À primeira vista ela evoca nostalgia. E não poderia deixar de ser. A Triumph Street Twin, com seu estilo que remete aos anos 1960, é agora a moderna motocicleta de entrada da nova linha Bonneville lançada no Brasil em abril. Família que é formada por cinco modelos - Street Twin, T120, T120 Black, e as lendárias Thruxton e Thruxton R - cada um com o respectivo carisma e estilo. E todas com funcionalidades modernas, incluindo o acelerador eletrônico (ride-by-wire) e refrigeração líquida para redução do consumo de combustível, principalmente na Street Twin.
Sucessora da T-100, e inspirada no cenário new wave de customização, a Street Twin leva a linhagem Bonneville ao século 21 sem perder sua personalidade icônica. Pelo contrário, ganhou mais. O modelo vem equipado com o novo motor bicilíndrico, como manda a tradição inglesa, de 900cc HT (hi-torque) com 55cv de potência (a 5.900 rpm), oito válvulas e torque máximo de 8 kgf.m a 3.200 rpm – o que representa 18% acima do modelo anterior. Segundo a montadora inglesa, como a proposta é mais urbana, ela privilegia as baixas rotações, mas a entrega de potência é linear e suave através da transmissão de cinco marchas, desde a mais baixa rotação.
À primeira vista não parece que seu pequeno porte carrega um motor de 900 cilindradas de alto torque. E este é um dos segredos que a tornam uma motocicleta divertida e agradável de pilotar. Ela circula com desenvoltura no trânsito caótico e tem torque suficiente para poderosas arrancadas. Aliás, engana-se quem pensa que seus 55cv de potência são pouca coisa. É energia pura transmitida para a roda traseira, o que faz pegar leve no acelerador. Por isso, ela vem com controle de tração, que pode ser desligado. Da mesma forma, as reduções bruscas de marcha exigem cuidado, pois o forte despejo de torque obriga o pneu traseiro a cantar no asfalto.
Outra vantagem é o banco baixo (750 milímetros) em relação ao solo, o que faz os “baixinhos” se sentirem poderosos dominando tamanha cavalaria. Os grandalhões também não se sentirão incomodados, pois os joelhos se acomodam confortavelmente nas curvas do tanque de gasolina, que comporta 12 litros. Aliás, economia é outro forte. A Street Twin faz tranquilamente 22 km com um litro de gasolina.
Rodei cerca de 400 quilômetros na cidade e em estradas da região e não cansei. Pelo contrário, o ronco que sai do escapamento é cativante e pede para continuar acelerando estrada afora, sem destino. Ou com destino. Por falar nisso, o sistema de escape é formado por dois tubos em aço inoxidável escovado, que oferecem um visual clássico e um ronco inconfundível.
Estilo
O estilo da Street Twin é mais urbano, mas ela se comporta muito bem na estrada, mantém uma velocidade de cruzeiro alta e uma posição de pilotagem confortável. O banco macio ajuda bastante. A suspensão - com garfo telescópico KYB na dianteira e sistema bichoque na traseira – ambos com 120 mm de curso -, é um pouco dura, o que garante boa estabilidade, mas faz o passageiro “sambar” na garupa em pista irregular. O câmbio de cinco marchas resolve muito bem a motorização. Quanto aos freios ABS, tive a sensação de que poderiam ter uma pegada um pouquinho mais forte.
O acionamento dos comandos é fácil, até porque não são muitos. Como toda clássica, a Street Twin mantém um estilo “limpo”. O painel é redondo, centralizado e de fácil leitura. Ela vem equipada com computador de bordo que traz, entre outros deleites, indicador de marchas, autonomia, relógio, consumo instantâneo etc. Um único botão abre todas as funções no pequeno painel digital, que é cercado pelo velocímetro analógico.
Discreta pelo que oferece
São de série itens como luz traseira em LED, entrada USB abaixo do assento, imobilizador do motor e rodas fundidas com 10 raios e acabamento em preto. Também podem ser adicionadas manoplas aquecidas, monitoramento da pressão dos pneus e controle de velocidade de cruzeiro.
A Street Twin é uma moto rápida, de fácil condução, e apesar de sua potência bruta, encara o trânsito urbano como se fosse uma “CG”. Não é escandalosa pelo tanto que oferece e traz o charme britânico. É uma moto perfeita para quem busca um estilo retrô, hoje bastante em voga, sem perder a modernidade e um motor potente. Bom divertimento.
Feita para ser estilizada
A Street Twin foi concebida tendo em mente o espírito de personalização. Para isso, foram desenvolvidos mais de 150 acessórios além de dois kits que servem de ponto de partida para a customização: o urbano Kit Brat Tracker e o casual esportivo Kit Urban. Isso inclui, por exemplo, desde os escapes Vance & Hines, a assentos corridos e indicadores de direção coniformes. O modelo está disponível por R$ 36.500,00, em quatro cores: vermelha (Cranberry Red, com frisos no tanque e nas rodas), prata (Aluminium Silver, com frisos no tanque e nas rodas), preto brilhante (Jet Black) e preto fosco (Matt Black).
Texto: Jorge Massarolo
Fotos: Elcio Alves
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