Até que enfim a nova Honda SRE 300 Sahara. Oferecida nas versões, Standard, Rally e Adventure, a XRE 300 Sahara estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de dezembro. A garantia é de 3 anossem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.

As opções de cores disponíveis e o preço público sugerido base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, são os seguintes:

Honda XRE 300 Sahara Standard (Cinza Metálico): R$ 27.090,00
Honda XRE 300 Sahara Rally (Vermelho): R$ 27.690,00
Honda XRE 300 Sahara Adventure (Bege Metálico): R$ 28.650,00

 

A identidade Visual da Sahara 300 é marcada pelas linhas angulosas da carenagem, cuja função é aerodinâmica, de proteção ao piloto e a componentes vitais como tanque de combustível e painel. 


O conjunto formado pelo reservatório de combustível, banco e laterais forma uma superfície fluida, que transmite ao usuário uma sensação visual de conforto, confirmada ao assumir a posição de pilotagem com ergonomia irretocável. 

O mesmo refinamento é oferecido ao garupa, que encontrará grande conforto no assento, alças laterais, e pedaleiras a distância apropriada do assento, o que permitirá viajar com pernas distendidas.

Disponível em três versões – Standard, Rally e Adventure – os modelos 
compartilham de novo motor de 300cc, robusto chassi e alta tecnologia 

O tanque tem capacidade de 13,8 litros, em um formato que privilegia o conforto, possibilitando manter as pernas protegidas pelas carenagens laterais, proporcionado facilidade na movimentação do piloto, típica na pilotagem off-road.

O botão de pisca-alerta no punho direito e o sistema ESS – Emergency Stop Signal, que nas frenagens bruscas acima de 50 Km/h liga automaticamente os indicadores de direção, são exclusividades inauguradas pela Sahara 300 em seu segmento, dispositivos de segurança antes restritos a modelos de maior cilindrada. 

A praticidade da porta USB-C na lateral do painel de instrumentos é um passo adiante em termos de praticidade, facilitando o uso e recarga de smartphones.

O prático e resistente bagageiro traseiro é comum a todas as versões da Sahara 300. A estrutura de proteção perimetral de tubos de aço, assim como o para-brisa mais longo e proteção de cárter do motor, são equipamentos de série na versão Adventure e opcionais para as demais versões.

 Motor

  • Motor de 293,5 cm³, OHC de quatro válvulas, arrefecido a ar
  • Maior torque em baixas e médias rotações
  • Câmbio de seis marchas com embreagem deslizante e assistida
  • Tecnologia FlexOne

O motor da Sahara 300 é um moderno monocilíndrico arrefecido a ar, de características técnicas diferentes em relação ao motor que equipava a XRE 300 apesar da pequena diferença de capacidade cúbica – de 291,6 cm³ para 293,5 cm³. 


De fato, o novo motor apresenta uma relação entre diâmetro e curso do pistão que privilegia 
o torque em baixas e médias rotações pela redução do diâmetro do pistão (de 79 para 77 mm) e aumento do curso (de 59,5 para 63 mm). Privilegiando uma curva de torque mais robusta desde baixas rotações o motor ficou mais elástico, com entrega de torque constantemente superior, alcançando um ganho de cerca 8% a 3.000 rpm.

 Enfim, o novo motor da Sahara 300 proporciona uma “pegada” mais robusta justamente na faixa de rotações utilizada com maior frequência.

 

A nova e a antiga Sahara (Fotos: Divulgação)

Novidade muito esperada, a inclusão da 6ª marcha, veio acompanhada de um novo sistema de assistência da embreagem, que é do tipo assistida e deslizante. O resultado destes aperfeiçoamentos se verifica através do reduzido grau de esforço para atuar no acionamento da alavanca. Quanto à embreagem deslizante, ela proporciona segurança nas reduções de marchas mais extremas por conter a perda de aderência da roda traseira. 



Outro equipamento da Sahara 300 é o radiador de óleo, posicionado de maneira a não sofrer avarias em eventuais tombos e assegurar a estabilidade térmica, fator determinante para durabilidade do motor, reduzindo as chances de superaquecimentos em uso intensivo assim como prolongando a eficiência do lubrificante.






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