Modelo 2017 da fabricante norte-americana ganhou o motor Milwaukee-Eight 107, com 10% a mais de torque, e nova suspensão
Harley-Davidson Street Glide Special ano 2017: elegância, estilo e potência |
Viajar com estilo, elegância, potência no acelerador e ouvindo uma boa música. Não, não estou falando de um carro, mas sim da Harley-Davidson Street Glide Special ano 2017, uma motocicleta touring pra lá de especial. Acelerei a icônica moto da fabricante norte-americana, que agora vem equipada com o novo motor Milwaukee-Eight 107, o 9º na linha sucessória da marca, e nova suspensão.
Considerado pela
fabricante um dos motores mais potentes e de desempenho mais extraordinário da
história da H-D, o novo propulsor, de 1.750 cilindradas cúbicas, produz até 10%
mais torque que o modelo anterior, é mais econômico, oferece uma resposta mais
rápida à aceleração e, segundo a fabricante, reduziu em 75% a vibração quando
em marcha lenta, graças ao novo sistema de contrabalanceamento interno.
Conforto a bordo para longas viagens |
“O novo Milwaukee-Eight carrega a herança dos motores Big Twin produzidos pela Harley-Davidson, no entanto, é um novo motor, com melhor desempenho, durabilidade e novo estilo”, explica Alex Bozmoski, chefe de Engenharia Mecânica da empresa. Mantendo a angulação de 45 graus clássica dos motores Harley-Davidson V-Twin, o Milwaukee-Eight apresenta cabeçotes de quatro válvulas que oferecem 50% mais fluxo de admissão e escapamento. Os novos propulsores são oferecidos em duas configurações: o Milwaukee-Eight de 107 polegadas cúbicas de deslocamento e 1.750cc em duas versões, Air-Cooled e Twin-Cooled, e o Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114, de 1.870 cilindradas. A Harley-Davidson não divulga a potência.
De acordo com a H-D,
ele é 11% mais rápido de 0 a 100 km/h e de 100 a 120km/h que o modelo anterior.
Ele mantém o mesmo peso, por isso, a potência extra contribui para melhor
desempenho da aceleração. Outra melhoria é que ele dissipa bem o calor, não
esquentando as pernas do piloto e do passageiro, devido ao novo sistema de
escapamento.
Apesar de a empresa dizer que a vibração diminuiu, ela ainda faz os braços tremerem em marcha lenta |
Outra mudança
significativa foi na suspensão, que ficou mais macia e aderente ao solo. Os
novos amortecedores traseiros pressurizados oferecem de 15% a 30% mais ajustes
de pré-carga do que os antigos, sem a necessidade de ferramentas, basta girar
um botão. A suspensão dianteira Showao, com tecnologia derivada das corridas,
tem funcionamento linear e peso reduzido. O diâmetro do garfo foi aumentado
para 49mm, um ganho de 18%. O modelo têm freios Brembo combinados com ABS e
Reflex, isto é, os freios dianteiros e traseiros são conectados eletronicamente
para oferecer a quantidade de frenagem certa para cada pneu, independentemente
das condições da estrada.
Rainha da estrada
Painel da Street Glide é completo, colorido e permite a conexão com vários equipamentos |
Pilotar uma Street
Glide é um charme, mas controlar seu enorme porte e peso (376kg) exigem
habilidade do piloto. Obviamente, não é uma moto para brincar no trânsito. Seu
destino é a estrada, onde ela se sente rainha. E qualidades não lhe faltam.
Além do conforto do
banco, esculpido em um formato mais profundo e contornos estreitos na parte da
frente, para aliviar a pressão sobre as coxas, ela oferece regalias que
garantem um passeio ou viagem tranquila. Os bagageiros laterais são
extremamente úteis e têm capacidade para levar até 69 litros em bagagens,
podendo ser abertos ou fechados em um toque. O tanque, com 22,7 litros, garante
uma autonomia razoável. Não foi possível fazer uma média de consumo, mas
presume-se que um motor de 1.750cc não seja lá muito econômico.
Pilotar ouvindo uma
boa música é o que há de bom. O sistema de som da Street Glide, formado por
rádio BOOM Box 6.5GT, oferece 75 watts por canal e inclui um novo sistema de
compensação, que não se limita a alterar o volume em velocidades diferentes.
Ele muda o nível dos graves e agudos para conseguir o melhor som – não importa
se você está mantendo a velocidade em uma via ou acelerando em um trecho aberto
de estrada. O som é reproduzido por alto-falantes instalados em caixas vedadas.
Baús podem levar até 60 litros em bagagem |
O painel da Street
Glide, acoplado na ampla carenagem, é formado por um display de 6,5 polegadas,
colorido, com touch screen, que coloca todas as informações na sua frente, de
fácil leitura. Apesar de tudo isso, o GPS na moto avaliada estava
desatualizado. Não constava o prolongamento do anel viário da rodovia
Anhanguera até a Bandeirantes, inaugurado em dezembro de 2015.
A lista de acessórios e qualidades na moto é grande, mas o fato é que pilotar uma Harley-Davidson nunca foi tão bom. A Harley-Davidson Street Glide Especial é bonita, tem um visual limpo e oferece o que todo motociclista gosta, potência, velocidade e conforto. É um estilo de vida.
إرسال تعليق
Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...