A Honda comemora os 30 anos do lançamento da primeira Fireblade, coma edição especial do modelo 2023 em duas versões cromáticas: a clássica tricolor, que reproduz o grafismo das Fireblade usadas no Campeonato Mundial de Superbike pela equipe HRC, e a versão que reproduz de forma atualizada os grafismos e cores da pioneira de 1992, em uma versão comemorativa com aplicação do logo “30th Anniversary” no tanque, na Smart Key e na ponteira de escape Akrapovic de titânio, além de numeração gravada na mesa superior da suspensão dianteira.
A chegada às concessionárias de todo o Brasil está programado para fevereiro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. Veja os preços sugeridos (base Distrito Federal):
Honda
CBR 1000RR-R Fireblade SP: R$ 193.500,00
Honda
CBR 1000RR-R Fireblade SP 30th Anniversary: R$ 198.500,00
Desenvolvida sob a
supervisão do HRC -- Honda Racing Corporation --, a CBR 1000RR-R Fireblade SP recebe pontuais aperfeiçoamentos
que não a revolucionaram tecnicamente, mas visam melhorar as características do
motor, maneabilidade e aerodinâmica.
A
versão 2023 recebeu modificações que aperfeiçoaram a resposta do motor em
baixas e médias rotações, beneficiando as acelerações em saída das curvas. O
sistema de controle de tração HSTC está agora mais afinado, o que resultou em
maior sensibilidade do acelerador.
O motor tetracilíndrico em
linha da Fireblade SP manteve inalterada sua potência e torque máximos: 217,5
cv de potência máxima a 14.500rpm, e torque máximo 11,5 kgf.m a 12.500 rpm.
Ultracompacto, ele conta com pistões de alumínio forjado e bielas de titânio. A
caixa do filtro e os canais das tomadas de ar que a alimentam foram
redesenhados para otimizar os fluxos, assim como os dutos de admissão ajustados
para aumentar a velocidade do fluxo de ar. O mesmo ocorreu com os dutos dos
gases de escape, que chegam ao catalisador de modo mais eficiente, o que foi
obtido pelo novo desenho da porção intermediária do sistema de escape 4-2-1.
A
carga da mola de retorno do sistema TBW de acelerador eletrônico foi reduzida,
o que em conjunto ao ajuste do sistema HSTC de controle de tração, deu ao
piloto uma conexão mais precisa entre punho do acelerador e roda traseira
Os
Riding Modes combinam quatro parâmetros: potência (P), freio-motor (EB),
anti-wheeling (W) e sistema HSTC (T). O Launch-control regulável e o
Quickshifter revistado fazem do pacote eletrônico da Fireblade 2023.
O
chassi de arquitetura Diamond em alumínio se vale da parte traseira do motor
para fixar o conjunto mola-amortecedor Öhlins TTX36 Smart-EC totalmente regulável,
que está ligado a uma balança de suspensão de alumínio longa por intermédio de
articulações (links). O desenho desta balança assim como aparatos aerodinâmicos
como as aletas laterais, para lamas e parte inferior da carenagem derivam da RC
213V, a máquina usada pela Honda na MotoGP.
A suspensão dianteira, uma
sofisticada Öhlins NPX com tubos de 43 mmØ, se vale do sistema Öhlins S-EC --
Semi active Electronic Control. Quanto aos freios, discos dianteiros de 330 mmØ
contam com cálipers Brembo Stylema de quatro pistões. O sistema ABS prevê
ajuste para uso em pista.
A
plataforma inercial IMU de seis eixos monitora os parâmetros dinâmicos da
Fireblade e atua ajustando em tempo real os diversos dispositivos destinados ao
controle, incluindo os três níveis do amortecedor de direção eletrônico HESD --
Honda Electronic Steering Damper e o sistema que reduz a propensão da roda
traseira se levantar do solo em frenagens fortes -- Rear Lift Control.
O
painel com tela TFT de 5 polegadas pode ser totalmente personalizado e é
bastante intuitivo, com sua gestão sendo realizada por botão no punho esquerdo.
A praticidade do sistema Smart-Key é outro detalhe relevante da Honda CBR
1000RR-R Fireblade SP.
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