenvolver torque e potĆŖncia com linearidade, o que permite leveza, ergonomia, agilidade e fĆ”cil pilotagem. O combustĆ­vel Ć© injetado na cĆ¢mara de combustĆ£o como um “spray micromĆ©trico” por meio de 12 orifĆ­cios instalados em cada um dos trĆŖs bicos injetores. Isso permite alta precisĆ£o e eficiĆŖncia de combustĆ£o resultando em desempenho excepcional. O eixo balanceador elimina as vibraƧƵes do motor trĆŖs cilindros.
O design da motocicleta nasceu a partir do que a marca denomina de "visualizaĆ§Ć£o de performance", que por si sĆ³ transmite a sensaĆ§Ć£o de velocidade, agilidade e leveza: Ć© a cara da Yamaha MT-09

Unido a esse sistema de injeĆ§Ć£o, o sistema YCC-T (Yamaha Chip Controlled – Throttle) detecta as menores aƧƵes do piloto por meio do acelerador e transmite os dados para a ECU (Eletronic Control Unit), que calcula instantaneamente o quanto de combustĆ­vel deve ser injetado no motor e o quanto de ar deve entrar no sistema. Este Ć© um dos grandes diferenciais dela. O resultado Ć© fantĆ”stico. Ela sai comendo asfalto.

Num passeio atĆ© Morungaba com minha mulher, paramos para tomar uma Ć”gua num bar. Um grupo de motociclistas estava ali e se aproximou para ver a moto. Conversa vai, conversa vem, um deles perguntou se ela tinha 600 cilindradas. Falei que nĆ£o, que eram 850, e o cara me olhou espantado. Expliquei que era um motor de trĆŖs cilindros e ele ficou mais admirado ainda.




FREIOS

Depois que levei um tombo com minha primeira moto, lĆ” na adolescĆŖncia, aprendi que acelerar uma moto Ć© fĆ”cil, basta enrolar o cabo e sentir o vento na cara. O grande problema Ć© saber parar o bĆ³lido. E neste ponto, a ciclĆ­stica da MT-09 Ć© excepcional. 

Ela vem equipada com sistema de freios ABS de sĆ©rie, com dois discos flutuantes de 298mm e 4 pistƵes em cada pinƧa dianteira, e um disco de 245mm na traseira. A suspensĆ£o traseira Ć© do tipo Monocross com link, e 130 mm de curso de roda. O amortecedor Ć© quase horizontal.

A suspensĆ£o dianteira Ć© do tipo upside-down, com 41 mm de diĆ¢metro interno e curso de 137mm. Esse conjunto garante uma pilotagem mais confortĆ”vel em pisos irregulares, estradas ou curvas sinuosas. Seu assento em dois nĆ­veis foi projetado para oferecer ao piloto e ao garupa jornadas mais agradĆ”veis. Bem, minha mulher andou um trecho na garupa, e nĆ£o gostou muito dos trancos que levou. Em compensaĆ§Ć£o, a estabilidade da MT-09 Ć© fantĆ”stica, principalmente em alta velocidade.

O chassi, em formato diamante e a balanƧa traseira tambĆ©m sĆ£o em alumĆ­nio. Outros componentes da MT-09 foram projetados para colaborar com a reduĆ§Ć£o de peso, como a tampa do cabeƧote produzida em magnĆ©sio e sistemas compactos, como o do respiro integrado Ć  tampa de vĆ”lvulas – mais prĆ³ximo do filtro de ar – que permite uma grande reduĆ§Ć£o no sistema de mangueiras e tubos de passagens, por exemplo.


Minha opiniĆ£o


A Yamaha MT-09 Ć© uma motocicleta que vai da calmaria ao nervosismo instantaneamente. Excelente para quem adora velocidade, estabilidade e estrada. Ɖ moderna, com boa tecnologia embarcada, visual limpo e atraente. Se comporta bem no trĆ¢nsito, mas o motor nervoso quer devorar asfalto. Na cidade ela “bebe” mais e faz em torno de 15km/l, jĆ” na estrada Ć© possĆ­vel manter uma mĆ©dia de 20km/l. Minha mĆ©dia, usando estrada e cidade, ficou em 18km/l, isso pilotando no modo B.

O painel Ć© completo, totalmente digital e vem com indicadores de marcha, combustĆ­vel, posiĆ§Ć£o do D-mode conta giros, hodĆ“metros total e parcial, mĆ©dia de consumo total e instantĆ¢neo e contagem regressiva de Km quando o combustĆ­vel entra na reserva

Quando o indicador “Eco” aparece no painel, significa que ela estĆ” em uma zona de giros econĆ“mica. A capacidade do tanque Ć© de 14 litros, sendo 2,8 de reserva. A contagem regressiva de km quando entra na reserva Ć© muito Ćŗtil. O banco poderia ser mais confortĆ”vel tanto para o piloto como para o carona, porĆ©m, a posiĆ§Ć£o de pilotar Ć© bastante confortĆ”vel.


QUANTO CUSTA
A MT-09 estĆ” disponĆ­vel na rede de concessionĆ”rias Yamaha nas cores Matt Grey (Cinza Fosco), por R$ 37.990,00, e duas cores especiais: Deep Armor (Roxo MetĆ”lico), e Blazing Orange, que possuem garfos dianteiros na cor dourada, faixa exclusiva no tanque com o logo “MT”, e emblema “Yamaha” em alto-relevo, ao custo de R$ 38.690,00.


*Texto publicado no jornal Correio Popular em 18/11/2015.
Motocicleta cedida para avaliaĆ§Ć£o pela Yamaha do Brasil

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