As fabricantes de motocicletas instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus) já superaram o volume total produzido no ano passado. Levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo revela que, entre janeiro e novembro de 2024, foram fabricadas 1.624.373 motocicletas, ante 1.455.292 motocicletas no mesmo período de 2023.

O desempenho alcançado no acumulado do ano foi 11,6% superior ao alcançado no mesmo período de 2023 e representa o melhor resultado para os onze primeiros meses desde 2011.  

“Esses números comprovam o bom momento vivido pela nossa indústria, que cumpriu rigorosamente seu planejamento e soube se preparar para enfrentar a estiagem”, afirma o presidente Marcos Bento. “Passamos pelo período mais crítico e já caminhamos rumo à normalidade logística, com os navios voltando a atracar em Manaus”, completa.

Dentro desse contexto, as associadas da Abraciclo devem atingir a projeção de 1,72 milhão de unidades produzidas, crescimento de 9,3% em relação ao ano passado.

         Em novembro, foram fabricadas 146.055 unidades, alta de 10,6% na comparação com o mesmo mês de 2023. Em relação a outubro, houve queda de 5,8%, devido ao menor número de dias úteis. Segundo a associação, esse foi o melhor novembro em 13 anos.

 

Vendas no varejo

        No acumulado do ano, os licenciamentos totalizaram 1.724.479 unidades, 19% acima do registrado nos onze primeiros meses de 2023. Esse volume é o maior alcançado para o período desde 2011.

        As três categorias mais emplacadas foram Street (48,7% de participação de mercado), Trail (18,4%) e Motoneta (16,3%).

        No décimo primeiro mês do ano, foram vendidas 147.060 motocicletas no varejo. O volume foi 12,7% superior ao registrado em novembro de 2023 e 11,8% menor na comparação com outubro. Novembro também representou o melhor desempenho mensal registrado nos últimos 13 anos.

        Os três primeiros lugares foram mantidos no ranking de novembro: Street (46,9% do mercado), Trail (20,7%) e Motoneta (15,9%).  

Veja o ranking das categorias, que traz um comparativo com o mês e ano anteriores:

 

EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS

 

NOVEMBRO/23

OUTUBRO/24

NOVEMBRO/24

 

 

CATEGORIA

A

PARTICIPAÇÃO

B

PARTICIPAÇÃO

C

PARTICIPAÇÃO

C/A

C/B

Street

64.345

49,3%

81.438

48,8%

69.020

46,9%

7,3%

-15,2%

Trail

23.430

18,0%

32.087

19,2%

30.449

20,7%

30,0%

-5,1%

Motoneta

22.677

17,4%

24.562

14,7%

23.357

15,9%

3,0%

-4,9%

Scooter

10.772

8,3%

13.961

8,4%

11.481

7,8%

6,6%

-17,8%

Naked

3.050

2,3%

5.333

3,2%

4.925

3,3%

61,5%

-7,7%

Ciclomotor

2.614

2,0%

3.934

2,4%

3.698

2,5%

41,5%

-6,0%

Big Trail

1.961

1,5%

2.622

1,6%

1.931

1,3%

-1,5%

-26,4%

Sport

526

0,4%

1.129

0,7%

973

0,7%

85,0%

-13,8%

Custom

914

0,7%

1.404

0,8%

1.006

0,7%

10,1%

-28,3%

Triciclo

156

0,1%

160

0,1%

153

0,1%

-1,9%

-4,4%

Touring

69

0,1%

129

0,1%

67

0,0%

-2,9%

-48,1%

Quadriciclo

0

0,0%

0

0,0%

0

0,0%

-

-

TOTAL

130.514

-

166.759

-

147.060

-

12,7%

-11,8%

                                          Fonte: Associadas Abraciclo

 

A média diária de vendas em novembro, que teve 19 dias úteis, foi de 7.740 unidades.

Com 115.619 motocicletas emplacadas, os modelos de baixa cilindrada lideraram o ranking de licenciamentos, representando 78,6% do mercado. As vendas de motocicletas de média cilindrada alcançaram 26.947 unidades - o que representa 18,3% dos emplacamentos -, seguido pelos modelos de alta cilindrada, com 4.494 emplacamentos e 3,1% de participação de mercado.

  

Exportações

De janeiro a novembro, as associadas da Abraciclo exportaram 28.468 motocicletas, retração de 10,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em novembro, os embarques para o mercado externo totalizaram 1.640 unidades. O volume foi 14,2% maior que o registrado no mesmo mês do ano passado e 44,7% menor na comparação com outubro.

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