Afinada, malvada e ameaçadora. É assim que a KTM define sua 1290 SuperDUKE R, uma naked extrema, que ostenta motor com 1.301 centímetros cúbicos e 180 hp de potência. Conhecida como “The Beast”, a nova KTM SuperDUKE R 2022 já está disponível nas concessionárias KTM em todo o país.
Na última e radical atualização, o modelo ganhou diversos ajustes e melhorias de engenharia, que a fazem ainda mais leve que a geração anterior, por meio das mudanças no motor LC8 e chassi, retrabalhados.
O motor teve uma redução nas paredes internas, o que o deixou com menor peso. Na caixa de ar foram adicionadas mudanças para melhor combustão em toda faixa de rotação, sistema maior de escape com um rugido brutal e de tirar o fôlego. Além de um novo posicionamento do braço oscilante do amortecimento traseiro integrado na carcaça do motor.
O pacote eletrônico também está atualizado, tornando-a uma das melhores motos em termos de avanço tecnológico para as ruas, estradas e pistas de corrida. Com a finalidade de proporcionar aos pilotos um feedback sobre o que o motor está fazendo, os modos de condução Rain, Street, Sport e opcional Track e Performance podem ser selecionados em tempo real com os novos punhos de comandos, que aprimoram a pilotagem com controle de tração e antiempinadas, caso queira, menos intrusivos.
Outra nova característica esportiva disponível nesta versão é sobre a resposta do acelerador com novo punho veloz, reduzido em 7 graus para 65 graus, a fim de diminuir o ângulo no punho do piloto e o posicionamento do cotovelo em aceleração máxima.
Inspirada na RC16 MotoGP
Embora a postura esteja sempre pronta para o ataque e as formas musculosas sejam familiares para maioria, novas cores foram introduzidas, com uma pintura que realça o prata e laranja e complementa o apelo agressivo e contundente. As cores são inspiradas na MotoGP KTM RC16, que definem com perfeição os vincos musculosos da KTM 1290 SuperDUKE R.
Esta versão tem rodas forjadas de cinco raios com medidas de 6 polegadas na traseira e 3,5 polegadas na dianteira, ambas na cor laranja exclusiva KTM, assim como no chassi em formato treliça.
O novo conceito do chassi utiliza o motor para obter três vezes mais rigidez torcional, enquanto o braço oscilante reduziu o peso e aumentou em 15% a rigidez torcional, para melhor estabilidade nas retas, aceleração e ângulo de inclinação nas curvas, o que oferece um importante feedback ao piloto sobre a roda traseira.
O pivô do braço oscilante foi elevado em 5 mm para um comportamento mais neutro quando pressionado para baixo e, por consequência, aumenta o desempenho do chassi sob forte aceleração.
A suspensão é formada por sofisticados amortecedores da classe, sendo a dianteira composta pelo WP Apex com funções diversas e um amortecedor WP Apex ajustável com reservatório de gás e óleo na parte traseira. Os freios Brembo com pinças Stylema de 4 pistões e discos de 320 mm garantem as melhores frenagem e sistema da classe disponível na atualidade.
Um arsenal de tecnologia foi projetado para enriquecer a experiência de pilotagem, o visual arrebatador conta com farol LED e entrada de ar integrada, tudo desenvolvido com entusiasmo para ostentar de toda a proeza digital, sem sacrificar qualquer autenticidade analógica.
O desenvolvimento do modelo foi focado em oferecer uma grande quantidade de tecnologias, para tornar os pilotos rápidos ainda mais rápidos e, ao mesmo tempo, oferecer uma moto com comportamento bem responsivo e fácil de pilotar. Foi realizado um grande esforço para a melhor atuação dos pilotos adeptos às pistas.
Ficha Técnica - KTM 1290 SuperDUKE R
Motor:
V-twin 75°, DOHC, 8V, quatro tempos, 1.301 cc.
Diâmetro e Curso 108 mm x71 mm.
Ignição Keihin EMS com Ride-by-Ride e controle de cruzeiro, com dupla
Ignição.
Arrefecimento por líquido.
Potência 180 hp @ 9,500 rpm.
Torque 140 Nm @ 8,000 rpm.
Transmissão de 6 velocidades.
Tipo de transmissão via Corrente.
Cores: Black e Orange
Embreagem hidráulica com PASC Slipper.
Chassi:
Formato treliça em aço de cromo-molibdênio e subchassi em alumínio.
Suspensão dianteira 48 mm, com ajustes de mola, compressão e retorno,
curso de 125 mm.
Suspensão traseira com ajustes de mola, compressão e retorno, curso de
140 mm.
Freio dianteiro com dois discos de 320 mm, pinças de fixação radial Brembo
Stylema de 4 pistões.
Freio traseiro com disco simples de 240 mm e Pinça de 2 pistões.
Dimensões:
Capacidade do tanque 16 litros.
Altura do assento: 835 mm.
Peso a seco: 189 kg.
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