A Bajaj Dominar 400 mal chegou no mercado brasileiro e já tem fila de espera de até 60 dias, mas ainda mantém o preço de R$ 24.200,00. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. Se o cliente fizer as revisões de acordo com o manual, o produto vai estar coberto na garantia de três anos, independentemente da quilometragem. O plano de manutenção da moto é 5 mil, 10 mil, 15 mil, 20 mil, 25 mil e 30 mil km.
Os acessórios de turismo montados de fábrica são feitos sob medida para pilotos que utilizarão sua motocicleta também em longas viagens. Entre eles estão uma placa de proteção do motor contra impactos. O protetor de perna robusto e discreto resguarda o motociclista contra colisões, bem como o suporte para mala traseira garante que os alforjes permaneçam firmes no lugar.
Design remete a modelos de alta cilindrada
Vista de frente, a Dominar 400 exibe um design distinto, onde se destaca o para-brisa com viseira angular, que desvia o fluxo de vento do condutor. Desenvolvido com tecnologia CFD (Computational Fluid Dynamics), em túnel de vento e em testes de estrada, ele evita a zona de turbulência no corpo do motociclista em médias e altas velocidades, bem como é aerodinâmico e ainda compõem belo resultado estético à motocicleta.
O modelo também oferece protetor de mão inspirado em caças. Foi aerodinamicamente esculpido com asas flexíveis para máxima proteção contra o vento.
Com aparência musculosa, onde se destacam a escultura do tanque e o quadro perimetral, ela ainda exibe uma ponteira de escape com dois canos, que remete à classe superior.
A Dominar 400 possui motor monocilíndrico, arrefecido a líquido, com 373,3 cm3 de cilindrada. Possui 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote) e, ainda, o sistema de injeção eletrônica da Bosch e de ignição DTSi, composto por três velas. Rende 40 cv de potência máxima a 8.800 rpm e 3,569 kgf.m de torque máximo a 6.500 rpm. Com esses dotes, a Dominar 400 garante um desempenho absolutamente compatível com sua proposta de encarar longas viagens, mesmo com garupa.
Com câmbio de 6 marchas e embreagem deslizante, ela é dócil para ser pilotada no tráfego urbano, rendendo um torque abundante desde os baixos regimes de rotação, evitando que o condutor necessite de constantes reduções de marchas. Já nas médias e altas velocidades, ela corresponde à exigência de desempenho.
Na suspensão dianteira, o modelo topo de gama da Bajaj é equipada com garfos invertidos (USD) de 43 mm que fornecem manuseio e conforto superiores. Na traseira, ela é servida por suspensão monochoque, com reservatório externo de gás. O escapamento produz um ronco seco, digno de modelos de alta performance, ampliando a sensação de se tratar de uma Sport Touring.
Dotada de freios com assistência de ABS de canal duplo, ela vem servida por discos de 320 mm na dianteira e 230 mm na traseira. Os pneus são 110/70 R17 na frente e 150/60 R17 atrás, enquanto o farol dianteiro é full LED, com acendimento automático. Piscas também são em LED, com lentes transparentes.
O conjunto incorpora, contudo, muito mais informações: limitador de excesso de velocidade, computador de bordo (autonomia, consumo médio e instantâneo) e porta USB, além de várias luzes de advertência, como carga baixa bateria e baixa pressão de óleo do motor.
Especificações Técnicas
Motor
Tipo Monocilíndrico, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas, refrigerado a líquido, três velas, FI
Cilindrada 373,27 cm3
Potência máxima 40 cv @ 8.800 rpm
Torque máximo 3,569 kgf.m @ 6.500 rpm
Câmbio 6 velocidades, embreagem assistida e deslizante
Quadro & Suspensão
Quadro Perimetral
Suspensão Dianteira Telescópica, garfo invertido (USD), 43 mm
Suspensão Traseira Monochoque c/ Nitrox
Freios
Dianteiro ABS, disco 320 mm
Traseiro ABS, disco 230 mm
Pneus
Dianteiro 110/70 R17 54S s/ câmera
Traseiro 150/60 R17 66S s/ câmera
Tanque
Capacidade em litros 13
Elétrica
Sistema 12V CC
Farol dianteiro Full LED
Velocímetro LCD
Indicador de marcha Sim
Hodômetros Parcial e totalizador
Dimensões
Comprimento (mm) 2156
Largura (mm) 863
Altura (mm) 1243
Distância livre do solo (mm) 157
Distância entre eixos (mm) 1453
Peso em ordem de marcha (kg) 192
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...