Modelo 2017 da fabricante norte-americana ganhou o motor Milwaukee-Eight 107, com 10% a mais de torque, e nova suspensão


Harley-Davidson Street Glide Special ano 2017: elegância, estilo e potência
Por Jorge Massarolo

Viajar com estilo, elegância, potência no acelerador e ouvindo uma boa música. Não, não estou falando de um carro, mas sim da Harley-Davidson Street Glide Special ano 2017, uma motocicleta touring pra lá de especial. Acelerei a icônica moto da fabricante norte-americana, que agora vem equipada com o novo motor Milwaukee-Eight 107, o 9º na linha sucessória da marca, e nova suspensão.

Considerado pela fabricante um dos motores mais potentes e de desempenho mais extraordinário da história da H-D, o novo propulsor, de 1.750 cilindradas cúbicas, produz até 10% mais torque que o modelo anterior, é mais econômico, oferece uma resposta mais rápida à aceleração e, segundo a fabricante, reduziu em 75% a vibração quando em marcha lenta, graças ao novo sistema de contrabalanceamento interno.


Conforto a bordo para longas viagens























“O novo Milwaukee-Eight carrega a herança dos motores Big Twin produzidos pela Harley-Davidson, no entanto, é um novo motor, com melhor desempenho, durabilidade e novo estilo”, explica Alex Bozmoski, chefe de Engenharia Mecânica da empresa. Mantendo a angulação de 45 graus clássica dos motores Harley-Davidson V-Twin, o Milwaukee-Eight apresenta cabeçotes de quatro válvulas que oferecem 50% mais fluxo de admissão e escapamento. Os novos propulsores são oferecidos em duas configurações: o Milwaukee-Eight de 107 polegadas cúbicas de deslocamento e 1.750cc em duas versões, Air-Cooled e Twin-Cooled, e o Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114, de 1.870 cilindradas. A Harley-Davidson não divulga a potência.


De acordo com a H-D, ele é 11% mais rápido de 0 a 100 km/h e de 100 a 120km/h que o modelo anterior. Ele mantém o mesmo peso, por isso, a potência extra contribui para melhor desempenho da aceleração. Outra melhoria é que ele dissipa bem o calor, não esquentando as pernas do piloto e do passageiro, devido ao novo sistema de escapamento.

Apesar de a empresa dizer que a vibração diminuiu, ela
ainda faz os braços tremerem em marcha lenta
Não há a menor dúvida da potência deste motor. Ao acionar a ignição, tem-se a impressão de estar ligando um carro. É um ronco forte e basta tocar de leve no acelerador que ele responde de imediato. É um show de máquina. No entanto, a prometida redução de vibração não foi sentida. Parado em marcha lenta no semáforo os braços tremem bastante.

Outra mudança significativa foi na suspensão, que ficou mais macia e aderente ao solo. Os novos amortecedores traseiros pressurizados oferecem de 15% a 30% mais ajustes de pré-carga do que os antigos, sem a necessidade de ferramentas, basta girar um botão. A suspensão dianteira Showao, com tecnologia derivada das corridas, tem funcionamento linear e peso reduzido. O diâmetro do garfo foi aumentado para 49mm, um ganho de 18%. O modelo têm freios Brembo combinados com ABS e Reflex, isto é, os freios dianteiros e traseiros são conectados eletronicamente para oferecer a quantidade de frenagem certa para cada pneu, independentemente das condições da estrada.

Rainha da estrada

Painel da Street Glide é completo, colorido e permite a conexão com vários equipamentos


Pilotar uma Street Glide é um charme, mas controlar seu enorme porte e peso (376kg) exigem habilidade do piloto. Obviamente, não é uma moto para brincar no trânsito. Seu destino é a estrada, onde ela se sente rainha. E qualidades não lhe faltam.

Além do conforto do banco, esculpido em um formato mais profundo e contornos estreitos na parte da frente, para aliviar a pressão sobre as coxas, ela oferece regalias que garantem um passeio ou viagem tranquila. Os bagageiros laterais são extremamente úteis e têm capacidade para levar até 69 litros em bagagens, podendo ser abertos ou fechados em um toque. O tanque, com 22,7 litros, garante uma autonomia razoável. Não foi possível fazer uma média de consumo, mas presume-se que um motor de 1.750cc não seja lá muito econômico.

Pilotar ouvindo uma boa música é o que há de bom. O sistema de som da Street Glide, formado por rádio BOOM Box 6.5GT, oferece 75 watts por canal e inclui um novo sistema de compensação, que não se limita a alterar o volume em velocidades diferentes. Ele muda o nível dos graves e agudos para conseguir o melhor som – não importa se você está mantendo a velocidade em uma via ou acelerando em um trecho aberto de estrada. O som é reproduzido por alto-falantes instalados em caixas vedadas.

Baús podem levar até 60 litros em bagagem
Se você não quer ouvir rádio, basta conectar seu iPhone, iPode ou outros aparelhos compatíveis em uma porta USB. Ou então, reproduza as músicas do seu celular via bluetooth. Fiz isso em uma viagem ao pôr do sol e a sensação é maravilhosa.




O painel da Street Glide, acoplado na ampla carenagem, é formado por um display de 6,5 polegadas, colorido, com touch screen, que coloca todas as informações na sua frente, de fácil leitura. Apesar de tudo isso, o GPS na moto avaliada estava desatualizado. Não constava o prolongamento do anel viário da rodovia Anhanguera até a Bandeirantes, inaugurado em dezembro de 2015.




A lista de acessórios e qualidades na moto é grande, mas o fato é que pilotar uma Harley-Davidson nunca foi tão bom. A Harley-Davidson Street Glide Especial é bonita, tem um visual limpo e oferece o que todo motociclista gosta, potência, velocidade e conforto. É um estilo de vida.












Post a Comment

Seja bem-vindo ao Resenha de Motos. Deixe sua opinião, recado, bronca, dicas...

Postagem Anterior Próxima Postagem