A Royal Enfield apresentou mundialmente nesta segunda-feira, 16 de janeiro, sua nova cruiser, a Super Meteor 650, que chega em duas versões - Super Meteor 650 e Super Meteor 650 Tourer - e sete opções de cor no total.
O modelo passa a ser
comercializado imediatamente no mercado indiano e chega à Europa em março de
2023. A novidade desembarca no Brasil ainda neste ano, tornando-se mais uma
motocicleta a ser produzida na planta de Manaus, inaugurada pela fabricante em
dezembro de 2022.
Revelada no Salão de Milão em novembro de 2022, a novidade foi apresentada em todas as versões e cores durante o Rider Mania, festival de motos organizado pela fabricante na Índia, no final do mesmo mês.
A Super Meteor 650 dá
continuidade ao legado da Royal Enfield na produção de motos cruisers. A
novidade é impulsionada pelo motor bicilíndrico de 648 cm³ que, desde 2018, tem sido testado e
aprovado em todo o mundo nos modelos Interceptor 650 e Continental GT 650, com
mais de um milhão de quilômetros percorridos em estradas e ruas para garantir
uma pilotagem agradável e confiável.
Na
descrição da Royal Enfield, a Super Meteor 650 é uma “cruiser autêntica, que combina
controles e painel intuitivos e bem localizados com posição de pilotagem
confortável, estabilidade em longas retas e agilidade em trechos sinuosos,
transmitindo segurança nas mudanças de direção. O motor, flexível e suave,
oferece bom torque para retomadas vigorosas mesmo em baixas rotações. Para
finalizar, há o estilo retrô com o toque único que só a Royal Enfield oferece,
com uma presença imponente e que atrai olhares por onde quer que passe”.
Criados
no centro de desenvolvimento da marca no Reino Unido em parceria com a Harris
Performance, os inéditos chassi e balança da Super Meteor 650 formam uma
combinação que entrega centro de gravidade mais baixo para dar mais
estabilidade em altas velocidades e facilitar as manobras, o que passa mais
confiança para os pilotos, independentemente do nível de experiência.
Fabricado em aço com os mais
eficientes processos de forja e fundição, o chassi possui um novo ponto de
fixação do motor para maior rigidez. Além disso, a Super Meteor 650 é a
primeira motocicleta da Royal Enfield a contar com suspensão dianteira de garfo
invertido, com curso de 120 mm.
A suspensão traseira é
composta por dois amortecedores e possui curso de 101 mm, além de cinco níveis
de ajuste de pré-carga da mola. Esse conjunto, unido ao novo chassi, faz com
que Super Meteor 650 seja estável e ofereça uma pilotagem prazerosa nas
estradas, além de transmitir leveza e confiança nos trechos sinuosos. O garfo
invertido na dianteira traz mais controle e aderência para a roda dianteira,
além de um amortecimento suave.
A
Super Meteor 650 possui o visual de uma autêntica cruiser, com assento baixo e
amplo, que proporciona conforto e confiança independentemente da altura de quem
estiver pilotando. A posição de pilotagem é um dos diferenciais de qualquer
cruiser e a Super Meteor cumpre esse requisito com louvor, com as pedaleiras
avançadas e guidão mais alto, largo e recuado - combinação perfeita para que o
piloto se sinta completamente em simbiose com a sua máquina.
O
tanque de combustível de 15,7 litros proporciona grande autonomia e a
combinação de pneus largos e sem câmara - com roda de liga leve de 16 polegadas
na traseira e de 19 polegadas na dianteira - transmite confiança e
tranquilidade em altas velocidades.
O
painel combina o velocímetro analógico com uma tela LCD com informações
essenciais, como conta-giros, indicador de marcha engatada, nível de
combustível, relógio e hodômetro. Os manetes de freio dianteiro e de embreagem
são ajustáveis e, além do toque retrô, atuam de forma suave. As manoplas exibem
o logo da Royal Enfield e foram projetadas para oferecer o melhor em ergonomia.
Os botões de comandos possuem design premium e estão instalados em novas caixas
de alumínio, com posicionamento ao alcance das mãos dos pilotos.
Ela
vem também com o navegador curva a curva Tripper, desenvolvido em parceria com
o Google. Para utilizar o recurso, basta instalar o aplicativo da Royal Enfield
para smartphones e parear o dispositivo com a motocicleta através de uma
conexão Bluetooth.
Outro destaque do modelo é o
farol dianteiro em LED, o primeiro em uma Royal Enfield, que foi cuidadosamente
projetado para manter o charme old-school e ao mesmo tempo oferecer as
vantagens da tecnologia LED.
Chamam
a atenção nos modelos da Royal Enfield os logos estampados nos tanques de
combustível. Na Super Meteor 650 não poderia ser diferente e os logos cromados
recebem uma combinação especial de cores que fazem com que o tanque tenha uma
aparência premium, como se joias tivessem sido incrustadas no tanque da
motocicleta.
A
Super Meteor 650 chega ao mercado em duas versões: a Super Meteor 650 é
a variante solo tourer e possui cinco opções de cor: Astral Black, Astral Blue,
Astral Green, Interstellar Grey e Interstellar Green. Já a Super Meteor 650 Tourer é
a variante grand tourer, com bolha frontal e sissy bar como itens de série, e
chega em duas opções de cor: Celestial Red e Celestial Blue.
Acessórios
Assim
como acontece com os demais modelos da Royal Enfield, a Super Meteor 650 conta
com uma linha ampla de acessórios originais que complementam e destacam ainda
mais as qualidades touring do modelo com diferentes propostas.
O pacote Solo, como o nome
indica, é dedicado à variante solo tourer da Super Meteor 650 e conta com
acessórios como retrovisores com encaixe na extremidade das manoplas, protetor
de guidão, indicadores de direção em LED para a dianteira e para a traseira,
rodas exclusivas e pedaleiras deluxe, entre outros itens. Já o pacote Grand
Tourer oferece elementos como manoplas, protetor de motor, luzes de neblina em
LED, e retrovisores dedicados à Super Meteor 650 Tourer, por exemplo.
O
modelo estará disponível no Brasil ainda em 2023 e será montado no CKD da Royal
Enfield em Manaus (AM).
إرسال تعليق
Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...