Dominar 160, Dominar 400 e Dominar 200

Uma das marcas mais aguardadas no mercado brasileiro de motocicletas, a Bajaj anuncia sua chegada oficial ao país com a inauguração de uma rede de concessionárias de cinco pontos de venda. A abertura simultânea de toda a estrutura comercial e de serviços foi realizada nesta quinta-feira, 15 de dezembro, e vai contar com três modelos de motocicletas à venda: Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160, com preços bastante competitivos. A Dominar 400 tem preço sugerido de R$ 24.200. Em Campinas, a Bajaj é representada pelo Grupo Triple, que montou loja no distrito de Souzas, junto à concessionária Triumph.

“Estamos inaugurando simultaneamente nossas primeiras concessionárias, todas no estado de São Paulo, onde iniciamos com cinco pontos de venda: 2 lojas na capital (zona sul e zona oeste), 1 unidade em Santo André, 1 em Jundiaí e 1 loja em Campinas. Todas terão a linha completa para ser exibida aos clientes e técnicos treinados para atender os clientes no pós-vendas. Esperamos já receber os primeiros pedidos e muitos agendamentos de test rides”, anuncia Waldyr Ferreira, Country Manager da Bajaj do Brasil.

Diferentemente de outras dezenas de países, a Bajaj não estreará no Brasil com um importador/distribuidor. Mas será a própria marca a desembarcar por aqui por intermédio de uma subsidiária própria, o que já anuncia o apetite dos indianos e o largo potencial de crescimento visto por eles no mercado nacional. “A opção por se instalar na condição de subsidiária é estratégica. Nós apostamos alto no Brasil”, afirma Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited. A empresa já estreia com produção local, utilizando uma planta industrial na Zona Franca de Manaus, contando com um parceiro de larga experiência, a Dafra.

A Bajaj chega com a promessa de movimentar o setor motociclístico, com uma nova geração de motos de baixa e média cilindradas que aliam segurança, robustez, desempenho, tecnologia construtiva e conforto. A estreia da marca se dá no segmento de maior volume do mercado, a das “streets”, que correspondem a 41% das vendas no acumulado de 2022.

Três modelos da linha Dominar

Os modelos a serem comercializados pertencem à família Dominar. São três cilindradas: 400, 200 e 160. Um grande destaque, nesse aspecto, é a suspensão traseira monoamortecida nos três modelos, com reservatório de gás do amortecedor separado, sendo que a 160 será a única a dispor desse recurso em seu segmento. Além de garantir maior performance em curvas, o sistema garante um conforto aprimorado, principalmente para o motociclista que passa horas seguidas no trabalho diário.

Mas há outros diferenciais nos três modelos que atestam o resultado do trabalho de um time de mais de 1.500 engenheiros no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da marca, na Índia. O sistema de ignição das motocicletas conta com três velas (duas na 160), otimizando o processo de queima de combustível. Na prática, as múltiplas frentes de chama são capazes de promover uma explosão mais completa, o que resulta em maior potência e menor geração de resíduos poluentes.

Como os três modelos são monocilíndricos e contam com quatro válvulas por cilindro (duas de admissão e duas de escape), as potências geradas pelas unidades motrizes diferenciam a família Dominar de suas concorrentes. E certamente será um dos diferenciais técnicos dos modelos na disputa de mercado.

Veja vídeo da Dominar 400

Esteticamente, a família Dominar esbanja elegância. São motocicletas de proposta street, mas remetem ao design das Naked Sports. Possuem frentes com faróis triangulares – a Dominar 400 é full LED. Será a única opção desse segmento com 400 cm3 no mercado brasileiro, o que a torna, portanto, a mais acessível.

Guidões tipo split, quadros perimetrais e painéis de instrumentos com diversos recursos em LCD, além de ponteiras de escape cuidadosamente moldadas para gerarem um visual esportivo, são outros recursos da linha Dominar para despontar em seus segmentos na beleza das linhas.

Bonitas, eficientes, modernas… e competitivas

“Em alguns mercados, competindo com tradicionais marcas, a Bajaj é líder de vendas, o que nos dá a certeza de que essa incursão no Brasil vai significar um novo desenho do mercado dentro de alguns anos. Chegamos para construir uma marca robusta e atender as necessidades de nossos clientes, fornecendo opção de escolha com muita tecnologia, valor agregado e excelente custo-benefício”, antecipa o executivo da subsidiária brasileira.

Um dos resultados da confiança nos recursos tecnológicos e na qualidade funcional dos produtos reside na garantia que será oferecida à linha Dominar: 3 anos sem limite de quilometragem.

Os preços:

• Dominar 160 – R$ 18.680

• Dominar 200 – R$ 19.637

• Dominar 400 – R$ 24.200

Dominar 400 estreia como a Sports Tourer mais acessível do país

Dominar 400: 40 cv de potência máxima a 8.800 rpm e 3,569 kgf.m de torque máximo a 6.500 rpm


Modelo top de linha no desembarque da Bajaj ao mercado nacional, a Dominar 400 é autenticamente uma Sports Tourer, embora seu conjunto estilístico a insira no segmento de naked´s. Feita sob medida para pilotos que buscam a adição de componentes que maximizam o conforto em viagens, o modelo encontra um espaço único no mercado nacional.

A Dominar 400 possui motor arrefecido a líquido de um cilindro, com 373,3 cm3 de deslocamento volumétrico. Possui 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), duplo comando de válvulas no cabeçote, sistema de injeção eletrônica e ignição DTSi, composto por três velas. Rende 40 cv de potência máxima a 8.800 rpm e 3,569 kgf.m de torque máximo a 6.500 rpm. Com esses dotes, a Dominar 400 garante um desempenho absolutamente compatível com sua proposta de encarar longas viagens, mesmo com garupa. O tanque é de 13 litros.

Com câmbio de 6 marchas e embreagem assistida e deslizante, ela é altamente versátil para ser pilotada no tráfego urbano, rendendo um torque abundante desde os baixos regimes de rotação, evitando que o condutor necessite de constantes reduções de marchas.

Na suspensão dianteira, o modelo topo de gama da Bajaj é equipada com garfos invertidos (USD) de 43 mm que fornecem manuseio e conforto superiores, além de uma aparência musculosa. Na traseira, ela é servida por suspensão monochoque, com reservatório externo de gás. O escapamento de dois canos produz um ronco seco, digno de modelos de alta performance, ampliando a sensação de se tratar de uma Sports Tourer.

Falando em segurança, a Dominar 400 também não decepciona. Os freios têm assistência de ABS de canal duplo, com discos de 320 mm na dianteira (pneu 110/70 R17) e 230 mm na traseira (150/60 R17), enquanto o farol dianteiro é full LED, com acendimento automático. Piscas também são em LED, com lentes transparentes.

Dona da impressionante marca de 1 milhão de unidades produzidas na história, a Dominar 400 foi reestilizada e atualizada em 2021 e teve um design elaborado para denotar o size impression de modelos de alta cilindrada. Baseada em simuladores de software CFD (Computational Fluid Dynamics), em túnel de vento e em testes de estrada, o para-brisa evita a zona de turbulência no corpo do motociclista em médias e altas velocidades, bem como é aerodinâmico e ainda compõem belo resultado estético à motocicleta.

Disponível em duas opções de cores – Savanna Green e Charcoal Black –, a Dominar 400 vem com guidão tipo split (peça única), selim bipartido e um quadro de instrumentos digno de modelos de alta cilindrada. Composto integralmente por tela em LCD, o dispositivo oferece os recursos tradicionais de modelos dessa cilindrada, como velocímetro digital, conta-giros com escala em barras, nível do tanque de combustível, hodômetros parcial e totalizador e indicador de marcha engrenada.

O conjunto incorpora, contudo, muito mais informações: limitador de excesso de velocidade, computador de bordo (autonomia, consumo médio e instantâneo) e porta USB, além de várias luzes de advertência, como carga baixa bateria e baixa pressão de óleo do motor.

Não bastassem os features trazidos de categorias de cilindrada superior como diferenciais, a Bajaj Dominar 400 possui um pacote de acessórios que preveem com exatidão seu uso em rodovias, o que legitima a proposta Sports Tourer. Os itens não apenas acentuam o estilo e o valor da motocicleta, mas também aumentam a segurança do motociclista. Veja a lista de itens:

• Protetores de mãos com design inspirado em caças. São aerodinamicamente esculpidos com asas flexíveis para máxima proteção contra o vento.

• Suporte para mala traseira bonito e funcional, desenhado para não agredir o conjunto estilístico da motocicleta, pois foi idealizado especificamente para uso na Dominar 400. O equipamento também inclui um apoio para as costas para o garupa.

• Protetor de motor, que oferece uma blindagem contra impactos e evita qualquer dano ao reservatório de óleo lubrificante do motor.

• Protetor de perna que alia robustez e discrição, protegendo a integridade física do condutor e ampliando a proteção contra colisões.

• Suporte de GPS integrado ao painel de instrumentos, que permite aos passageiros conectar um dispositivo de navegação, como GPS ou mesmo um smartphone. Este suporte de alumínio fundido é resistente e posicionado ergonomicamente para não bloquear a visualização da estrada.

• Porta USB, que permite que se recarregue o dispositivo de navegação no uso em marcha

Dominar 200 abusa do design e do custo/benefício

Versão intermediária nessa chegada da Bajaj ao Brasil, a Dominar 200 logo deverá se tornar conhecida como a “street premium”. Com ótima relação custo/benefício, seu posicionamento de preço é muito competitivo comparando-se a outros modelos de 200 ou 250 cm3 da concorrência, ou ainda ligeiramente acima das versões de “combate” das marcas líderes de vendas (160 ou 150 cm3).

A Dominar 200 é concebida sob medida para quem utiliza a motocicleta diariamente em seu trabalho ou como principal meio de deslocamento


Essa versão repete praticamente a mesma receita do modelo de maior capacidade cúbica: possui motor arrefecido a líquido de um cilindro, com 199,5 cm3 de cilindrada, 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), mas se difere da 400 por vir com comando único de válvulas no cabeçote. Também dispõe de injeção Bosch e ignição com tripla vela. O motor da Dominar 200 produz 24,5 cv de potência máxima a 9.750 rpm e 1,889 kgf.m de torque máximo a 8.000 rpm.

O modelo vem equipado com tanque de 12 litros e câmbio de 6 marchas. Como a 400, ela usa o garfo invertido na suspensão dianteira, de 33 mm. E também abusa da tecnologia com a traseira monoamortecida, igualmente com reservatório de gás destacado do amortecedor. Já os freios têm assistência de ABS de canal único, com discos de 300 mm na dianteira (pneu 100/80-17) e 230 mm na traseira (130/70-17). O farol dianteiro triangular garante visual das naked´s mais invocadas do mercado mundial e dão uma aparência de modelo premium à Dominar 200. Há quatro opções de cores: Burnt Red and Satin Black, Gloss Pewter Grey, Mettalic Pearl White e Plasma Satin Blue.

Dominar 160 será o “modelo de combate”

Modelo mais acessível da Bajaj no Brasil, a Dominar 160 deverá ser direcionada aqueles que buscam uma alternativa ao transporte público no seu dia a dia como esses profissionais que crescem constantemente no país, como entregadores e profissionais de frete.

Dominar 160 vem equipada com tanque de 12 litros e 5 marchas


A Dominar 160 adota um motor refrigerado a óleo, monocilíndrico, com 160,3 cm3. A unidade motriz utiliza cabeçote com 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), com comando único de válvulas no cabeçote. Também dispõe de injeção eletrônica e sistema de ignição com duas velas. Performa 17 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 1,488 kgf.m de torque máximo a 7.250 rpm.

O modelo vem equipado com tanque de 12 litros e câmbio de 5 marchas. Com garfo invertido na suspensão dianteira, de 31 mm, ela também repete a fórmula das irmãs maiores na suspensão traseira. “A suspensão traseira monoamortecida será um dos maiores destaques da Dominar 160 frente à concorrência”, destaca Ferreira.

Os freios têm assistência de ABS de canal único, com discos de 260 mm na dianteira (pneu 90/90-17) e 230 mm na traseira (120/80-17). O farol dianteiro triangular, como a 200, remete a modelos de maior cilindrada e distingue esteticamente o modelo frente às rivais de mercado. A Dominar 160 pode ser escolhida com as mesmas cores da 200: Burnt Red and Satin Black, Gloss Pewter Grey, Mettalic Pearl White e Plasma Satin Blue.

HISTÓRIA MUNDIAL

Com uma história de 75 anos, a Bajaj foi fundada na Índia por Jamnalal Bajaj, o “quinto filho de Gandhi”. Hoje é uma empresa global, que figura na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do mundo. São mais de 40 empresas pertencentes ao Grupo, que empregam 36 mil pessoas em todo o mundo. A Bajaj fatura US$ 4,13 bilhões e é a terceira maior montadora de motocicletas do planeta, com capacidade produtiva em torno de 7 milhões de unidades por ano em suas quatro unidades fabris espalhadas pela Índia. No segmento de triciclos, os mundialmente conhecidos “tuk-tuk´s”, a Bajaj é a maior fabricante do planeta.

Suas motocicletas são exportadas para 79 países, dentre os quais há 17 mercados em que a marca é líder de vendas, como Colômbia, Nigéria, Egito e Filipinas. Essa gigante que desembarca no Brasil possui larga e histórica expertise na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada, tanto que registra acordos operacionais com marcas europeias mundialmente reconhecidas.

A parceria com a KTM, por exemplo, foi iniciada em 2007, quando a Bajaj assinou um contrato para desenvolvimento de uma linha de novos modelos. As motos começaram a ser produzidas em 2013, na planta indiana de Pantnagar, da Bajaj. A aproximação entre Bajaj e KTM consolidou-se em 2017, quando a empresa indiana adquiriu 49% das ações da marca austríaca. Já a cooperação com a Husqvarna, que pertence à KTM, nasceu em 2011 e rendeu o primeiro produto oito anos depois. Com a Triumph, por sua vez, a Bajaj assinou acordo dois anos atrás, em 2020, para desenvolvimento de novos produtos.

Com um largo investimento em Pesquisa & Desenvolvimento, a Bajaj destaca-se no cenário internacional por deter tecnologias inovadoras, mesmo em seus modelos de entrada. Isso será visto no Brasil, quando o modelo mais acessível da marca apresentar, por exemplo, uma suspensão traseira monoamortecida, o que é incomum em um segmento que costumeiramente adota o sistema bichoque. Ou no sistema de ignição chamado DTSi, composto por três velas, que maximizam a queima do combustível, aprimorando o desempenho e restringindo consumo e emissões. Outro detalhe que destacará a marca será a adoção de freios ABS de série. Na Índia, reforçando o DNA da marca em Inovação e Tecnologia, a Bajaj possui um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento moderníssimo com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca.

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