Triumph Rocket 3 R
Triumph Rocket 3 R, com motor de 2.500cc, bateu recorde de aceleração 


A nova motocicleta Rocket 3 R, da Triumph, apresentada ao público brasileiro no final do ano passado, e equipada com o maior motor de moto de produção em série do mundo, com 2.500 cc, estabeleceu um novo recorde de aceleração, indo de a 100 km/h em apenas 2,73 segundos. A moto 
oferece um torque superior a qualquer outra moto de produção em linha, com 221 Nm (a 4.000 rpm). A Rocket 3 R chega ao mercado brasileiro ainda este ano.




“Com o novo recorde de aceleração Triumph alcançado pela Rocket 3 R, entramos novamente em um território desconhecido, pois nunca antes uma moto da marca atingiu uma aceleração tão incrível. Nosso objetivo era mostrar o excepcional desempenho do novo e exclusivo motor triplo de 2.500 cc da Rocket. Agora, conseguimos isso, deixando toda a equipe orgulhosa", disse Paul Stroud, CCO da Triumph Motorcycles.

O recorde

A aceleração de 0 a 100 km/h foi alcançada em 2,73 segundos no domingo, 6 de outubro de 2019, na pista de Cartagena, na Espanha. O piloto que estabeleceu este recorde com a Rocket 3 R afirmou: “É difícil descrever exatamente do que essa moto é capaz. A Rocket 3 R estava bem preparada e eu me senti muito confiante - mesmo nesta configuração de pista. Desde a primeira tentativa, senti que a aceleração era muito potente e que teríamos sucesso. A Rocket 3 R funcionou perfeitamente e as condições da pista e do tempo foram ideais”. 


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Após o registro da aceleração de 0 a 100 km/h, a equipe também conseguiu levar a Rocket aos seus limites na pista, chegando a deslizar nas curvas a toda velocidade e mostrando o quão ágil e dinâmica é a sua pilotagem. O piloto ainda comentou: “É notável como é fácil conduzir a nova Rocket nas curvas. Esta moto funciona mais como uma Speed ​​Triple do que como uma roadster robusta”.

Preparação

Uma equipe composta por engenheiros de várias disciplinas preparou uma versão de pré-produção da inédita Rocket 3 R, sob a direção do engenheiro-chefe da Triumph, Stuart Wood. Além de alcançar uma aderência ideal, a equipe atribuiu grande importância à economia de peso em toda a moto, mas mesmo assim a Rocket 3 R estava em uma configuração de quase produção: apenas os espelhos e o suporte da placa de identificação foram removidos conforme necessário para o ambiente de pista de corrida. 

A equipe da Triumph foi apoiada pela fabricante britânica de pneus Avon. “A especialização dos pneus contribuiu diretamente para o projeto. A Avon foi nossa parceira de pneus no projeto da Rocket 3 R e garantiu a aderência e a estabilidade necessárias. Os pneus Avon Cobra Chrome, já utilizados na linha Rocket 3, foram desenvolvidos especialmente para este modelo e oferecem aderência excepcional e durabilidade incrível”, afirmou Wood.


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