Por Jorge Massarolo

Despojada, sem mimos, apenas com o necessário para uma pilotagem confortável e segura

 

Para quem busca uma moto que faça diferença, una o clássico e o moderno, a Ducati Scrambler Icon é a medida certa. Versão de entrada da marca italiana, o modelo chama a atenção pela aparência retrô revigorada e, ao mesmo tempo, pela tecnologia embarcada.  

É com esta máquina de estilo diferenciado que a Ducati busca conquistar um público jovem. E para isso o preço também ajuda. A Icon é a mais barata da marca e custa R$ 64.990,00.  

Seu desenho remete à antiga Ducati, fabricada nas décadas de 60 e 70, que a tornaram uma lenda da marca. Está lá, escrito na tampa do tanque, “Born in 1962” (nascida em 1962), para ninguém esquecer sua origem.

 O nome surgiu na década de 50 para designar as motos de asfalto adaptadas para corridas do tipo enduro, com pneu para terra, escapamento alto e guidão largo, com a barra que evitava que ele entortasse nas quedas. Até esta época não se faziam motos com essa função específica. Era o sujeito que adaptava ao seu gosto.

Despojada, sem mimos, apenas com o necessário para uma pilotagem confortável e segura. Assim é a Scrambler Icon. Lançada no Brasil no final de 2015, passou por mudanças em 2020, como a adoção do ABS Cornering Bosch, ou ABS de Curvas. O motor foi remapeado e o painel ganhou indicadores de marchas e de combustível.

Seu propulsor bicilíndrico em L Desmodue, com 803 centímetros cúbicos de cilindrada, teve o software de gerenciamento eletrônico atualizado, o que permitiu um motor mais liso, com uma curva de potência e torque plano, entregando 73 cv a 8.250 rpm e 6,8 kgf.m já na faixa de 5.750 rpm.



Seu rendimento beira o bruto, com muita força nas arrancadas e retomadas, pedindo uma mão direita suave no acelerador, pois além de tudo a moto é leve (pesa 173 quilos) e não tem controle de tração ou modos de pilotagem. O inconveniente fica por conta do calor que o motor joga nas pernas no anda e para do trânsito urbano, mas isso é o de menos. Detalhe: o motor é todo preto.

Conforme se espera de uma Scrambler, minimalismo e carência de excessos são qualidades inerentes. O design redondo e “descolado” está ao redor do chassi de aço em “treliça”. O tanque em formato de gota leva 13,5 litros e tem painéis laterais intercambiáveis. Ainda na dianteira, o farol possui Day-time Running-Light (DRL) com anel de LED e um X derivado das motos de competição.  Os piscas também são em LED e desligam sozinhos.


E para deixar a Scrambler ainda mais segura, a Ducati adotou o ABS Cornering Bosch, tecnologia presente nas motos esportivas da marca. Basicamente, o ABS da moto é capaz de reconhecer que ela está inclinada e cumprindo a trajetória de uma curva e caso ocorra uma frenagem brusca, o sistema rapidamente corrige essa intervenção do piloto e não deixa que o freio dianteiro trave. Na dianteira, ela é equipada com um enorme disco de 330mm, com pinça Brembo. Na traseira, disco simples de 245mm.

Os pneus Pirelli MT 60 RS, além de darem um ar mais bruto para a moto, aderem muito bem à terra e garantem uma boa pilotagem na estrada. Era de se esperar um grande ruído devido ao seu desenho “borrachudo”, mas que nada, é silencioso.





As rodas são em liga leve com 10 raios, sendo aro 18 na dianteira e 17 na traseira. A suspensão dianteira Kaiaba é invertida de 41 milímetros (mm) de diâmetro e a traseira com ajuste de pré-carga. A embreagem hidráulica ajustável deixa a troca de marchas mais macia.

Clássico painel

O clássico painel redondo, posicionado mais à direita do guidão, mas totalmente digital, vem com os indicadores de combustível e de marchas, uma exigência dos usuários. Sob o banco tem uma entrada USB.

No escapamento,  a ponteira curtinha ganhou a extremidade em preto e o corpo em cinza. O ronco esportivo que ele emite é um convite a acelerar.

A altura de 798mm do banco em relação ao solo garante posição de pilotagem confortável também para os baixinhos e o assento ganhou uma espuma com densidade mais adequada, oferecendo mais conforto. A boa ciclística garante uma posição de pilotagem confortável e de fácil manobras.

Por ser pequena (distância entre eixos 1.445 mm) e com motor esbanjando potência, a Scrambler é leve e ágil na cidade. Tem arrancada forte e faz o piloto sorrir dentro do capacete. Na estrada ela vai firme e forte, mas a falta de um protetor faz o piloto segurar o vento no peito, o que acaba cansando em viagens longas. Na terra se comporta muito bem, jogando pedras para trás e mantendo seu curso sem a menor dificuldade.

 

A Scrambler Icon tem diversos itens para deixar a moto ainda mais personalizada, transformando-a numa versão Enduro, Urbana ou do jeito que você quiser. Estes acessórios podem ser encontrados na concessionária Ducati em Campinas ( Av. Brasil, 342 - Jardim Chapadão, Campinas), que cedeu a Scrambler Icon 2022 para nosso Test Ride.

 

Ficha técnica resumida – Ducati  Scrambler Icon


Motor                                                    Bicilindrico em L, com 2 válvulas por cilindro,
Cilindrada                                             803 cc
Potência                                               73 cv a 8.250 rpm
Torque                                                  6,8 kgf.m (67 Nm) a 5.750 rpm
Caixa de câmbio                                  6 velocidades
Capacidade do tanque                        13,5 L
Peso Seco                                           173 kg
Altura do assento                                798 mm

 



Post a Comment

Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...

أحدث أقدم