BMW R 1200 GS 2008, um dos modelos que precisa de recall: risco na eficiência da frenagem |
A BMW Motorrad Brasil convoca proprietários de motos das linhas F, G, K e R, fabricadas entre abril de 1996 e outubro de 2008, para um megarecall por motivos variados. Os reparos incluem desde problemas de frenagem, bloqueio da roda traseira, desligamento repentino do motor, até vazamento de combustível. Os serviços podem ser agendados imediatamente, segundo a empresa, que não descarta risco de acidentes e danos físicos e/ou materiais aos ocupantes das motos e a terceiros. O tempo total de reparo é de até 2 horas (linhas F e G), e de 3 a 4 horas (linhas K e R).
Confira na lista abaixo se a sua moto se enquadra no recall e corra para marcar o reparo.
Linha F
Os modelos F 650 GS e F 650 CS, fabricados entre 2000 e 2002, estão sendo convocados devido a riscos de perda de eficiência de frenagem na roda traseira, desligamento repentino do motor e vazamento de combustível na região da bomba de combustível. Os reparos incluem a instalação de clipe de reforço na balança traseira, substituição do diodo do relé principal e reparo do flange da bomba de combustível.
Os modelos F 650 GS e F 650 GS DAKAR, fabricados em 2006, estão sendo convocados para substituição da parte inferior do quadro. O risco envolvido é de queda repentina do veículo enquanto o veículo permanece estacionado ou no momento em que o piloto e garupa montarem no veículo.
Já os modelos F 800 S, F 800 GS e F 650 GS, fabricados entre 2006 e 2008, estão sendo chamados devido a riscos de bloqueio da roda traseira, possível perda repentina da força motriz e instabilidade direcional. Os reparos incluem correção na rota do tubo de respiro do tanque de combustível; substituição dos elementos de fixação da coroa traseira; verificação e, se necessário, substituição do eixo da roda dianteira.
Linha F
Os modelos F 650 GS e F 650 CS, fabricados entre 2000 e 2002, estão sendo convocados devido a riscos de perda de eficiência de frenagem na roda traseira, desligamento repentino do motor e vazamento de combustível na região da bomba de combustível. Os reparos incluem a instalação de clipe de reforço na balança traseira, substituição do diodo do relé principal e reparo do flange da bomba de combustível.
Os modelos F 650 GS e F 650 GS DAKAR, fabricados em 2006, estão sendo convocados para substituição da parte inferior do quadro. O risco envolvido é de queda repentina do veículo enquanto o veículo permanece estacionado ou no momento em que o piloto e garupa montarem no veículo.
Já os modelos F 800 S, F 800 GS e F 650 GS, fabricados entre 2006 e 2008, estão sendo chamados devido a riscos de bloqueio da roda traseira, possível perda repentina da força motriz e instabilidade direcional. Os reparos incluem correção na rota do tubo de respiro do tanque de combustível; substituição dos elementos de fixação da coroa traseira; verificação e, se necessário, substituição do eixo da roda dianteira.
Linha G
As motocicletas G 650 Xchallenge, G 650 Xmoto e G 650 Xcountry, fabricadas entre 2006 e 2008, são convocadas para substituição da mangueira de saída da bomba de combustível; substituição do espaçador da corrente de transmissão final e da pala do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge); verificação e, se necessário, reparo do cubo da roda traseira. Os riscos envolvem o bloqueio da roda traseira, vazamento de combustível e travamento do amortecedor traseiro.
Linha K
As motocicletas K 1200 RS, K 1200 S e K 1200 R, fabricadas entre 1997 e 2006, são convocadas em razão de riscos associados à perda de controle do veículo e redução na eficiência de frenagem dianteira. Os reparos necessários incluem a verificação e, se necessário, substituição da bomba de óleo; verificação e eventual correção do torque dos parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem; substituição do parafuso banjo e dos discos de freio dianteiros.
Linha R
Os modelos R 1100 R e R 1100 S, fabricados entre 1996 e 1998, devem ser encaminhados a uma concessionária autorizada para verificação e, se necessário, substituição ou correção dos seguintes componentes e sistemas: chicote do canhão de ignição e chicote elétrico; amortecedor dianteiro; junta esférica no pedal do freio traseiro; conjunto do distribuidor de combustível. Os riscos estão associados com o desligamento repentino do motor, perda de controle do veículo, falha no acionamento do sistema de freio traseiro e vazamento de combustível, respectivamente.
Já os modelos R 1200 C, fabricados entre 1997 e 2000, devem ser avaliados para substituir as chapas de apoio e fixação do banco do passageiro; refazer a rosca e substituir os elementos de fixação da mesa superior; verificar e, se necessário, corrigir o torque dos parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem. O risco decorrente da falta desses reparos é a perda de controle do veículo.
Os modelos R 1150 GS, R 1150 GS Adventure, R 1150 RT e R 1150 Rockster, fabricados entre 1999 e 2003, participam do recall para instalação do coxim e, se necessário, substituição da tubulação do fluído de freio dianteiro; instalação de disco distanciador e, se necessário, substituição da roda fônica e sensor do ABS; substituição do flexível de freio da roda traseira; correção da rota dos cabos do sistema de ignição. Os riscos estão associados com a redução na eficiência de frenagem dianteira ou traseira e desligamento repentino do motor.
Modelo 1200
Os modelos R 1200 GS e RT, fabricados entre 2004 e 2005, devem comparecer à rede de concessionárias para os seguintes reparos: verificar e, se necessário, substituir a junta da bomba de combustível; instalar as coberturas das polias do cabo do acelerador; verificar e, se necessário, substituir o parafuso banjo no flexível de freio dianteiro; corrigir a rota do chicote do sensor do ABS dianteiro. Os riscos estão associados com o desligamento repentino do motor, perda do controle do veículo e redução na eficiência de frenagem dianteira.
Os modelos HP2 Enduro, fabricados entre 2005 e 2006, são chamados para substituir os anéis de vedação e espaçamento do sensor do ABS da roda traseira e substituir o parafuso dianteiro de fixação do paralever. Os riscos estão associados com a possível derrapagem da roda traseira.
Os modelos R 1200 GS e R 1200 GS Adventure, fabricados em 2008, são convocados para substituição do módulo do ABS. Os riscos estão associados com a redução na eficiência de frenagem.
Agendamento
Para verificar se sua unidade está dentro do sequenciamento de chassis ou, para mais informações, acesse www.bmw-motorrad.com.br, clicando na opção Serviços e Acessórios, Recall e Consulta de Recall, ou entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para Recall, 0800 019 7097, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 19 horas.
Confira o chassi
Veja abaixo a lista de modelos afetados com os respectivos anos de fabricação, códigos de chassis não-sequenciais e os eventuais riscos e reparos necessários:
MODELO
|
CHASSIS
|
PRODUÇAO
|
TOTAL
|
RISCO
|
REPARO
|
F 650 GS
|
ZE34412 a ZE40106
|
04/2000 a 01/2002
|
5
|
Perda de eficiência de frenagem na roda traseira
|
Instalação do Clipe de Reforço na Balança Traseira
|
F 650 GS
|
ZE34412 a ZE40106
|
04/2000 a 01/2002
|
2
|
Desligamento repentino do motor
|
Substituição do Diodo do Relé Principal
|
F 650 CS
|
ZH02483 a ZH04383
|
04/2000 a 01/2002
|
3
|
Vazamento de combustível na região da bomba de combustível
|
Verificação e Reparo do Flange da Bomba de Combustível
|
F 650 GS /
F 650 GS Dakar
|
ZR99855 / ZP96084
|
06/2006
|
2
|
Queda repentina da moto quando ela estiver parada ou no momento em que piloto e garupa montam
|
Substituição da Parte Inferior do Quadro
|
F 800 S
|
ZP19668 a ZP20182
|
09/2006 a 09/2008
|
5
|
Bloqueio na roda traseira
|
Alteração na Rota do Tubo de Respiro do Tanque de Combustível
|
F 650 GS / F 800 GS
|
ZT31680 / ZT68436 a ZT71827
|
09/2006 a 09/2008
|
2
|
Bloqueio da roda traseira ou perda repentina de força motriz
|
Substituir os elementos de fixação da coroa traseira.
|
F 800 GS
|
ZT68436 a ZT71827
|
09/2006 a 09/2008
|
4
|
Instabilidade direcional
|
Verificar e, se necessário, substituir o eixo da roda dianteira
|
G 650 Xchallenge
/
G 650 Xmoto
|
XA80327 a XA82524 / XB00970 a XB02246
|
11/2006 a 10/2008
|
4
|
Vazamento de combustível.
|
Substituir a mangueira de saída da bomba de combustível
|
G 650 Xchallenge
|
XA81530
|
11/2006 a 10/2008
|
1
|
Bloqueio da roda traseira
|
Verificar e se Necessário Reparar o Cubo da Roda Traseira
|
G 650 Xcountry
/
G 650 Xchallenge
/
G 650 Xmoto
|
XC00017 a XC02001 / XA80327 a XA82524 / XB00970 a XB02246
|
11/2006 a 10/2008
|
60
|
Vazamento de combustível / travamento do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge)
|
Substituir o espaçador da corrente de transmissão final / substituir a pala do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge)
|
R 1100 R
|
0368708 a ZC08200
|
04/1996 a 08/1998
|
11
|
Desligamento repentino do motor
|
Verificar e, se necessário, substituir o canhão de ignição e o chicote elétrico
|
R 1100 R
|
ZC08200
|
06/07/1998
|
1
|
Perda de controle do veículo
|
Verificar e, se necessário, substituir o amortecedor dianteiro
|
R 1200 C
|
ZB00450 a ZB16889
|
05/1997 a 11/2000
|
12
|
Perda do controle do veículo
|
Substituir as chapas de apoio e fixação do banco do passageiro
|
R 1100 S
|
ZA80502 a ZA82203
|
04/1996 a 08/1998
|
35
|
Falha no acionamento do freio traseiro
|
Garantir a Fixação da Junta esférica no pedal do freio traseiro
|
R 1100 S
|
ZA80502 a ZA82203
|
04/1996 a 08/1998
|
10
|
Vazamento de combustível
|
Substituir o Conjunto do Distribuidor de Combustível
|
R 1150 GS
|
ZE01263 a ZL60887
|
07/1999 a 09/2003
|
33
|
Redução na eficiência de frenagem dianteira
|
Instalar o coxim e, se necessário, substituir a tubulação do freio dianteiro
|
R 1200 C
|
ZB00450 a ZB16889
|
05/1997 a 11/2000
|
64
|
Perda do controle do veículo
|
Refazer a rosca e substituir os elementos de fixação da mesa superior
|
R 1150 GS Adventure
|
ZH54323
|
05/09/2002
|
1
|
Redução na eficiência da frenagem traseira
|
Instalar o disco separador e, se necessário, substituir a roda fônica e sensor do ABS
|
R 1150 GS Adventure
|
ZH50142
|
10/01/2002
|
1
|
Redução na eficiência de frenagem traseira
|
Substituir o flexível de freio da roda traseira
|
R 1150 GS / R 1150 GS Adventure / R 1150 RT / R 1150 Rockster
|
ZE01263 a ZL60887 / ZH50142 a ZH59521 / ZK58571 / ZJ48924 a ZJ48932
|
07/1999 a 09/2003
|
11
|
Desligamento repentino do motor
|
Corrigir a rota dos cabos do sistema de ignição
|
R 1200 C
|
ZB00450 a ZB16889
|
05/1997 a 11/2000
|
40
|
Perda do controle do veículo
|
Verificar os parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem
|
R 1200 GS
|
ZL25450 a ZR35161
|
01/2004 a 09/2005
|
10
|
Desligamento repentino do motor
|
Verificar e, se necessário, substituir a junta da bomba de combustível
|
R 1200 GS
|
ZL28450
|
25/03/2004
|
1
|
Perda do controle do veículo
|
Instalar as coberturas das polias do cabo do acelerador
|
R 1200 GS / R 1200 RT
|
ZL25450 a ZR35161 / ZM01305 a ZM13606
|
01/2004 a 09/2005
|
27
|
Redução na eficiência de frenagem dianteira
|
Verificar e, se necessário, substituir o parafuso banjo
|
R 1200 GS / R 1200 RT
|
ZL25450 a ZR35161 / ZM01305 a ZM13606
|
01/2004 a 09/2005
|
28
|
Redução na eficiência de frenagem dianteira
|
Corrigir a rota do chicote do sensor do ABS dianteiro
|
R 1200 GS / R 1200 GS Adventure
|
ZU10115 a ZU13324 / ZU50714 a ZU51522
|
01/2008 a 02/2008
|
16
|
Redução na eficiência de frenagem
|
Substituir o módulo do ABS
|
HP2 Enduro
|
ZL00219 a ZL01713
|
08/2005 a 01/2006
|
2
|
Derrapagem da roda traseira
|
Substituir os anéis de vedação e espaçamento do sensor do ABS da roda traseira
|
HP2 Enduro
|
ZL00219 a ZL01713
|
08/2005 a 01/2006
|
5
|
Derrapagem da roda traseira
|
Substituir o parafuso dianteiro de fixação do paralever
|
K 1200 RS
|
ZA20166 a ZA31420
|
01/1997 a 01/2006
|
41
|
Perda de controle do veículo
|
Verificar e, se necessário, substituir a bomba de óleo
|
K 1200 RS
|
ZA20166 a ZA31420
|
01/1997 a 01/2006
|
41
|
Perda de controle do veículo
|
Verificar os parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem
|
K 1200 S / K 1200 R
|
ZR81720 a ZR81815 / ZN11661 a ZN16362
|
01/1997 a 01/2006
|
4
|
Redução na eficiência da frenagem dianteira
|
Verificar e, se necessário, trocar o parafuso banjo e os discos de freio dianteiros
|
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...