MT-09 Tracer mescla características de motos esportivas, street e touring 
(Fotos: Edu Fortes)

Por Jorge Massarolo

Em novembro do ano passado tive meu primeiro contato com a família Master of Torque (MT) da Yamaha, e fiquei impressionado com a MT-09. Agora, essa impressão se repetiu com a MT-09 Tracer, lançada no começo do ano e que mescla características de motocicletas esportivas, street e touring. É uma moto bonita, com design futurístico, fácil de pilotar e potência de sobra para levar o piloto onde ele quiser. 

O nome até sugere que a moto é a mesma, mas não é. Muita coisa mudou. A começar pelo visual, completamente diferente e que ressaltam a MT-09 Tracer como um modelo para pegar a estrada. Por exemplo, a motocicleta ganhou um para-brisa cuja altura pode ser regulada manualmente; o grupo óptico dianteiro é formado por dois faróis com iluminação em LED; a posição do guidão também permite dois ajustes, e o assento é dividido em dois níveis, oferecendo tanto ao piloto quanto à garupa viagens bem mais confortáveis. Outro item de série bastante prático é o cavalete central, que torna mais prático o manuseio da motocicleta, principalmente com bagagens.



Na traseira se destacam grandes alças de apoio para o garupa e os encaixes para as malas laterais. O visual touring é reforçado com os protetores de mão e aletas laterais que desviam o ar frontal das pernas. Ela também pode ser equipada com faróis de milha e bagageiros, entre outros acessórios

Outra característica que denota seu lado touring está no tanque de combustível com 18 litros (a MT-09 tem capacidade para 14 litros). Na estrada, andando dentro dos limites de velocidade, ela fez uma média de 20km/l, o que lhe garante uma autonomia próxima dos 400 quilômetros. Agora, se o piloto quiser sentir o vento empurrando as bochechas para trás, a média cai para 17km/l. 


Máquina é equipada com um moderno motro de três cilindros capaz de
gerar 115cv a 10 mil rpm

Isso tudo graças ao motor que já é sucesso na MT-09. Um moderno três cilindros com 847 cm³, capaz de gerar potência de 115 cv a 10.000 rpm e torque de 8,92 Kgf.m a 8.500 rpm. Imagine toda essa força jogada sobre uma moto que pesa apenas 210 quilos. É um soco de potência. Basta pensar que o motor responde instantaneamente. O motor é elástico, não exige constante troca de marchas e resgata a velocidade lá de baixo, até atingir seu limite. Nestas retomadas é possível sentir, por alguns segundos, a vibração da máquina. 


Controle de tração


Diante de tanta leveza e potência, a grande sacada da Yamaha foi equipar a Tracer com o controle de tração e freios ABS nas duas rodas. Quando você aperta demais o acelerador, o controle de tração detecta a tendência da roda traseira girar em falso e reage combinando o controle do tempo da ignição, o volume de combustível na injeção eletrônica e a abertura do acelerador. Caso contrário, você fica no chão e a moto vai embora. Se o piloto for bom, ele pode desligar o sistema. 

Outro detalhe é que você pode deixar este motor mais calmo ou mais nervoso. Depende do seu ânimo. Assim, como a MT-09, a Tracer também vem equipada com a tecnologia Yamaha D-mode, com três opções de motorização: STD, A e B. A STD é padrão e entrega torque contínuo em baixas ou altas velocidades; a A é a mais agressiva de todas, com respostas imediatas ao toque do acelerador; já a B oferece uma pilotagem mais moderada. A escolha é feita apertando um botão no painel.

Obviamente, para parar este jato sobre duas rodas os freios têm que ser eficientes. Na frente, o conjunto é formado por dois discos de 298 milímetros (mm) e na traseira, por um disco de 245 mm e uma pinça simples. Os pedais do freio e do câmbio são de alumínio forjado, assegurando maior rigidez e menor peso.

A suspensão traseira é do tipo Monocross com link, com um amortecedor único, posicionado mais na horizontal, o que beneficia a centralização de massa. O sistema conta com sete níveis de regulagem na pré-carga da mola. Na frente, a suspensão é do tipo upside-down com 41 mm de diâmetro e 137 mm de curso. O chassi do tipo diamante e a balança são confeccionados em alumínio, extremamente leves e resistentes, contribuindo para o baixo peso da moto. Seja na cidade, nas estradas ou mesmo em vias em más condições, esse conjunto garante conforto, agilidade e, sobretudo, estabilidade.




O painel é detalhe importante. Ele é completo, totalmente digital, intuitivo e de fácil leitura. O display esquerdo mostra velocímetro, conta-giros, indicador do nível do combustível, relógio, controle de tração, D-Mode e indicador Eco (que indica a faixa de giro econômica). O direito traz hodômetro total e dois parciais, temperatura ambiente, temperatura do motor, consumo total e parcial, autonomia instantânea, tempo de viagem, hodômetro de reserva de combustível. Também oferece uma tomada 12v para utilização de equipamentos com celular e GPS. Uma segunda tomada pode ser instalada do lado direito.

Esse conjunto permite uma pilotagem segura e prazerosa. A Tracer é fácil de conduzir tanto no trânsito caótico como em uma estrada. Basta o piloto ter consciência dos seus limites, pois ela rompe todos eles. Além de tudo, a MT-09 tem um visual bonito. Seu design é formado por linhas arrojadas e futuristas que transmitem a sensação de velocidade, agilidade e leveza. Não foram poucos os elogios destinados a ela durante esta avaliação. O belo ronco do motor atrai olhares e o visual culmina com a admiração. 

Veja vídeo no Youtube no endereço
https://www.youtube.com/watch?v=7uF0QytVCGw

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