Por Jorge Massarolo
Despojada,
sem mimos, apenas com o necessário para uma pilotagem confortável e segura
Para quem
busca uma moto que faça diferença, una o clássico e o moderno, a Ducati
Scrambler Icon é a medida certa. Versão de entrada da marca italiana, o
modelo chama a atenção pela aparência retrô revigorada e, ao mesmo tempo, pela
tecnologia embarcada.
É com esta
máquina de estilo diferenciado que a Ducati busca conquistar um público jovem.
E para isso o preço também ajuda. A Icon é a mais barata da marca e
custa R$ 64.990,00.
Seu desenho
remete à antiga Ducati, fabricada nas décadas de 60 e 70, que a tornaram uma
lenda da marca. Está lá, escrito na tampa do tanque, “Born in 1962” (nascida em
1962), para ninguém esquecer sua origem.
O nome
surgiu na década de 50 para designar as motos de asfalto adaptadas para
corridas do tipo enduro, com pneu para terra, escapamento alto e guidão largo,
com a barra que evitava que ele entortasse nas quedas. Até esta época não se
faziam motos com essa função específica. Era o sujeito que adaptava ao seu
gosto.
Despojada, sem mimos, apenas com o necessário para uma pilotagem confortável e segura. Assim é a Scrambler Icon. Lançada no Brasil no final de 2015, passou por mudanças em 2020, como a adoção do ABS Cornering Bosch, ou ABS de Curvas. O motor foi remapeado e o painel ganhou indicadores de marchas e de combustível.
Seu propulsor bicilíndrico em L Desmodue, com 803 centímetros cúbicos de cilindrada, teve o software de gerenciamento eletrônico atualizado, o que permitiu um motor mais liso, com uma curva de potência e torque plano, entregando 73 cv a 8.250 rpm e 6,8 kgf.m já na faixa de 5.750 rpm.
Conforme se espera de uma Scrambler, minimalismo e carência de excessos são qualidades inerentes. O design redondo e “descolado” está ao redor do chassi de aço em “treliça”. O tanque em formato de gota leva 13,5 litros e tem painéis laterais intercambiáveis. Ainda na dianteira, o farol possui Day-time Running-Light (DRL) com anel de LED e um X derivado das motos de competição. Os piscas também são em LED e desligam sozinhos.
Os pneus
Pirelli MT 60 RS, além de darem um ar mais bruto para a moto, aderem muito bem
à terra e garantem uma boa pilotagem na estrada. Era de se esperar um grande
ruído devido ao seu desenho “borrachudo”, mas que nada, é silencioso.
As rodas são
em liga leve com 10 raios, sendo aro 18 na dianteira e 17 na traseira. A
suspensão dianteira Kaiaba é invertida de 41 milímetros (mm) de diâmetro e a
traseira com ajuste de pré-carga. A embreagem hidráulica ajustável deixa a
troca de marchas mais macia.
Clássico painel
O clássico
painel redondo, posicionado mais à direita do guidão, mas totalmente digital, vem
com os indicadores de combustível e de marchas, uma exigência dos usuários. Sob
o banco tem uma entrada USB.
No escapamento,
a ponteira curtinha ganhou a extremidade
em preto e o corpo em cinza. O ronco esportivo que ele emite é um convite a
acelerar.
A altura de
798mm do banco em relação ao solo garante posição de pilotagem confortável
também para os baixinhos e o assento ganhou uma espuma com densidade mais
adequada, oferecendo mais conforto. A boa ciclística garante uma posição de
pilotagem confortável e de fácil manobras.
Por ser
pequena (distância entre eixos 1.445 mm) e com motor esbanjando potência,
a Scrambler é leve e ágil na cidade. Tem arrancada forte e faz o piloto
sorrir dentro do capacete. Na estrada ela vai firme e forte, mas a falta de
um protetor faz o piloto segurar o vento no peito, o que acaba cansando em
viagens longas. Na terra se comporta muito bem, jogando pedras para trás e
mantendo seu curso sem a menor dificuldade. |
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A Scrambler
Icon tem diversos itens para deixar a moto ainda mais personalizada,
transformando-a numa versão Enduro, Urbana ou do jeito que você quiser. Estes
acessórios podem ser encontrados na concessionária Ducati em Campinas ( Av.
Brasil, 342 - Jardim Chapadão, Campinas), que cedeu a Scrambler Icon 2022 para
nosso Test Ride.
Ficha técnica
resumida – Ducati Scrambler Icon
Motor
Bicilindrico em L, com 2 válvulas por
cilindro,
Cilindrada
803 cc
Potência
73 cv a 8.250 rpm
Torque
6,8 kgf.m (67 Nm) a 5.750 rpm
Caixa de câmbio
6 velocidades
Capacidade do tanque
13,5 L
Peso Seco
173 kg
Altura do assento
798 mm
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