A Honda NC 750X é uma moto macia, tem aceleração linear, fácil de pilotar, confortável e ágil
Fotos: Verônica Cardoso e divulgação
Por Jorge Massarolo
Sabe aquela moto que você pega para dar uma volta e não quer mais devolver para o dono? Pois é. Foi isso que aconteceu com a Honda NC 750X, com ABS, que peguei para avaliação. Não deu vontade de devolver depois de uma semana andando com ela pelas ruas de Campinas. Aliás, assim que a retirei da Honda em São Paulo, senti que tinha algo diferente na mão.
Além de bonita, do estilo trail e de toda cavalaria do motor, a NC é uma moto macia, tem aceleração linear, fácil de pilotar, confortável e ágil. Senti como se estivesse pilotando minha primeira motocicleta, a velha XL 250, lá dos anos 80. Não estou comparando mecânica, design ou potência, mas sim a facilidade e agilidade das duas máquinas. Já que estou só elogiando a NC 750X, a economia é outro destaque forte. Apesar do seu potente motor de 745 cilindradas, ela faz 30 km/l, dependendo do seu jeito de pilotar. Com 14 litros no tanque, a autonomia chega a 400 quilômetros. Bom para viagens.
Como diz a Honda, é uma motocicleta para uso diário, sem abrir mão das aventuras no final de semana. E olha, ela encara terra, barro e pedra solta com a mesma facilidade com que anda a 150km/h na estrada. E tem outro detalhe bastante prático e útil na NC 750X. No espaço tradicionalmente ocupado pelo tanque de combustível na maioria das motocicletas, existe um compartimento capaz de transportar objetos pessoais de menor volume, como um capacete, roupa de chuva ou aquele pãozinho que você pega no fim de tarde na padaria. Uma mão na roda e uma opção bem vantajosa em relação ao uso de mochilas e baús. Ah sim, o tanque de 14 litros foi deslocado para baixo do banco, favorecendo a distribuição de peso e melhorando sua estabilidade.
Uma motocicleta para uso diário, sem abrir mão das aventuras no final de semana na estrada ou na terra
Motor
A crossover NC 750X, lançada no começo do ano passado, veio substituir a antecessora NC 700X, apresentada em 2012 e que, em pouco tempo, se tornou uma das motocicletas mais vendidas no segmento não só no Brasil, como também nos principais mercados do exterior.
A novidade da Honda NC 750X em relação ao modelo anterior está no motor SOHC (Single Over Head Camshaft), um bicilíndrico em linha, quatro tempos, arrefecimento a líquido e injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). A potência máxima aumentou 4%, com 54,8 cv a 6.250 rpm. O torque também cresceu 8%: são 6,94 kgf.m a 4.750 rpm. Isto é, você enrola menos o cabo para andar mais e, consequentemente, gasta menos combustível. Internamente, o motor da NC 750X ganhou balanceiros duplos, que geram menor vibração e asseguram uma condução mais suave. É uma moto com arrancada rápida e fôlego suficiente para manter alta velocidade em uma viagem.
Produzida na fábrica de Manaus (AM), a NC 750X traz um projeto moderno e de alta tecnologia, com desenvolvimento baseado em três pilares: conforto, segurança e eficiência ambiental. O resultado é um conjunto robusto, de ótimo desempenho, grande agilidade e boa facilidade de condução como deu para perceber nesta avaliação.
Crossover atrai pelas linhas altas e anguladas


Estilo imponente
As linhas altas e anguladas atraem consumidores que buscam estilo e beleza em um conjunto com a proposta da categoria crossover. O grupo óptico possui farol com lâmpada halógena de 60/55 W, que assegura grande visibilidade. Os indicadores de direção estão fixados na parte superior da carenagem, que, em conjunto com o para-brisa, reduzem o atrito com o ar e possibilitam mais conforto e agilidade.
O painel de instrumentos digital em LCD é completo e conta com velocímetro, conta-giros, indicador de combustível, relógio e hodômetro duplo (total e parcial). Destaque para o prático visualizador de marchas, além do computador de bordo que fornece informações sobre o consumo médio, instantâneo e os litros de combustível utilizados.
A moto vem equipada com pneus Pirelli nas medidas 120/70 ZR17M/C (dianteira) e 160/60 ZR17M/C (traseira) e a suspensão dianteira é do tipo garfo telescópico, com 153,5mm. A traseira Pró-link tem curso de 150 mm e admite a possibilidade de ajustes na pré-carga da mola. A distância entre eixos é de 1.538mm e as rodas são de liga leve de 17 polegadas.

Compartimento no lugar do tanque abriga um capacete ou aquele pãozinho que você pega no final de tarde na padaria:
painel é completo, com computador de bordo, indicador de marchas, hodômetros totais e parciais e boa vizualização
Os freios são equipados com sistema ABS (antitravamento), com disco de 320mm na dianteira e dois pistões. Na traseira, o disco tem 240mm  e único pistão. Seu peso total é de 205kg para a versão standard e 209 Kg para a versão com sistema de freios ABS.
O assento em dois níveis tem 831 mm de altura em relação ao solo e ganhou uma nova textura para melhorar a aderência ao corpo do piloto e garupa. O chassi da NC 750X é do tipo Diamond e produzido em aço. Sua estrutura, assim como o motor, ganhou acabamento com pintura escurecida e destacou ainda mais o modelo. Sem dúvidas, a Honda acertou no projeto da NC750X. Quem der uma voltinha com ela, vai acabar sendo fisgado.
Quanto custa?
A NC750X está disponível nas cores branca perolizada e preta, e em preço sugerido de R$ 28.990,00 (versão standard) e R$ 31.100,00 (com ABS).
Texto publicado no jornal Correio Popular, 07/05/2016

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