A Royal Enfield apresentou mundialmente nesta segunda-feira, 16 de janeiro, sua nova cruiser, a Super Meteor 650, que chega em duas versões - Super Meteor 650 e Super Meteor 650 Tourer - e sete opções de cor no total.

 

O modelo passa a ser comercializado imediatamente no mercado indiano e chega à Europa em março de 2023. A novidade desembarca no Brasil ainda neste ano, tornando-se mais uma motocicleta a ser produzida na planta de Manaus, inaugurada pela fabricante em dezembro de 2022.

 

Revelada no Salão de Milão em novembro de 2022, a novidade foi apresentada em todas as versões e cores durante o Rider Mania, festival de motos organizado pela fabricante na Índia, no final do mesmo mês. 



 

A Super Meteor 650 dá continuidade ao legado da Royal Enfield na produção de motos cruisers. A novidade é impulsionada pelo motor bicilíndrico de 648 cm³ que, desde 2018, tem sido testado e aprovado em todo o mundo nos modelos Interceptor 650 e Continental GT 650, com mais de um milhão de quilômetros percorridos em estradas e ruas para garantir uma pilotagem agradável e confiável.
 

Na descrição da Royal Enfield, a Super Meteor 650 é uma “cruiser autêntica, que combina controles e painel intuitivos e bem localizados com posição de pilotagem confortável, estabilidade em longas retas e agilidade em trechos sinuosos, transmitindo segurança nas mudanças de direção. O motor, flexível e suave, oferece bom torque para retomadas vigorosas mesmo em baixas rotações. Para finalizar, há o estilo retrô com o toque único que só a Royal Enfield oferece, com uma presença imponente e que atrai olhares por onde quer que passe”.

 

Criados no centro de desenvolvimento da marca no Reino Unido em parceria com a Harris Performance, os inéditos chassi e balança da Super Meteor 650 formam uma combinação que entrega centro de gravidade mais baixo para dar mais estabilidade em altas velocidades e facilitar as manobras, o que passa mais confiança para os pilotos, independentemente do nível de experiência.

 


Fabricado em aço com os mais eficientes processos de forja e fundição, o chassi possui um novo ponto de fixação do motor para maior rigidez. Além disso, a Super Meteor 650 é a primeira motocicleta da Royal Enfield a contar com suspensão dianteira de garfo invertido, com curso de 120 mm.

 

A suspensão traseira é composta por dois amortecedores e possui curso de 101 mm, além de cinco níveis de ajuste de pré-carga da mola. Esse conjunto, unido ao novo chassi, faz com que Super Meteor 650 seja estável e ofereça uma pilotagem prazerosa nas estradas, além de transmitir leveza e confiança nos trechos sinuosos. O garfo invertido na dianteira traz mais controle e aderência para a roda dianteira, além de um amortecimento suave.

 

A Super Meteor 650 possui o visual de uma autêntica cruiser, com assento baixo e amplo, que proporciona conforto e confiança independentemente da altura de quem estiver pilotando. A posição de pilotagem é um dos diferenciais de qualquer cruiser e a Super Meteor cumpre esse requisito com louvor, com as pedaleiras avançadas e guidão mais alto, largo e recuado - combinação perfeita para que o piloto se sinta completamente em simbiose com a sua máquina.

 

O tanque de combustível de 15,7 litros proporciona grande autonomia e a combinação de pneus largos e sem câmara - com roda de liga leve de 16 polegadas na traseira e de 19 polegadas na dianteira - transmite confiança e tranquilidade em altas velocidades.

 


O painel combina o velocímetro analógico com uma tela LCD com informações essenciais, como conta-giros, indicador de marcha engatada, nível de combustível, relógio e hodômetro. Os manetes de freio dianteiro e de embreagem são ajustáveis e, além do toque retrô, atuam de forma suave. As manoplas exibem o logo da Royal Enfield e foram projetadas para oferecer o melhor em ergonomia. Os botões de comandos possuem design premium e estão instalados em novas caixas de alumínio, com posicionamento ao alcance das mãos dos pilotos.

 

Ela vem também com o navegador curva a curva Tripper, desenvolvido em parceria com o Google. Para utilizar o recurso, basta instalar o aplicativo da Royal Enfield para smartphones e parear o dispositivo com a motocicleta através de uma conexão Bluetooth.

 

Outro destaque do modelo é o farol dianteiro em LED, o primeiro em uma Royal Enfield, que foi cuidadosamente projetado para manter o charme old-school e ao mesmo tempo oferecer as vantagens da tecnologia LED.

 

Chamam a atenção nos modelos da Royal Enfield os logos estampados nos tanques de combustível. Na Super Meteor 650 não poderia ser diferente e os logos cromados recebem uma combinação especial de cores que fazem com que o tanque tenha uma aparência premium, como se joias tivessem sido incrustadas no tanque da motocicleta.

 


A Super Meteor 650 chega ao mercado em duas versões: a Super Meteor 650 é a variante solo tourer e possui cinco opções de cor: Astral Black, Astral Blue, Astral Green, Interstellar Grey e Interstellar Green. Já a Super Meteor 650 Tourer é a variante grand tourer, com bolha frontal e sissy bar como itens de série, e chega em duas opções de cor: Celestial Red e Celestial Blue.

 

Acessórios


Assim como acontece com os demais modelos da Royal Enfield, a Super Meteor 650 conta com uma linha ampla de acessórios originais que complementam e destacam ainda mais as qualidades touring do modelo com diferentes propostas.

 

O pacote Solo, como o nome indica, é dedicado à variante solo tourer da Super Meteor 650 e conta com acessórios como retrovisores com encaixe na extremidade das manoplas, protetor de guidão, indicadores de direção em LED para a dianteira e para a traseira, rodas exclusivas e pedaleiras deluxe, entre outros itens. Já o pacote Grand Tourer oferece elementos como manoplas, protetor de motor, luzes de neblina em LED, e retrovisores dedicados à Super Meteor 650 Tourer, por exemplo.

 

 

O modelo estará disponível no Brasil ainda em 2023 e será montado no CKD da Royal Enfield em Manaus (AM).

Post a Comment

Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...

أحدث أقدم