O novo modelo, agora fabricado no Brasil, chega com mais potência, maior desempenho
e preço competitivo.
A Ducati volta às origens do modelo Monster – um ícone da marca – e traz uma motocicleta nova tanto em forma quanto em função. A
Monster 1200 S apresenta novo visual e conteúdo, mas com o verdadeiro
toque naked da Ducati, mas com maior desempenho. A Monster 1200 S tem um
tanque mais leve, uma traseira em estilo esportivo totalmente
redesenhada, um novo farol tecnologicamente avançado e um pacote de
componentes eletrônicos de primeira categoria derivado daquele presente
na 1299 Panigale.
A
Monster 1200 S é uma Monster em tempo integral. Formas, silhuetas,
tanque de combustível e farol são fiéis às linhas da moto lançada em
1993. O icônico e inconfundível tanque de combustível em aço foi
novamente equipado com um grampo de fixação, assim como a primeira
Monster.
A
Monster 1200 S possui a mais recente versão do motor Testastretta 11°
DS, garantindo não apenas potência e torque de destaque, mas também
distribuição de potência completa e macia a partir da extremidade
inferior. Em combinação com uma resposta de aceleração sempre suava, de
fácil manuseio, o resultado é pura diversão na pilotagem. A unidade de
potência Ducati com cilindros duplos na Monster 1200 oferece 150 hp a
9.250 rpm (15 hp a mais do que a Monster 1200 anterior e 5 hp a mais do
que a Monster 1200 S anterior) e torque máximo de 126.2 Nm a 7.750 rpm. A
calibração Ride by Wire precisa oferece à Monster 1200 desempenho
extremamente fluido, garantindo pilotagem empolgante e de precisão. Além
disso, a nova Monster 1200 cumpre rígidos padrões EURO 4.
O
quadro é um Ducati Trellis clássico, que emprega o Testastretta como um
elemento de destaque do chassis. Acoplados ao motor estão: o novo braço
oscilante compacto unilateral e os novíssimos estribos do piloto
moldados em alumínio, separados dos estribos do passageiro.
Um
pacote abrangente de componentes eletrônicos com três diferentes Modos
de Pilotagem (Esportivo, Turismo e Urbano) inclui a Unidade de Medição
Inercial (IMU) que envia informações aos sistemas de ABS de Curva Bosch e
de Controle de Elevação de Roda da Ducati (DWC). Componentes
eletrônicos de alta categoria dão à Monster 1200 um verdadeiro
desempenho esportivo naked da Ducati, mas de um modo que a faz ser
acessível para todos, garantindo altos níveis de segurança ativa em todo
o tempo.
A
exclusiva Monster 1200 S ressalta o desempenho esportivo da Monster com
ainda mais excelência graças a garfo Öhlins de 48 mm e monochoque
traseiro Öhlins, ambos totalmente ajustáveis. Uma capacidade de freio
fantástica é fornecida por dois discos Brembo de 330mm na frente,
trabalhando em conjunto com pinças monobloco Brembo M50. Além disso, a
Monster 1200 S apresenta o sistema de aumento/redução Ducati Quick Shift
(DQS) (disponível como acessório na Monster 1200), rodas com três raios
em Y com elementos gráficos exclusivos em “S” e um para-lamas dianteiro
em carbono, e o farol dianteiro é caracterizado pelo sistema de DRL
(Luzes de Condução Diurna) e indicadores em LED, não lâmpadas.
A
Monster 1200 é uma motocicleta perfeitamente equilibrada que, graças ao
seu motor, freios, arranjo de chassis e componentes eletrônicos,
proporciona a última palavra em diversão ao pilotar. Seu manuseio,
torque e potência excepcionais garantem diversão inigualável e sem
concessões.
A
Monster 1200 S apresenta a mesma identidade com Ducati Red, quadro
vermelho e rodas pretas, ou o novo e refinado Liquid Concrete Grey com
quadro preto e rodas pretas.
Ducati Monster 1200 S
· Cores
o Ducati Red com quadro vermelho e rodas pretas
o Liquid Concrete Grey com quadro preto e rodas pretas
· Equipamento principal
o Motor Testastretta 11° DS de 1.198 cm³ com 150 hp a 9.250 rpm e 126,2 Nm a 7.750 rpm
o Emissões Euro 4
o Escapamento com silenciador duplo
o Farol com função DRL
o Rodas com três aros em Y equipadas com pneus Pirelli DIABLO ROSSO™ III, 120/70 ZR17 na dianteira e 190/55 ZR17 na traseira
o Garfos Öhlins ajustáveis de 48 mm
o Amortecedor Öhlins totalmente ajustável
o Sistema de frenagem dianteiro Brembo com discos de 330 mm e pinças M50
o 3 modos de pilotagem
o Pacote de Segurança Ducati (ABS de curva de 3 níveis, DTC de 8 níveis, DWC de 9 níveis)
o Aumento/redução de marchas Ducati Quick Shift (DQS)
o Visor TFT colorido
Design
Quando
o Ducati Design Center começou a trabalhar na Monster 1200, seu
objetivo era criar uma moto arrojada e compacta com verdadeiro caráter
esportivo para voltar ao conceito de “moto esportiva naked”, mas sem
fazer mudanças drásticas das linhas da motocicleta existente. Não é
necessário dizer que foi dada atenção considerável ao tanque, agora mais
"robusto" e mais moderno: um design totalmente renovado, mas que
permanece fiel à abordagem adotada por Galluzzi em 1993. Para destacar
ainda mais essa ligação com o passado, o grampo de fixação em alumínio
anodizado também voltou.
A
traseira curta, compacta e arrojada, suportada pelo subquadro Trellis
em aço, ainda permite que os pilotos definam uma altura de 795 ou 820 mm
para o assento. O subquadro também contém os estribos do passageiro,
agora separados do estribo do piloto. Essa nova configuração dá à
Monster 1200 uma silhueta esportiva, ao mesmo tempo em que melhora a
ergonomia.
Outra
característica que sempre foi um diferencial da Monster é o farol.
Completamente remodelado para esta motocicleta, ele agora possui
parábolas duplas e, na Monster 1200 S, também o DRL (Luzes de Condução
Diurna). A adoção desse novo farol levou ao desenvolvimento de um novo
suporte do painel de instrumentos, agora acoplado aos tubos de elevação
do guidão. Isso dá à dianteira uma aparência visualmente mais "leve",
graças também ao reposicionamento dos indicadores, agora por baixo do
garfo superior e não no próprio farol. Além disso, a motocicleta também
possui novo câmbio.
Outra
providência importante tomada pelo Ducati Design Center foi a redução -
e a simplificação - do número de peças em plástico. A tampa do tanque
de expansão agora é mais compacta, a tampa do radiador é minimalista e a
proteção do coletor de escape possui uma aparência mais "técnica".
Essas alterações dão maior destaque ao quadro em visão lateral.
Mais
de vinte anos depois, a Ducati continua a desenvolver este modelo
incrivelmente bem-sucedido. Uma moto que, com o passar do tempo, foi
remodelada e reinventada, tornando-se uma favorita customização e
personalização e exercendo grande influência sobre toda a indústria de
motocicletas por mais de duas décadas.
Motor
A Monster 1200 é movida pelo motor Testastretta 11° DS refrigerado a líquido, de 1198 cm3
com 4 válvulas duplas por cilindro. Em conformidade com a norma Euro 4,
o motor também é um elemento estrutural da estrutura do chassis, com
pontos de fixação no quadro Trellis. Esse motor produz impressionantes
150 hp a 9.250 rpm. Graças aos novos corpos de aceleração e ao
escapamento dedicado, a Ducati produziu um torque impressionante que
significa aproveitamento ainda maior da pilotagem, gerando torque máximo
de 126.2 Nm a 7.750 rpm.
O
1198 Testastretta 11° DS engole o ar pelos corpos de aceleração ovais
Ride-by-Wire Mikuni (diâmetro equivalente de 56 mm) e possui uma vela de
ignição dupla: a chama dupla dianteira garante a combustão completa
dentro de um intervalo extremamente curto, fornecendo - juntamente com o
sistema de ar secundário que otimiza o desempenho com a redução da
dispersão do ciclo de combustão sem afetar as emissões - um fornecimento
de potência mais tranquilo e uma pilotagem ainda mais agradável e
empolgante.
Para manter o motor refrigerado, há um radiador curvo com duas ventoinhas elétricas de alta eficiência.
Já
a embreagem da Monster, é do tipo deslizante banhada com óleo com
controle por alavanca de esforço ultra baixo. A carga da mola é
aumentada automaticamente por um sistema de servo automático
progressivo. O resultado é uma melhor sensação na ponta dos dedos,
garantindo conforto excelente quando trocas de marcha frequentes são
inevitáveis (por exemplo, no tráfego urbano) ou em longas viagens.
Quando a roda traseira exerce o torque de resposta, o mesmo mecanismo
reduz a pressão sobre os discos da embreagem, ativando a função
deslizante e evitando a desestabilização da extremidade traseira durante
a redução de marcha agressiva.
Os
dutos do escapamento, com seção transversal de 50-52 mm, são parte de
um sistema 2-1-2 feito com comprimentos idênticos para ambos os
cilindros a fim de maximizar a potência e a eficiência de distribuição.
Este sistema possui uma sonda lambda para cada cilindro para que o
abastecimento seja autônomo e ideal.
O
investimento contínuo da Ducati em qualidade e confiabilidade significa
que o motor Testastretta 11° DS na Monster 1200 possui longos
intervalos de manutenção: o ajuste de distribuição das válvulas agora é
necessário somente a cada 30.000 km (18.000 milhas).
Quadro
Na
Monster 1200, o motor funciona como um elemento de sustentação de
carga, com o quadro Trellis sendo fixado aos cabeçotes dos cilindros, um
conceito derivado das corridas, aplicado pela primeira vez em uma moto
de fábrica com o projeto da Panigale. Essa configuração resulta em um
quadro altamente compacto e leve, e a tubulação com seção transversal
grande concede a rigidez de torção ideal para destacar o desempenho
dinâmico da motocicleta. A Monster 1200 também apresenta um novíssimo
braço oscilante mais robusto e uma distância entre as rodas compacta, de
1.485 mm.
O
subquadro com o assento traseiro - também acoplado diretamente ao motor
- foi remodelado para proporcionar uma estrutura compacta que também
suporta os tirantes do novo estribo do passageiro. Esses estribos são
separados daqueles do piloto para garantir maior liberdade de movimento
em pilotagem de estilo esportivo. As fixações para os estribos do piloto
e do passageiro são feitos em alumínio moldado e possuem hastes de
alumínio. Para ressaltar o pedigree esportivo da Monster, os estribos do
piloto também possuem proteção para os calcanhares em alumínio.
Suspensão
A
Monster 1200 S, possui garfos Öhlins de 48 mm totalmente ajustáveis com
revestimento TiN e um amortecedor Öhlins totalmente ajustável. Na
traseira, o amortecedor funciona em conjunto com a conexão progressiva;
ele é fixado diretamente no cabeçote do cilindro vertical em uma
extremidade e no braço oscilante unilateral moldado em alumínio na
outra. A Monster 1200 utiliza um amortecedor Sachs, e a Monster 1200 S
possui um modelo Öhlins totalmente ajustável.
Pneus e rodas
A
Monster 1200 S oferece rodas com três raios em Y que passaram por
usinagem complementar mais precisa. Além disso, as rodas da versão S têm
um exclusivo elemento gráfico em “S” para destacar seu caráter
competitivo. Ambos
os modelos são equipados com pneus Pirelli DIABLO ROSSO™ III de
composto duplo, 120/70 na frente e 190/55 na traseira, combinando
durabilidade para aumento da quilometragem e aderência constante, mesmo
em curvas agressivas. Esses pneus de alta qualidade implementam a
Pirelli Enhanced Patch Technology (EPT) para maximizar a área de
contato, não importa o ângulo de inclinação, e o Functional Groove
Design (FGD) para otimizar o desempenho em pista molhada.
Sistema de freio
A
Monster 1200 S, possui pinças monobloco Brembo M50 e discos de 330 mm -
os mesmos componentes vistos na Panigale. Amobos os modelos apresentam
bombas de freio radiais dianteiras com reservatórios separados; um único
disco de 245 mm na traseira é preso por uma pinça Brembo equipada com
pastilhas de freio sinterizadas com maior eficiência. Esses componentes
garantem um desempenho de freio de alta qualidade, uma característica
que sempre foi um marco da Ducati.
Pacote de Segurança Ducati (DSP)
A
Monster 1200 S vem com o Pacote de Segurança Ducati (DSP), que graças à
Unidade de Medição Inercial (IMU) Bosch, integra o ABS de Curva Bosch
9.1MP, o Controle de Tração Ducati (DTC) e o Controle de Elevação de
Roda da Ducati (DWC) para aumentar o desempenho dinâmico, otimizar o
controle e garantir altos níveis de segurança.
Sistema de ABS de Curva Bosch
A
Monster 1200 possui um sistema de freio Brembo com o dispositivo ABS de
Curva 9.1MP da Bosch, que utiliza a plataforma IMU (Unidade de Medição
Inercial) Bosch para otimizar a potência de frenagem dianteira e
traseira mesmo em situações críticas e com a moto em ângulos de
inclinação consideráveis. Por meio da interação com os Modos de
Pilotagem, o sistema proporciona soluções adequadas para qualquer
estilo, situação ou condição de pilotagem.
Este
sistema possui três níveis de intervenção diferentes. O Nível 1 oferece
o máximo desempenho em pilotagem esportiva, desativa a detecção de
levantamento da roda traseira e permite o giro da roda traseira durante a
frenagem com a aplicação do ABS apenas na dianteira. O Nível 2 garante o
equilíbrio entre a dianteira e a traseira: enquanto a detecção de
elevação da roda traseira é desativada, a função de curva é aplicada e
calibrada para a pilotagem em estilo esportivo. O Nível 3 otimiza a ação
do freio: a detecção de elevação da roda traseira fica ativa e a função
de Curva é ativada e calibrada para o máximo em segurança.
Ainda
assim, o ABS também pode ser totalmente desativado no painel de
instrumentos em qualquer Modo de Pilotagem e as configurações podem ser
salvas e recuperadas na próxima vez que a chave for virada.
Ducati Traction Control (Controle de Tração Ducati, ou DTC)
O
DTC (Controle de Tração Ducati) detecta e subsequentemente controla
qualquer giro da roda traseira, aumentando o desempenho da moto e a
segurança ativa. A Monster apresenta a última versão do software DTC,
otimizado para uma resposta suave, graças à intervenção somente no
avanço da ignição. O sistema permite que os pilotos selecionem entre
oito diferentes perfis, cada um calibrado para proporcionar uma
tolerância ao giro da roda traseira de acordo com o níveis progressivos
de habilidade em pilotagem e condições da estrada (classificados de um a
oito). O Nível 1 minimiza a intervenção do sistema, enquanto o Nível 8
garante o máximo de tração em superfícies de estradas molhadas. A Ducati
ajusta os níveis de DTC para cada um dos três Modos de Pilotagem;
porem, eles podem ser personalizados para atender as preferências dos
pilotos e salvas nas configurações individuais do menu. A função DTC
pode ser desligada em qualquer Modo de Pilotagem e permanecerá desligada
até a próxima vez em que a chave for virada.
Ducati Wheelie Control (Controle de Elevação da Roda, DWC)
A
Monster 1200 é equipada com o DWC (Controle de Elevação de Roda da
Ducati) de 8 níveis. O sistema analisa o status de levantamento da roda
do veículo e consequentemente ajusta o torque e a potência para garantir
aceleração máxima mas ainda segura, sem desequilíbrios da configuração.
Assim como o DTC, este recurso possui 8 configurações diferentes e é
integrado aos Modos de Pilotagem.
Modos de Pilotagem Ducati
Os
Modos de Pilotagem Ducati permitem que os pilotos selecionem diferentes
modos pré-definidos para otimizar o comportamento da motocicleta de
acordo com estilos de pilotagem individuais e condições de estrada. A
Monster 1200 tem três Modos de Pilotagem (Esportivo, Turismo e Urbano),
cada um deles programados para atuar com o sistema de controle
eletrônico do motor Ride-by-Wire (RbW) e nos níveis de ABS, DTC e DWC.
Os modos disponíveis são derivados de uma combinação de tecnologias
dedicadas de ponta. Os Modos de Pilotagem podem ser mudados durante a
pilotagem, e as configurações personalizadas de ABS, DTC e DWC precisam
ser feitas com a moto parada e a aceleração fechada.
Esportivo
O
Modo de Pilotagem Esportivo fornece 150 hp de potência do motor com
resposta direta do Ride-by-Wire ao acelerador de torção, menor
intervenção do DTC (nível 3) e alta eficiência do freio ABS (nível 2); a
detecção de levantamento da roda traseira fica desligada e o DWC fica
ligado (nível 3).
Turismo
O
Modo de Pilotagem de Turismo fornece 150 hp de potência do motor com
resposta progressiva do Ride-by-Wire ao acelerador de torção, maior
intervenção do DTC (nível 4), ABS com detecção de levantamento da roda
traseira e DWC ativo (nível 5).
Urbano
O
Modo de Pilotagem Urbano fornece 100 hp de potência do motor com
resposta progressiva do Ride-by-Wire ao acelerador de torção,
intervenção ainda mais decisiva do DTC (nível 6), ABS com o máximo de
estabilidade de freio e detecção de levantamento da roda traseira e DWC
ativo (nível 7).
Aumento/redução de marchas Ducati Quick Shift (DQS)
A
Monster 1200 S é equipada de fábrica com o sistema de aumento/redução
Ducati Quick Shift (DQS), um sistema eletrônico derivado das corridas
que permite aos pilotos reduzir a marcha sem usar a embreagem e sem
precisar fechar a aceleração, e reduzir a marcha sem operar a embreagem,
apenas fechando a aceleração. Ele consiste em um micro-interruptor de
duas vias integrado à ligação da alavanca de troca de marcha; quando,
ele envia um sinal à ECU. O sistema funciona de modos diversos para
aumento e redução de marchas, integrando o ajuste do avanço da faísca de
ignição e da injeção durante aumentos de marcha com uma função
auto-blipper durante reduções de marcha. A extensão e a duração da
operação do sistema são definidas para garantir o engrenamento das
marchas sem interrupção sob todas as condições de pilotagem; durante
reduções de marcha, o sistema funciona em conjunto com a embreagem
deslizante. Ao acelerar, o DQS economiza preciosas frações de segundo
que de outra forma seriam perdidas ao fechar a aceleração e acionar a
embreagem: além disso, a estabilidade é melhorada porque a distribuição
de potência fica ausente por menos tempo. A redução de marcha sem
embreagem durante a frenagem permite o engrenamento suave das
engrenagens, permitindo que o piloto concentre sua atenção em frear e
entrar em curvas. Este sistema não somente aumenta a emoção da pilotagem
esportiva: ele também dá uma ajuda bem-vinda no tráfego urbano ou em
estradas sinuosas que exijam frequentes trocas de marchas. Na Monster
1200, o DQS está disponível como acessório e na versão S ele é fornecido
de fábrica.
Visor TFT colorido
O
painel de controle na Monster 1200 apresenta uma tela TFT de última
geração. Ele possui três configurações diferentes, chamadas de Central,
Completa e Pista, cada uma projetada para mostrar as informações mais
adequadas para certas situações de pilotagem. Todas as três
configurações de tela mostram a marcha atualmente selecionada.
No
Modo de Pilotagem Urbano, a tela adota a configuração Central,
minimizando a quantidade de dados exibidos, como é aconselhável em um
ambiente urbano. A informação mais evidente é a velocidade do veículo:
ela é mostrada no centro da tela e a marcha selecionada é mostrada à
direita. No Modo de Pilotagem de Turismo, a tela muda completamente para
a configuração Completa para mostrar o máximo possível de informações
úteis para viagem. No Modo de Pilotagem Esportivo, a tela adota a
configuração de Pista, dando apenas as informações relativas à pilotagem
esportiva. O gráfico do contador de voltas é redefinido com um layout
no puro estilo de Superbikes.
O
painel de controle TFT da Monster 1200 pode ser personalizado e o
piloto pode escolher o modo de exibição em qualquer Modo de Pilotagem.
Faróis e indicadores
Na
Monster 1200, o farol oferece uma potente fonte de luz halógena e luzes
laterais de LED. O farol da Monster 1200 S é caracterizado pela
incorporação do sistema de Luzes de Condução Diurna (DRL) de LED, que
garante perfeita visibilidade do veículo durante o dia. Na traseira,
ambas as versões têm iluminação totalmente em LED (luz de freio e
traseira). Na versão S, a tecnologia de iluminação de LED também é
aplicada aos indicadores.
Além
disso, a Monster 1200 apresenta uma função de luzes indicadoras de
perigo, ativadas ao pressionar o interruptor do indicador esquerdo por
quatro segundos.
A Ducati Campinas foi inaugurada em julho de 2013 como a maior concessionária exclusiva da marca no mundo e consumiu investimentos na ordem de R$ 3 milhões. Atualmente, a loja, de 1023 metros quadrados, localizada à Avenida Brasil, 342, no bairro Guanabara, é a maior do Brasil e a única na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Além do showroom das motocicletas premium, o espaço abriga o serviço de pós-venda, uma boutique com toda a linha da grife da marca e um café.
Atualmente, a Ducati Campinas conta também com uma segunda unidade pop-up no segundo piso do Shopping Iguatemi Campinas. (www.ducaticampinas.com.br).
Ducati do Brasil
A Ducati do Brasil foi criada em outubro de 2012 como subsidiária oficial da Ducati Motor Holding no país, sendo a responsável por trazer ao país produtos que são referência absoluta em termos de inovação, tecnologia e design no mercado de motocicletas premium. Ela opera uma rede de concessionárias em expansão, que tem como objetivo principal oferecer um atendimento de alto padrão, à altura das expectativas dos apaixonados pela marca.
Ducati Motor Holding S.p.A – Uma empresa do grupo Audi
Fundada em 1926, a Ducati produz motocicletas de inspiração esportiva desde 1946. Suas motocicletas são caracterizadas pelos motores “Desmodrômicos” de alta performance, pelo design inovador, pela tecnologia de ponta e pela paixão que desperta em seus fãs. Cobrindo diversos segmentos de mercado, a linha de motocicletas Ducati é dividida em famílias que incluem: Diavel, Hypermotard, Monster, Multistrada, Streetfighter e Superbike.
Estes autênticos ícones do “made in Italy” são vendidos em mais de 80 países em todo o mundo, com maior concentração na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico. A Ducati compete no World Superbike Championship e, com uma equipe oficial, no World MotoGP Championship. Na Superbike a Ducati já conquistou 17 títulos de Fabricantes e 14 títulos de Pilotos, sendo que em 2011 passou a marca histórica de 300 vitórias. A Ducati participa do MotoGP desde 2003 e conquistou o título de Fabricantes e Pilotos em 2007.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Ducati
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